A programação neurolinguística é bastante eficaz quando aplicada em entrevistas de emprego. Em um mercado de trabalho tão concorrido, encontrar maneiras de entender o comportamento de recrutadores e se comportar bem em entrevistas, dando respostas assertivas é fundamental para garantir um novo emprego. 

Algumas técnicas de PNL são bastante utilizadas em entrevistas de emprego, como a técnica de rapport, também conhecida como espelhamento. Aqui, baseado nas ferramentas e práticas de PNL, vamos listar diversas dicas para que você possa se sair bem em sua próxima entrevista de emprego e consiga um novo trabalho. 

Confira as dicas abaixo:

Adote o mesmo vocabulário do recrutador

Além de demonstrar que você possui habilidades para assumir a vaga de emprego proposta pela empresa, você precisa criar empatia com o recrutador, assim você pode quebrar essa barreira emocional, se sentir mais tranquilo e conseguir falar sobre todo o seu potencial. 

A nossa primeira é que você adote o mesmo vocabulário utilizado pelo recrutador. Isso consiste, basicamente, em utilizar as mesmas expressões que o entrevistador utilizar durante o encontro. 

Preste bastante atenção aos termos usados pelo recrutador e sempre que for responder tente usar os mesmos termos ou expressões semelhantes em suas respostas. Logicamente, isso deve acontecer quando você conseguir encaixar os termos dentro do contexto da pergunta.

Preste atenção ao seu tom de voz

O tom de voz em uma entrevista de emprego é algo que varia. Isso acontece porque ficamos nervosos em ficar frente a frente com recrutadores. A nossa dica é que tente controlar o seu tom de voz e assemelhe-o ao do entrevistador. 

Assim, você pode adaptar o volume de sua voz para não falar tão baixo e nem tão alto, e também pode usar uma entonação de fala adequada para a ocasião. Manter um tom de voz semelhante ao recrutador é uma maneira de mostrar que você está tranquilo e que tem segurança ao relatar sua experiência para o recrutador. 

Mantenha a postura

Ter uma boa postura também é fundamental em uma entrevista de emprego. E isso começa pela aparência, então busque estar vestido para a ocasião, com roupas sociais que sejam confortáveis. 

Na entrevista, evite adotar uma postura desleixada. Afinal, você não está em casa e nem conversando com os seus amigos, por isso trate de manter a coluna reta, cabeça erguida e mãos em cima da mesa. Dessa forma, você consegue se posicionar para ter um bom diálogo com o recrutador. Essa também é uma excelente maneira de ajudar a manter um bom tom de voz. 

Todas essas três dicas podem ser seguidas através do uso da PNL. Com o uso do rapport, por exemplo, você consegue aplicar cada uma das dicas, conseguindo criar empatia com o entrevistador. 

A PNL também lhe ajuda a se manter tranquilo e pode ser de grande valia no preparo para a entrevista. Busque manter a calma e o foco! Se quiser saber mais sobre a PNL, busque por uma formação, essa metodologia é excelente para aumentar o nosso poder de comunicação e influência.