Todo empreendedor que investe em anúncios nas redes sociais precisa aprender como otimizar campanhas no Facebook Ads. Afinal, sempre dá para poupar algum dinheiro e gerar mais resultados online.

Com faturamento trimestral acima dos 17 bilhões de dólares, o Facebook é uma das principais plataformas de anúncios do planeta. No entanto, é necessário saber como utilizá-lo da maneira correta para gerar melhores resultados para os seus anúncios. Quer saber como otimizar campanhas no Facebook Ads? Então confira a s 7 dicas que listamos abaixo!

1. Comece com um orçamento pequeno e depois vá aumentando

A primeira das dicas de como otimizar campanhas no Facebook Ads é começar com um orçamento diário pequeno, para depois ir aumentando os gastos quando estiver mais confiante. É igual investir na Bolsa de Valores: primeiro você divide seu dinheiro em uma reserva financeira e um orçamento de risco.

Faz experimentos e testes com o orçamento de risco para aprender bem como tudo funciona e, quando estiver confiante em relação ao seu sucesso, pode investir o restante do dinheiro preparado para isso.

2. Monte o público lookalike com base em eventos

É possível que você conheça o recurso do público lookalike no Facebook. Esse público é formado pela própria ferramenta com base em uma lista de e-mails fornecida pelo anunciante. Quanto maior a lista, mais dados e mais precisa é a formação do público lookalike.

Um problema que muitos anunciantes não percebem, no entanto, é que o público lookalike deve ser montado com base em eventos realizados dentro do site da empresa. Por exemplo, é possível montar uma lista só com quem compra o produto X, só com quem baixar ebooks, só com quem faz isso ou aquilo. Assim, dá para montar listas customizadas e preparar anúncios otimizados para as características desse tipo de público.

3. Use Testes A/B para aprender como otimizar campanhas no Facebook Ads

Uma das maneiras mais eficazes para otimizar campanhas em qualquer plataforma de anúncios, incluindo o Facebook, é a realização de Testes A/B. É claro que pequenos negócios não se sentem muito à vontade para realizar testes e “perder dinheiro” no processo, mas os testes são essenciais para encontrar as melhores configurações de anúncios.

Use os testes para descobrir as melhores opções de CTA, imagem, horário para postar e muito mais. Assim, será possível otimizar os anúncios que levarão maior parte do orçamento e aumentar os ganhos da sua campanha.

4. Use CPM otimizado em baixos públicos e retargeting

Existem basicamente três opções de remuneração de anúncios no Facebook Ads:

  • CPM: custo por mil impressões;
  • CPC: custo por cliques;
  • oCPM: custo por mil impressões otimizado pelo algoritmo do Facebook.

Normalmente, o oCPM ou o CPC são os mais recomendados em casos gerais. No entanto, em situações específicas, o CPM manual é o mais recomendado.

Normalmente, o CPM manual deve ser utilizado em caso de baixa audiência potencial, com menos de 100 mil pessoas em potencial. Isso porque o oCPM demora mais para agir nesses casos e pode gerar desperdício de dinheiro.

O mesmo serve para o caso de retargeting, uma vez que é um público que já demonstrou ter algum tipo de intenção de compra. Assim, é melhor que o Facebook mostre para mais gente em vez de tentar “otimizar” o que já está bem ajustado.

5. Use o CPA em casos específicos para otimização

Existe uma quarta opção de remuneração por anúncios, mas que é pouco usada: o CPA, custo por aquisição. Nesse modelo, o Facebook recebe o pagamento sempre que um usuário realiza uma conversão no seu site (compra algo, baixar um ebook ou preenche um formulário).

O CPA é uma espécie de “remédio” para tentar salvar uma campanha que não está indo muito bem. Envolve gastar um pouco mais por cada pessoa convertida, na esperança de aumentar as conversões. Por isso, use com cuidado para não estourar o seu orçamento.

6. Otimize o conteúdo em texto dos anúncios

Os anúncios funcionam com basicamente três elementos: imagem, CTA e texto. É importante que a imagem seja chamativa e o CTA seja adequado, mas não se pode esquecer do texto.

Normalmente, um bom texto para anúncio funciona dividido em três partes:

  • primeiro parágrafo chamativo, com uma descrição básica da oferta. Por exemplo: “Receba 20% grátis em todos os produtos para cabelo”;
  • segundo parágrafo com um benefício da oferta. “Para você que quer conquistar um cabelo mais sedoso, brilhante e bonito para arrasar no trabalho ou em um encontro romântico”;
  • terceiro parágrafo com o CTA: “Clique agora mesmo e compre nossos produtos para cabelo com 20% de desconto!”.
  • lembre-se sempre de usar copy baseado no seu público-alvo no texto.

7. Estabeleça uma estratégia de 3 etapas nos seus anúncios

Por fim, não esqueça de estabelecer uma estratégia de gestão de redes sociais de 3 etapas para aprender como otimizar campanhas no Facebook Ads. A primeira etapa é a de obtenção de público para aumentar o seu alcance orgânico na rede social. Ou seja, é uma etapa de angariação de pessoas que gostem do seu produto.

A segunda etapa é a de promoção de serviços e produtos segmentados para os seus diferentes públicos. A terceira etapa é focada no retargeting com base nas ações realizadas dentro do seu site ou loja virtual.

E aí, aprendeu como otimizar campanhas no Facebook Ads? Então conte pra gente nos comentários quais dessas ações você já costuma realizar!