Estamos passando por uma crise mundial como nenhuma outra, muitas empresas correm o risco fechar, e muitas pessoas podem ficar sem emprego. Hoje nós trazemos algumas estratégias de como sobreviver aos impactos do COVID-19.

Com a quarentena, trabalhar o marketing digital e melhorar sua presença online pode ser uma boa opção para blindar seu negócio contra a crise que enfrentamos. Com isso preparamos alguns itens que você pode fazer para melhorar sua relevância online. 

Seguem algumas dessas dicas para investir seu tempo agora que sua empresa está fechada

1. Faça uma auditoria no seu site

Uma auditoria completa de conteúdo leva tempo e experiência, mas há muito que você pode fazer durante este período para melhorar seu desempenho com uma mini auditoria. Se você não manteve um inventário de seus ativos de conteúdo até o momento, esta é uma ótima hora para começar.

Crie uma planilha do Google ou no Excel e use uma guia para cada tipo de conteúdo:

  • Páginas;
  • E-mails;
  • Posts;(blogs e redes sociais)
  • Ebooks;
  • Apresentações;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Artigos que você publicou externamente;
  • Etc.

Se você ficar realmente ambicioso, você pode acompanhar artigos que outros publicaram sobre o seu negócio, também.

Agora avalie cada peça com um olhar crítico.

  • Quais peças e imagens de alta qualidade você pode reutilizar para outros canais?
  • Quais peças têm mais ações sociais? A  maioria dos backlinks?
  • Quais deles têm mais tráfego?

Estas podem ser oportunidades para:

  • Atualização de conteúdo;
  • Otimização com novos CTAs e palavras-chave;
  • Adicionando links internos a novos produtos/serviços;
  • Promover quando o negócio retomar.

2. Aponte para diferentes tipos de SERPS

Se você é assim como muitos outros donos de pequenos negócios, não conseguiu dedicar muito tempo em sua estratégia online e para aumentar sua presença e rankeamento nos mecanismos de busca.

Talvez agora seja a hora para você investir um pouco de tempo para melhorar o SEO do seu site, aumentando seu rankeamento orgânico e diminuindo o custo por clique para trazer clientes para seu site.

Agora que você pode ter um pouco de tempo e espaço para cavar mais fundo, pode traçar seu domínio da posição zero, carrosséis de vídeo e trechos de parágrafo.

3. Atualize seu perfil de negócios do Google My Business para clientes locais

Você está operando em horário especial? Tomando cuidado especial para evitar a propagação do COVID-19? O Google quer que as empresas locais usem as ferramentas disponíveis no painel GMB para que os clientes saibam o que mudou.

Atualize suas horas e descrição do negócio, compartilhe o Google Posts com atualizações e ofertas, certifique-se de que suas informações de contato estão corretas caso as pessoas estejam tentando entrar em contato com você.

4. Mostre ao seu site um pouco de amor

Conserte seu site. Você sabe que não é perfeito, faça  do seu domínio o ímã de chumbo que precisa ser. Agora é a hora de investir na sua renovação digital, coloque seu site nas novas tendências. Encontre uma agência digital que você ajude com isso. 

Mas se sua empresa não tem um site, então está mais do que na hora de criar um para sua empresa, você está perdendo muitas oportunidades de negócio e está muito atrás de seus concorrentes que possuem um site. Muitas são as vantagens de ter um site para o seu negócio, nenhuma empresa deveria ficar sem.

5. Considere uma Estratégia de Divulgação

Se entrar em contato ou não com seus clientes durante uma pandemia é apropriado depende inteiramente do seu tipo de negócio, do relacionamento existente que você estabelece e do propósito da comunicação.

Os clientes estão acostumados a ouvir de você regularmente por e-mail, mensagens no Whatsapp ou redes sociais? Não deixe essa relação cair. O que você pode fazer é ser criativo e pensar em como você pode oferecer tranquilidade, conexão social ou assistência tangível durante o COVID-19.

Tomar a decisão de cortar seu orçamento neste momento é reacionário e não estratégico. SEO e marketing digital são caminhos para construir conexão e confiança com as pessoas, e como você faz isso em tempos desafiadores importa tanto quanto quando você está pronto para servi-los ou vendê-los diretamente.

E lembre-se, coloque sua própria máscara de oxigênio primeiro

As interrupções na cadeia de suprimentos, a necessidade de distanciamento social e a iminente incerteza econômica são todos sérios estressores para os empresários.

Você tem responsabilidades com funcionários, clientes e outras partes interessadas – mas você precisa cuidar de si mesmo para que você esteja em forma para cuidar desses outros.

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Guilherme Pereira da GSP Sites.