Um chatbot é basicamente um software que gerencia conversas entre robôs e pessoas. Aperfeiçoado com inteligência artificial, é capaz de simular conversas como um ser humano. Por isso, quem está sendo atendido por um chatbot muitas vezes nem percebe que está conversando com uma máquina – e este é exatamente o intuito. Afinal, o interessante é que ele seja capaz de oferecer um atendimento rápido mas, ainda assim, humanizado.

Portanto, independente do canal digital utilizado, é possível que seu negócio tenha conversas fluidas que solucionam dúvidas, oferecem produtos ou serviços, recebem reclamações e muito mais.

Além disso, a partir do uso de chatbots é possível configurar gatilhos e menus de atendimento, que além de não deixarem o lead, cliente ou colaborador esperando por respostas, agiliza bastante o atendimento.

Qual a utilidade de um chatbot para indústria?

A verdade é que a tecnologia pode ser uma grande aliada para negócios de ramos e segmentos bem diferentes. Mas na indústria, além de agilizar o atendimento digital, os chatbots também podem ser usados de forma interna. 

Um exemplo é utilizá-los como um recurso eficaz para treinar e preparar operadores na rotina do trabalho, trazendo informações das máquinas utilizadas na produção até aqueles que buscam revisitar processos internos de logística ou segurança que podem ser encontrados facilmente via Inteligência Artificial.

Ademais, é possível que vários canais da sua indústria tenham um chatbot, alguns exemplos são: WhatsApp, Webchat do site, Intranet ou algum outro sistema de comunicação interna, e indo além até nas redes sociais da indústria – como Instagram e Facebook Messenger.


Veja também:


Quais as vantagens do chatbot para indústria?

As indústrias estão modernizando seus processos cada vez mais, então porque não levar a tecnologia até a comunicação? Afinal, outras indústrias têm investido nisso e é importante acompanhar a concorrência. 

Aumento do foco estratégico com chatbot

O departamento de RH, a equipe de comunicação, time financeiro ou vendas podem se dedicar ao que é estratégico e deixar o repetitivo e operacional com ele, assim como triagens, comunicados internos e muito mais.

Modernização

Item fundamental para se manter no mesmo nível ou à frente da concorrência. Pense grande, automatize e organize suas conversas.

Integração de sistemas

O chatbot pode se integrar com diversos outros softwares e tecnologias aplicadas na indústria. Assim, ao utilizar chatbots, também é possível deixar as informações da empresa inteira mais concisas e integradas.

Otimização da experiência 

Ademais, entre as vantagens ao se ter um chatbot para indústria, podemos citar também a otimização da experiência do cliente, que fica assistido 24 horas por dia e 7 dias por semana. Assim, é possível evitar perder clientela para a concorrência e possibilitar uma melhor experiência do usuário ao recorrer ao suporte daquela empresa.

Mais economia

Tanto de tempo quanto de dinheiro – afinal, o chatbot pode substituir os humanos na realização das tarefas repetitivas. Isso evita os gastos com pessoal extra e também  permite que os funcionários humanos tenham dedicação em outras atividades – especialmente aquelas que não podem ser realizadas pelo chatbot.

Automatização de processos

A automatização de processos internos também deve ser lembrada, pois uma ferramenta de chatbot integrada oferece suporte aos operadores da empresa em tempo real. Isso agiliza as burocracias, além de facilitar informes gerais e possibilitar um melhor preparo de seus funcionários, mantendo todo mundo na mesma página.

Como criar um chatbot?

Mas como criar um chatbot, afinal? Bom, um chatbot atua de duas formas: com conversas pré-programadas (e mensagens automáticas bem definidas) ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial. Dessa forma, quando configurado com conversas pré-programadas, as mensagens seguem fluxos previamente elaborados.

No entanto, quando possuem uma Inteligência Artificial, o bot vai se aperfeiçoando a partir dos atendimentos anteriores. Tanto por um, como por outro, o chatbot consegue orientar o cliente de maneira precisa através de conversas fluidas, assertivas e rápidas. Você pode apenas configurar um chatbot para a sua empresa, de acordo com aquilo que precisa. Para isso, conte com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way.

Esperamos ter ajudado com este artigo, não esqueça de comentar e compartilhar. Até a próxima.