Saber o que é endomarketing ajuda a empresa a engajar e motivar seus colaboradores. Essa estratégia tem como objetivo fortalecer a comunicação interna de uma organização, inclusive empresas do ramo industrial.

Isso reduz o índice de rotatividade de funcionários, e faz com que a empresa tenha mais sucesso, uma vez que capacita melhor seus colaboradores.

Toda instituição precisa oferecer um ambiente mais acolhedor e promover o crescimento pessoal e profissional de seus empregados, dessa forma, eles desempenham melhor suas funções e trazem mais resultados.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é endomarketing, sua importância e como aplicá-lo no ramo industrial.

O que é endomarketing?

Também conhecido como marketing interno, essa estratégia busca conquistar o público interno de uma organização, ou seja, seus colaboradores. Por meio dele, uma comunicação clara e objetiva é estabelecida.

Para isso, são realizadas diversas ações com foco na integração, aumentando a confiança de maneira mútua. Dessa maneira, o clima organizacional fica mais leve e produtivo, facilitando a conquista de bons resultados.

Também leva aos funcionários mais conhecimento sobre a empresa e sua área de atuação. Com isso, qualifica os colaboradores de modo que estejam mais alinhados à cultura organizacional.

Importância do endomarketing

Para a indústria, a implantação de estratégias de endomarketing traz diversas vantagens, conforme apresentadas a seguir.

1 – Satisfação dos colaboradores

O marketing interno promove mais transparência por parte da empresa para com seus funcionários. Com isso, eles sentem-se mais satisfeitos, seguros, confiantes e exercem melhor sua função.

2 – Crescimento da empresa

Com funcionários mais satisfeitos e motivados, uma fabricante de bicos aspersores conquista mais crescimento e espaço no mercado. Os colaboradores passam a ter uma noção exata daquilo que a empresa espera dele, o que faz com que entregue os resultados esperados.

Como aplicar o endomarketing

Cada área de uma organização exige uma estratégia diferente, pois possui perfis diferentes de colaboradores. Sendo assim, em uma indústria, as ações em endomarketing precisam assumir características mais apropriadas.

De qualquer forma, as estratégias que mais dão certo são as voltadas para o crescimento e incentivo do colaborador, como:

  • Bonificações;
  • Plano de carreira;
  • Aumento de salário;
  • Pesquisa de satisfação.

Essas ações geram perspectiva de futuro, mais satisfação e mais qualidade para o trabalho realizado. E dentre outras ações podemos citar:

1 – Pesquisas com colaboradores

As pesquisas de satisfação são importantes não apenas para os clientes externos de uma empresa de conserto de empilhadeira, como também para seus funcionários.

Por meio dela, a organização consegue identificar pontos que precisam ser melhorados em seus processos administrativos e de produção, além de mostrar ao colaborador que se importa com a opinião dele.

2 – Cursos e treinamentos

Os cursos e treinamentos investem na capacitação dos colaboradores e aumentam sua motivação dentro da empresa. Na indústria, por conta de seus diversos processos, é interessante a realização desses eventos regularmente.

Por meio deles, os colaboradores têm acesso a conhecimentos práticos e teóricos em suas diversas áreas, tornando-os mais produtivos.

Além de organizar esses eventos dentro das dependências da empresa, outra prática que incentiva muito é oferecer bolsas em cursos e graduações aos colaboradores.

Dessa forma, a eficiência do corpo de funcionários aumenta muito, além de fazer com que se sintam importantes para a organização.

3 – Dinâmicas de integração

Toda equipe, seja numa empresa de instalações hidráulicas prediais ou qualquer outro estabelecimento, precisa de colaboradores unidos e integrados uns aos outros e com a cultura da organização.

Por meio de algumas dinâmicas, como simulação de situações complexas para serem resolvidas em grupo, os funcionários passam a interagir melhor, conhecendo o modo de trabalho de cada um e apresentando soluções melhores para a organização.

As dinâmicas de integração não precisam ser aplicadas apenas aos novos colaboradores, mas também aos mais antigos, para melhorar o espírito de equipe e promover resultados melhores.

Conclusão

O sucesso de uma empresa, incluindo as do ramo industrial, não depende apenas do modo como ela é vista pelo público externo. É preciso que os colaboradores acreditem nela para que esse clima seja percebido pelos clientes. Ou seja, uma maneira de crescer de dentro para fora.

Dessa forma, é papel da empresa melhorar seu clima organizacional e torná-lo o mais saudável possível, pois isso trará sempre os melhores resultados.

Ao compreender e aplicar o endomarketing, os funcionários se tornam mais capazes, a produção e os trabalhos melhoram, o que faz com que a organização cresça e tenha mais lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.