A transformação digital está trazendo novas possibilidades para as empresas, facilitando a vida e gerando maior produtividade. Assim sendo, esse artigo visa informar ao leitor a importância do chatbot e demonstrar como isso pode contribuir para o desenvolvimento empresarial.

O que é um chatbot?

A saber, a tecnologia avança dia após dia, abrindo novas possibilidades de melhorias. Uma peça chave da transformação digital são os chatbots. Essas ferramentas podem alinhar o atendimento de uma empresa, otimizando tempo e mão de obra.

Um chatbot nada mais é do que um robô de conversação automática. Em suma, trata-se de uma tecnologia capaz de automatizar tarefas repetitivas desempenhadas por pessoas. Através de chats diversos, esses bots prestam atendimento básico ao cliente.

Entre essas interfaces de conversa, é possível utilizar chats de sites, Facebook Messenger, WhatsApp, entre outros. Dessa forma, é correto afirmar que o maior ponto positivo dessa tecnologia é poder aplicá-la nos mais diversos canais de atendimento de uma empresa.

Nesse sentido, é possível utilizar o mesmo banco de dados para os diversos canais, o que acaba facilitando o desenvolvimento de respostas mais completas às dúvidas de clientes.

Integrando e centralizando todos esses canais, cria-se o moderno conceito de atendimento omnichannel. Isso garante a mesma experiência para o cliente, independente do canal que ele optar para usar.

Além disso, a aceitação do uso dos chatbots está sendo muito positiva, conforme indicam as pesquisas de mercado feitas recentemente por agências de consultoria.

Através de um sistema de Inteligência Artificial (IA) é possível oferecer ao cliente uma experiência similar ao atendimento humano, porém sem a necessidade de uma pessoa. Por conta disso, uma série de benefícios e vantagens podem aumentar a competitividade de uma empresa.

Importância do chatbot

A importância do chatbot é muito grande, principalmente para empresas que procuram melhoria contínua e otimização de processos. Em outras palavras, as organizações podem se beneficiar de diversas maneiras se utilizando dessa inovadora tecnologia.

Assim sendo, as principais vantagens sobre o uso de chatbots são:

  • Agilidade e disponibilidade de atendimento;
  • Automatização de processos de atendimento;
  • Otimização do tempo dos funcionários.

Além desses pontos positivos, gera-se uma série de outros benefícios para a empresa que opta por incluir e utilizar os chatbots. Em suma, obtém-se maior produtividade com menor investimento, garantindo melhores resultados e tornando a empresa mais competitiva.

Através da IA e da ferramenta Machine Learning, esses bots vão agregando informação ao banco de dados, melhorando a qualidade do atendimento conforme são utilizados. Da mesma forma, é possível oferecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Isso melhora significativamente o atendimento, já que um cliente pode obter informações simples sobre os produtos ou serviços de forma automática, otimizando o tempo dos vendedores e atendentes. Com isso, atividades mais importantes podem receber mais atenção.

Se tratando de revolução digital, é indispensável contar com os chatbots, visto a quantidade de vantagens que essa ferramenta pode oferecer à organização. Além disso, segundo a consultoria americana Gartner, 70% dos atendimentos aos clientes será digital até o ano de 2022.

No ano de 2018, esse índice de atendimentos digitais correspondia a 18%. Em suma, pode-se perceber que o uso de atendimento automatizado não é mais uma exclusividade das grandes companhias. Qualquer empresa que pretenda se manter competitiva deve considerar o chatbot.

O custo inicial da implantação pode ser um pouco alto, porém, é um investimento que se paga facilmente. Basta analisar a quantidade de funcionários que são necessários para fazer atendimentos simples, que podem ser realocados em funções mais importantes.

Áreas de utilização

Conforme foi possível observar, as possibilidades e resultados da utilização dos chatbots são amplas, oferecendo diversas vantagens para as empresas. Dessa maneira, vale compreender quais são as áreas em que os bots podem ser empregados.

Qualquer processo que tenha um padrão de funcionamento e que exija comunicação entre pessoas pode utilizar os chatbots. Nesse sentido, não só no atendimento ao cliente essa tecnologia pode ser incluída, mas também em comunicações internas entre processos.

Entretanto, existem algumas áreas que se destacam, como é o caso do marketing. Através do chatbot, é possível automatizar campanhas e promoções, tendo um amplo alcance de público de forma simples, centralizada e rápida.

Da mesma forma, atualizações cadastrais podem ser feitas com o auxílio dessa ferramenta, já que o próprio bot pode enviar mensagens e coletar dados de clientes e fornecedores. Pesquisas de satisfação, SAC e pós-vendas também podem se utilizar do chatbot com grande efetividade.

Outro fator que, por vezes, acaba constrangendo clientes, funcionários e fornecedores, são as cobranças de pagamentos em atraso. Desse modo, o chatbot pode realizar essas cobranças de forma automática e poupando situações constrangedoras.

Em suma, as possibilidades de utilizar essa ferramenta para atendimentos internos e externos são infinitas. Outro fator que demonstra a importância do chatbot é justamente a opção de personalização, o que permite utilizar da criatividade na hora de elaborar os atendimentos. Vale a pena pensar nessa estratégia para o seu negócio.