Trazer soluções inovadoras para seu negócio é um aspecto crucial para garantir uma boa presença no mercado. Portanto, a realidade de boa parte das indústrias bem-sucedidas é uma adaptação frequente a mudanças que garantem a otimização dos processos internos.
Até mesmo grandes empresas consolidadas no mercado, quando não se adaptam, podem fracassar. Dessa forma, a implementação de soluções industriais inovadoras deve levar tudo em consideração e usar a tecnologia para capitanear essas inovações, como no caso da Indústria 4.0.
Como está o cenário industrial no Brasil?
A crise econômica da qual o Brasil ainda não se recuperou plenamente e os impactos da pandemia do novo coronavírus afetam diretamente a indústria, que hoje representa cerca de 11% do PIB do país.
Apesar disso, o Brasil segue sendo um grande atrativo para investimentos estrangeiros e pode se beneficiar de suas relações com outros países para facilitar a transferência de conhecimento e tecnologia.
De fato, o Brasil já conta com indústrias que possuem um alto nível de inovação e maturidade digital: a proliferação de serviços que utilizam a internet é um bom exemplo disso.
O aumento do uso de aparelhos como SmartWatch, Vídeo Games, Smartphone ou Smart TVs, têm beneficiados setores específicos, como é o exemplo da indústria de jogos online (caça níqueis online, apostas esportivas, entre outros) que até 2024 deverá crescer em média 8,1% por ano.
Outro exemplo está na Nike, produtora e distribuidora de calçados famosa que viu um aumento de 83% nas vendas online de seus vestuários em 2020 – um sinal de que seu esforço para se tornar uma marca direta ao consumidor está valendo a pena.
Com todas essas mudanças que o mercado está trazendo, as empresas não podem se dar ao luxo de não implementar algumas delas, por isso, selecionamos 5 dicas de soluções industriais que você pode aplicar no seu negócio. Confira:
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CRM (Customer Relationship Management)
Existem muitas formas de garantir que uma empresa prospere, contudo, é inegável dizer que o setor de vendas é parte ativa nisso.
O acompanhamento de potenciais clientes (leads), ações de marketing e o envio de novas propostas são o que permite o crescimento da receita e, consequentemente, de todo o negócio. A partir de soluções inovadoras, seus vendedores precisam trabalhar de maneira eficiente e com melhores resultados, aproveitando da melhor maneira possível seus recursos.
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Automação de Propostas e de Documentos
Para garantir a rapidez dos processos, no entanto, essa burocracia pode ser um entrave. O tempo que seus colaboradores gastam para gerar toda a papelada necessária poderia ser gasto com as funções que eles realmente deveriam estar realizando.
As automações de documentos e de propostas são, portanto, soluções inovadoras que surgiram no mercado como uma forma de reduzir o desgaste com essas tarefas operacionais. Esse processo se dá a partir de um modelo padrão, com layout e partes do texto sendo repetidas em toda cópia, mas com campos que são preenchidos, de maneira automática ou manual.
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Uso da Computação em Nuvem
Mídias digitais (como CDs e HDs externos) possibilitaram um aumento exponencial na quantidade de informação a ser guardada, enquanto mantinham sua portabilidade. Porém, vazamentos, pequenos incêndios e acidentes no transporte são apenas alguns exemplos que poderiam afetar essas mídias.
É aí que entra a computação na nuvem, ela consiste basicamente em manter o armazenamento de maneira digital e online, desta forma é possível acessar os dados de qualquer computador, facilitando e agilizando todo o processo.
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Utilizar Softwares Para o Marketing
Tirar o máximo proveito de seus recursos ou melhorar seu processo de incentivo, ter um bom software de marketing é uma ótima maneira de melhorar suas operações.
Se nos concentrarmos na definição de software de marketing, devemos ser capazes de concluir que se destina a eliminar funções repetitivas que ocupam uma enorme fração de sua rotina diária. Tarefas como compilar as informações de seus clientes, enviar e-mails para seus leads e programar a publicação de conteúdo podem consumir muito tempo.
Dessa forma, utilizando sistemas de marketing de conteúdo, programas de otimização de recursos e outros softwares de marketing; você pode eliminar o incômodo de manipular tudo manualmente, permitindo delegar responsabilidades mais importantes à sua equipe.
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Usar Softwares que Monitorizem o Pós-Venda
É corriqueiro que todo produto ou serviço apresente algum tipo de problema durante seu uso. O caminho da empresa até o cliente é um tanto imprevisível e muitas coisas podem interferir nesse trajeto.
Nesse ponto, investir em alternativas que possam evitar esses problemas e resguardar a empresa é muito importante. Por isso, surgiram soluções inovadoras para fazer um acompanhamento melhor. Dentre elas estão os sistemas de tickets de pós-venda.
Seu funcionamento é direcionado basicamente para que seus atendentes tenham a experiência de suporte da maneira mais otimizada possível. Os detalhes de cada interação com o cliente são registrados de forma que cada contato esteja disponível para seus colaboradores. Isso possibilita uma visão melhor sobre o perfil de quem faz a reclamação e também na identificação de problemas recorrentes.