//Conheça a importância do LTV para o seu negócio

Conheça a importância do LTV para o seu negócio

O LTV (Life Time Value, ou Valor do Tempo de Vida, em tradução) é uma métrica usada para indicar o tempo de permanência do cliente na sua empresa, envolvendo todos os fatores de relacionamento, como o custo do consumidor e o quanto de lucro é gerado.

De forma simples, o LTV revela o lucro líquido do cliente durante toda a jornada dele com a empresa. Dessa forma, a tendência é que, quanto mais tempo um consumidor passe com o seu negócio, mais ele irá gerar lucro.

No entanto, isso, pode variar conforme o setor, tipo de produto ou serviço da sua empresa. 

Por esse motivo, o LTV faz-se indispensável para qualquer tipo de negócio, já que o indicador ajuda a prever e desenvolver ações diferenciadas, tendo como premissa os clientes que têm melhor relação com a empresa.

Importante ressaltar que o LTV é diferente do CAC (Custo de Aquisição por Cliente). Isso porque o segundo indicado não verifica a relação do tempo com o lucro do cliente, apenas ao gasto da empresa para conquistar o consumidor.

No artigo de hoje, conheça a importância do LTV para o seu negócio e saiba como calcular a métrica de forma assertiva. Acompanhe a leitura!

Como calcular o LTV da sua empresa?

A fórmula para calcular o LTV depende de alguns dados, com informações de longo prazo, já que é preciso considerar o tempo de relacionamento do cliente. 

Por conta disso, é necessário ter em mãos os números da receita anual de cada consumidor, bem como um valor de vida médio (em anos). 

A equação para o cálculo é:

RECEITA ANUAL x VALOR EM ANOS – CAC

Vamos calcular o LTV de uma empresa especializada na venda de chaves storz, por exemplo. Supondo que o lucro anual por cliente é de R$ 10 mil e que, em média, os clientes passam 2 anos na sua empresa. Já o CAC é de R$ 2 mil.

Portanto, o cálculo é: LTV = 10.000 x 2 – 2.000.

O resultado é R$ 18 mil, que representa o lucro por tempo de vida do cliente.

Por que o LTV é importante para sua empresa?

O LTV é válido para empresas de quaisquer segmentos, incluindo indústrias. Afinal de contas, uma fábrica de maquinas de usinagem pode usar o indicador para propor ações mais eficazes para o aumento do lucro.

Desse modo, o LTV pode responder a questões muito importantes para o futuro do seu negócio, tais como:

  • É preciso melhorar o relacionamento com o cliente?
  • Qual é o lucro da empresa a cada novo cliente?
  • Há um gasto excessivo para a aquisição de cliente?
  • Como melhorar o lucro da empresa?

Imagine que uma indústria de serra de madeira percebeu uma redução no LTV. 

Com o cálculo, é possível verificar se esse resultado é por conta de um déficit no relacionamento com o cliente ou um alto valor do CAC, ou até mesmo porque as pessoas estão comprando menos, mesmo com um bom relacionamento.

Quais ações podem melhorar o LTV?

O aumento do LTV da sua empresa depende diretamente de ações em conjunto de vários departamentos, como iniciativas de marketing, RH e vendas. 

Contudo, há algumas estratégias que podem ajudar no crescimento do indicador. São elas:

1 – Relacionamento com o cliente

O LTV está diretamente relacionado com o tempo que o cliente permanece na empresa. Por conta disso, é fundamental investir em estratégias de relacionamento, para que o público estabeleça uma proximidade com o seu negócio.

Alguns opções envolvem o aprimoramento do atendimento, a partir de um contato mais assertivo dos vendedores. Dessa maneira, é possível fidelizar o cliente e torná-lo um promotor da marca.

2 – Programas de fidelidade

Além do atendimento, os programas de fidelidade também colaboram com o aumento do LTV, já que eles oferecem vantagens aos clientes que permanecem em contato com a empresa, sem encerrar os negócios.

Ou seja, o estabelecimento pode oferecer uma série de benefícios, como descontos nas próximas compras, brindes e acúmulo de pontos para a troca de produtos/serviços. 

Conclusão

O LTV é um dos indicadores mais importantes para o ramo dos negócios. Afinal de contas, ele vai além do custo de aquisição dos clientes, envolvendo também as questões de relacionamento entre o público e a empresa.

Por conta disso, ele é calculado com informações de longo prazo, que permitem verificar o desempenho do negócio com maior exatidão e amplitude.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.