Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que reúne conteúdo, relacionamento e posicionamento online para expandir o conhecimento de marca e transformar visualizações em conversão. A grande vantagem é que o cliente que já tem potencial chega até você, sem uma visibilidade forçada da imagem da empresa como em um anúncio.
Existem muitas maneiras de trabalhar esse conceito, tanto para quem visa o consumidor final quanto para quem trabalha na indústria e busca encontrar novos parceiros e fornecedores.
Como aumentar as vendas com estratégias Inbound Marketing
Uma estratégia de Inbound Marketing bem planejada e bem executada vai captar potenciais clientes através da geração de leads qualificados. De forma permissiva por parte do cliente, ele chega até você (a empresa, no caso) por ter interesse no assunto que a empresa trata.
Quando se fala em estratégias B2C, foco e os esforços devem estar alinhados ao público-alvo, mas a atuação pode (e deve) atrair perfis (ou personas) além desse. Mesmo que não sejam capazes de gerar venda direta e em um processo quase automatizado, o investimento gera conhecimento e fixação de marca. Por fim, gera também mais vendas.
Ao se tratar de empresas que buscam conexões B2B isso também acontece, mas a facilidade de encontrar a solução necessária é o ponto principal. Por isso, é essencial que estratégia da empresa esteja bem alinhada com o objetivo de mercado. Além disso, a criação e a manutenção de um bom relacionamento pós-captação torna-se ainda mais importante.
Com foco em contatos na indústria, o conteúdo tem maior potencial de informar e educar. É também é uma oportunidade para empresa compartilhar as soluções que promove, falar das carências do mercado, trocar ideias sobre gestão e mostrar estratégias de negócios que têm impactos positivos.
O maior resultado que o inbound marketing propõe é uma forma de comunicar e criar relacionamento de forma mais leve e permissiva, e ser visto sem ser anúncio. Assim, o relacionamento com o cliente já começa quando ele tem interesse na indústria, aumentando as chances de conversão em vendas.
O que preciso para investir em Inbound Marketing?
Uma estratégia de Inbound Marketing vai além do marketing de conteúdo, que pode ser texto, vídeo, post em redes sociais, todos juntos e muito mais. Enquanto esse tipo de estratégia é bem mais barato que anunciar, ele requer maior envolvimento porque seu forte está em criar a manter as relações com os clientes.
À produção de informação relevante e facilmente encontrável nos mecanismos de busca online, une-se, por exemplo, uma boa estratégia de envios de e-mails. A automação dos envios gera uma frequência que estabelece uma aproximação e promove a percepção de um relacionamento.
Através de uma jornada de compra, um caminho provável desde a captação do cliente até a conversão, e do funil de vendas, que são etapas do relacionamento com o cliente, há maior entendimento dos esforços que geram resultado.
Com um planejamento focado em um objetivo e métricas bem delineadas de acompanhamento de resultados, gera vendas e pode ainda expandir o mercado de atuação das empresas. E mais: medir os esforços é instantâneo! O acompanhamento de resultados é em tempo real, possibilitando realinhar as ações caso não estejam dando o retorno desejado.
Gostou das dicas? deixe seu comentário e conte-nos o que achou do post de hoje! E não se esqueça de conferir o blog da Orgânica para saber mais sobre Marketing Digital.
Esse texto foi produzido pela Orgânica Digital.