Foi-se o tempo em que acreditávamos que empresas só conseguiam se destacar por sorte e “dom” de seus administradores. Hoje, já sabemos que para alavancar seus negócios existem sim fórmulas, que não são mágicas, mas solucionam os problemas da maior parte dos empresários. 

Por isso, é cada vez mais necessário se manter atualizado sobre as estratégias de mercado para destacar seus serviços e produtos. Estabelecendo sempre o que mais conversa com seu cliente e atende suas necessidades atuais. Em tempos de crise, estar ligado às mudanças é essencial!

Assim, vamos apresentar algumas dicas para facilitar o processo de escalada de seu negócio afim de se destacar onde tudo acontece atualmente, o mundo digital.

Marketing Inbound: a nova estratégia de mercado

Ter conhecimento de boas estratégias de mercado é essencial. E para isso, você precisa saber quais delas podem te impulsionar da melhor forma e quem combinam mais com seu público alvo.

O cliente, atualmente, não quer mais que você ofereça apenas produtos a ele. Esse processo de compra está cada vez menos automático e impensado. Assim, cabe a você mostrar que tem soluções reais para suas necessidades. Sinta suas dores e descubra seus problemas.

Para isso, é necessário investir em novas estratégias de marketing, pertencentes ao Marketing Inbound. Você já ouviu falar sobre? Conhece as diferenças entre o novo e antigo marketing? Ambos são necessários ainda hoje, mas alguns pilares vêm se destacando ao longo dos anos. 

Pilares para um bom Marketing Inbound

Existem 3 pilares que estabelecem uma boa estratégia de marketing e elas conversam diretamente com seu público alvo ideal. Saber quem são essas pessoas que consomem seus produtos, porque elas fazem isso e quais são suas necessidades é essencial para essa estratégia.

Marketing de Conteúdo

Por mais que você preste um excelente serviço, tenha um produto que se destaca dentre outros do mesmo segmento, o mais importante para seu negócio deve ser o seu cliente. Entenda as necessidades dele e ofereça soluções para elas.

Uma forma de fazer isso é, certamente, criar blogs com conteúdos de interesse desses clientes. Procure trabalhar temáticas que seu público alvo esteja procurando saber. Quais são suas necessidades? Seu cliente não sabe como lidar com a transição para o mundo virtual, por exemplo? Dê dicas de como facilitar esse processo. Apresente meios e ferramentas e não apenas seu produto.

A cada conteúdo, pense quem é seu público alvo. Esse é um artifício essencial. E não negligencie o potencial que um blog tem de gerar negócios para a sua empresa. Se o conteúdo ajuda seu cliente e seu produto resolve seus problemas, a chance de você gerar leads é enorme.

Estratégias SEO

Otimização para mecanismos de busca, ou SEO (Search Engine Optimization), são estratégias que visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Ou seja, formas de deixar seu conteúdo mais acessível para aqueles que estão buscando soluções. Para isso, essa estratégia torna possível fazer com que o seu post ou seu website apareça na primeira página das buscas do Google.

Comunicação Direta

Outro pilar do novo marketing, talvez o mais importante, é a comunicação direta entre sua marca e seu cliente. Diferentemente das estratégias utilizadas ao longo dos anos onde as publicidades eram divulgadas unicamente através da televisão e do rádio, atualmente, são usados outros canais, como a internet.

E uma das diferenças principais desse canal é conseguirmos “ouvir” de forma direta o que nossos clientes têm a nos dizer. Seja sobre suas necessidades, opiniões sobre sua marca, tirar dúvidas, ou sua experiência com nossos serviços e produtos. Tudo isso gera material para nos adequarmos cada vez mais e tornarmos sua experiência ideal.

Criar canais para que essa troca exista e ter um bom atendimento ao cliente é uma estratégia essencial que não pode ser ignorada. Por isso, investir em ferramentas que possam auxiliar neste processo é tão importante. 

Outras estratégias que também podem auxiliar no processo de escalada

Campanhas de links patrocinados

Outras estratégias amplamente utilizadas e com excelentes resultados são as campanhas de divulgação de conteúdos pelo Google Adwords ou Facebook Ads. Elas têm a capacidade de levar até seu público alvo um conteúdo ou publicidade que vão gerar impacto direto e terão como resposta números e resultados muito importantes para seu negócio. 

Campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing vem se provando como um excelente canal de comunicação com potenciais clientes. 93% dos usuários da internet possuem ao menos uma conta de e-mail a qual acessam regularmente. Logo, é essencial investir nessa técnica!

Porém, não deixe que sua comunicação por e-mail se limite a ofertas, ofereça conteúdo relevante para sua base de usuários. Além disso, promova conteúdos para nutrir seus leads de acordo com o momento na jornada de compra em que cada um se encontra.

Conteúdo produzido por Anette Araujo em parceria com a Mister Postman.