Conforme a tecnologia avança em todos os setores, é necessário que as empresas se mantenham em constante atualização. Se tratando de publicidade, esse artigo indicará 5 estratégias de marketing digital para 2020, a fim de orientar o leitor sobre esse tema tão relevante.

Algumas estratégias de marketing digital para 2020

O marketing digital vem se consolidando como um dos principais pilares na divulgação das empresas e captação de clientes, principalmente depois da COVID-19. Por conta disso, conhecer esse tema a fundo é de suma importância, visto a sua relevância.

Nessa época de pandemia, o marketing digital ganhou proporções astronômicas e a tendência é que isso continue crescendo mais e mais. Nesse sentido, estima-se que até o fim de 2020 esse nicho movimente um total de US$ 18 bilhões.

Além disso, até o ano de 2023, as estimativas são de que 50% do orçamento empregado pelas empresas seja destinado ao marketing digital. Portanto, estar atualizado sobre as principais formas de utilização desse tipo de publicidade é vital para as organizações.

Uma das principais apostas para esse ano é justamente elaborar um bom plano de marketing, oferecendo conteúdos relevantes aos consumidores. Em outras palavras, campanhas de publicidade irritantes e impertinentes tendem a afastar o cliente, e não conquistar.

Pensando nisso, foi elaborada uma lista contendo as 5 estratégias de marketing digital para 2020, a fim de informar o leitor. Essas estratégias são:

  1. Social Media Marketing;
  2. SEO para blogs;
  3. Conteúdo em vídeo;
  4. E-mail marketing;
  5. Anúncios pagos.

Em seguida, descreveremos cada uma dessas estratégias, com os seus detalhes e formas de aplicação. Dessa forma, o leitor poderá compreender facilmente o funcionamento dessas tendências.

Social Media Marketing

O Social Media Marketing (SMM) é uma das estratégias mais utilizadas da forma indevida pelas empresas. Em outras palavras, esse tipo de método deve sempre visar gerar conteúdos de qualidade, e não focar em quantidade.

É importante gerar engajamento, fazendo com que os clientes sejam atraídos pela relevância dos conteúdos, e não afastados pela quantidade de postagens irrelevantes. Além disso, outro ponto que pode facilitar isso é a utilização de uma plataforma de mídia social.

Combinando a maneira certa de alimentar as redes sociais com o conteúdo certo, o SMM pode fazer a diferença. Portanto, vale utilizar chatbots para responder de forma automática e centralizada aos clientes que contatam a empresa pelas redes sociais.

SEO para blogs

Da mesma forma, o SEO para blogs é uma tendência muito forte, que se for explorada corretamente, pode gerar uma série de benefícios para as organizações.

Em suma, não basta publicar em blogs empresariais como se eles fossem um diário da empresa. É necessário gerar conteúdo relevante, bem como dominar e aplicar as regras de Search Engine Optimization.

Sem dúvida, com a utilização correta do SEO em blogs, o alcance da empresa será exponenciado, já que os clientes podem localizá-la pesquisando em sites de busca.

Gerando tráfego nos blogs, os clientes são atraídos de forma orgânica e com grande efetividade.

Conteúdo em vídeo

Essa é, sem dúvida, uma das estratégias que tem o maior potencial, desde que utilizada corretamente. Isso ocorre porque a popularidade de plataformas como o YouTube cresceu de forma astronômica.

Criando conteúdos relevantes em vídeo sobre os produtos ou serviços de uma empresa, somando com a compatibilidade de SEO, tem-se na mão uma das ferramentas com o maior potencial de divulgação e captação de clientes.

Portanto, utilizar a criação de conteúdo em vídeo é uma das tendências mais efetivas do ano de 2020. Ainda assim, contando com a automação de marketing, gerar tráfego para o YouTube pode ser muito simples.

E-mail marketing

Através da coleta e elaboração de uma lista de e-mails de clientes, é possível enviar newsletters sempre que algum conteúdo novo for publicado. Nesse sentido, direciona-se o tráfego dos clientes para esses conteúdos de uma maneira fácil e rápida.

Com uma boa campanha publicitária, é fácil trazer acessos ao site da empresa. Desse modo, basta oferecer conteúdos e dicas relevantes aos internautas através de cadastros e com isso se consegue uma lista vasta e crescente de e-mails para utilizar nessa estratégia.

Captar esses e-mails pode ser uma tarefa facílima, principalmente através dos serviços de chatbot nos sites de empresas e web push.

Além disso, montar uma lista de e-mails é fundamental, visto que com esses endereços pode-se atrair o tráfego para os conteúdos em vídeo ou blogs. Através da automação e gatilhos de e-mail, essa tarefa pode ser feita muito facilmente.

Anúncios pagos

Com um bom planejamento e conteúdos relevantes, utilizar essa opção pode, sem dúvida, causar um grande impacto no público. No entanto, vale lembrar que deve evitar-se jogar dinheiro fora, direcionando os anúncios para o público-alvo da empresa.

Vale mensurar os resultados obtidos, a fim de evitar gastos altos que geram poucos resultados.

Além disso, nessa época de pandemia, a automação pode facilitar tudo, fazendo com que a empresa gere alcance digital, driblando a dificuldade do isolamento social. Em suma, a boa utilização das estratégias de marketing digital para 2020 podem trazer resultados satisfatórios.