Quem acompanha de perto a evolução da tecnologia conseguiu perceber o surgimento do AEO (Answer Engine Optimization). A principal estratégia dessa ferramenta é otimizar a visibilidade de uma página ao ser exibida nos resultados de uma busca por voz. 

Com o crescimento dessa modalidade de pesquisa, cada vez mais empresas estão se voltando para o uso do AEO, seja para otimizar o seu blog ou para potencializar os resultados do seu e-commerce. 

Isso porque um cliente que precisa comprar uma válvula solenoide 220v pode utilizar o microfone do seu smartphone ou notebook e fazer a busca do produto, mencionando um conjunto de palavras que serão captadas e transformadas automaticamente em uma busca. 

Essa pesquisa pode ser feita de duas formas principais: com o auxílio de assistentes virtuais presentes em celulares ou por meio dos buscadores, que já oferecem o recurso nos campos da sua página. 

Se você tem um e-commerce e reconhece a importância de atualizar a sua plataforma para ser encontrado também em pesquisas por voz, siga na leitura deste artigo e saiba como aplicar o AEO na sua loja virtual.

O que é o AEO?

Enquanto os clientes vão encontrando meios cada vez mais simplificados para procurar e adquirir serras para madeira, os mecanismos de busca investem na experiência do usuário, de maneira a proporcionar melhores ferramentas de pesquisa. 

Isso inclui o oferecimento de resultados cada vez mais assertivos, de modo que com a ajuda do SEO (Search Engine Optimization), a otimização de páginas para os buscadores, essa tarefa torna-se bastante positiva. 

Ao mesmo tempo, outra preocupação e cuidado do Google com os seus usuários é de se aperfeiçoar também ao proporcionar as respostas mais coerentes para as pessoas, além de dispensar a necessidade de clicar em um link para ter o resultado mais interessante. 

Devido a esse recurso, uma empresa especializada em jateamento de peças pode ser encontrada muito mais facilmente pelo seu público-alvo. 

Nesse sentido, é possível dizer que o recurso se torna de suma importância também para os e-commerces, já que:

  • Possibilita uma pesquisa mais assertiva pelos clientes;
  • Aumenta a credibilidade da loja;
  • Melhora a descrição dos produtos;
  • Mantém a página competitiva. 

Tudo isso é possível porque o AEO exige que a página invista em textos e descrições muito mais completas, uma vez que a pesquisa por voz faz com que o usuário fale uma frase completa, enquanto quem escreve tende a abreviar o tema da pesquisa. 

Dessa forma, enquanto se aperfeiçoa o conteúdo inserido na página, esta também faz-se mais confiável e, por consequência, mais competitiva, já que investe em elementos que fazem com que e-commerce se destaque das suas concorrentes.

Dicas de uso do AEO para lojas virtuais

Depois de entender melhor o que é o AEO e qual é a sua importância, aprender a utilizá-lo no seu e-commerce pode ser indispensável para o sucesso da página na internet. Confira algumas dicas a seguir.

1. AEO em conjunto com o SEO

As técnicas de otimização para mecanismos de busca podem ser usadas em conjunto com a otimização para mecanismos de resposta, possibilitando que as pessoas encontrem aquilo que você oferece de modo mais direto. 

Por isso, ao utilizar uma palavra-chave, não deixe de explicar de modo detalhado sobre a utilidade de um produto, como ele é feito e seus benefícios, para que os clientes encontrem a sua página facilmente em uma pesquisa por voz.

2. AEO em conjunto com anúncios patrocinados

Se os anúncios patrocinados já aumentam a visibilidade de um e-commerce na internet, aplicar o AEO juntamente com essa ferramenta pode fazer com que mais pessoas acessem a sua loja virtual. 

Afinal, os anúncios já aparecem logo no início da página e, ao contar com uma descrição bem-feita do que é vendido na página, certamente a quantidade de visitantes será ainda maior.

3. Recursos para aumento de credibilidade

Para potencializar o AEO da sua plataforma, não deixe de inserir botões das redes sociais, além de campos para avaliação da página. 

Quanto mais positivos eles forem, mais vão influenciar na avaliação dos buscadores. 

Além disso, apostar no link building pode ser fundamental para aumentar a credibilidade do e-commerce, de modo que essa relação com outros sites da internet possam aumentar a confiabilidade do seu endereço da web. 

Ao apostar nas dicas abordadas neste conteúdo, certamente o tráfego da sua loja virtual será impactado positivamente, garantindo um crescimento das vendas e uma visibilidade muito maior nas pesquisas realizadas por voz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.