Manter o engajamento e a motivação da sua equipe não é uma tarefa simples. Para isso, é preciso avaliar diversos fatores e apostar em estratégias bem estruturadas. Uma das ferramentas que podem auxiliar são os benefícios para funcionários.

Neste post, vamos explicar melhor quais são eles e daremos algumas dicas de benefícios que podem ser utilizados pela sua empresa de forma estratégica. Confira! 

O que são benefícios para funcionários?

Também conhecidos como benefícios corporativos, trata-se das vantagens que a empresa proporciona aos colaboradores para garantir mais satisfação no ambiente de trabalho, além de atrair e reter talentos

Essas vantagens vão além de um bom salário e têm como foco o bem-estar e as necessidades dos profissionais. No cartão de benefícios mais comum estão vantagens como assistência médica e odontológica, vale-alimentação, vale-transporte, capacitação profissional, descontos em farmácias, lojas e academias, entre outros. 

Os benefícios são um ativo importante para um RH estratégico, já que auxiliam no employer branding, melhoram o engajamento, a retenção e a motivação dos funcionários. Ainda, podem se tornar um importante diferencial em processos seletivos, ajudando a empresa a atrair novos talentos.  

Quais os tipos de benefícios para funcionários?

Os benefícios para funcionários podem ser divididos em obrigatórios e não obrigatórios:

  • obrigatórios: são os benefícios de direito dos trabalhadores e estão previstos na Consolidação das Lei Trabalhistas (CLT);
  • não-obrigatórios: são uma opção da empresa e podem ou não ser oferecidos. Geralmente, fazem parte da estratégia de atração e retenção de talentos

Os benefícios obrigatórios são FGTS, 13º salário, férias remuneradas, horas extras, licenças, repouso semanal remunerado, adicional de férias, INSS, vale-transporte, entre outros. 

Já os optativos podem se dividir em diversas categorias, como veremos a seguir. 

Vale-alimentação ou refeição

É disponibilizado para que o colaborador compre alimentos e itens de supermercado, restaurantes e padarias. O valor é decidido pela empresa, o ideal é que seja condizente com a realidade da região do local de trabalho. 

Embora não seja determinada pela CLT, essa verba pode estar prevista em acordo coletivo, o que torna o vale obrigatório.

Assistência médica e odontológica

Benefícios relacionados à saúde também podem ser oferecidos pela empresa, como plano de saúde, convênio odontológico e auxílio psicológico. O valor do plano pode ser pago integralmente pela organização ou descontado uma parte na folha de pagamento do colaborador. 

Por conta dos custos elevados de planos de saúde, esse é um dos benefícios mais valorizados pelos profissionais. 


Veja também:


Incentivos ao bem-estar

Além de um bom clima organizacional, a empresa também pode investir em benefícios voltados para o bem-estar dos profissionais. Entre as opções estão horários flexíveis, subsídios para a prática de meditação, yoga e exercícios físicos, salas de jogos e descanso etc. 

Participação nos lucros

Outro benefício corporativo bastante valorizado pelos funcionários é a participação nos lucros ou PLR. Nesse modelo, a empresa concede aos colaboradores um bônus anual referente a um percentual do faturamento líquido do ano. 

Esse tipo de estratégia faz com que o colaborador se sinta parte do negócio, aumentando sua motivação, engajamento e produtividade

Vale cultura

Por fim, outro benefício interessante é o vale-cultura, que consiste em valores destinados a produtos e serviços de entretenimento e lazer, como cinema, teatro, livros e eventos. Empresas que oferecem essa vantagem podem deduzir até 1% do imposto de renda devido. 

Conclusão

Como vimos, existem diversos tipos de benefícios para funcionários que podem ser oferecidos pelo RH como uma estratégia para reduzir o turnover e melhorar a motivação e o engajamento. Contudo, é importante que essas práticas estejam alinhadas com a cultura organizacional e que façam sentido com aquilo que a organização acredita e prega. 

Para entender quais benefícios mais fazem sentido para o seu time, vale a pena realizar pesquisas de clima e mensurar a percepção dos próprios colaboradores. Quer uma dica de como fazer isso? Baixe nosso questionário completo e pronto para aplicar.