Você sabe o que é o AEO (Answer Engine Optimization) e como ele pode ser inserido dentro das estratégias de marketing da sua empresa?

A internet está em constante processo de evolução: a cada dia surgem novidades e ferramentas que tornam a usabilidade dos recursos digitais mais acessíveis, promovendo uma série de benefícios para os usuários.

Ao mesmo tempo, esses elementos também podem ser utilizados como estratégias de divulgação de um estabelecimento, que precisará estar sempre atento às novas tecnologias encontradas no mundo virtual. 

O AEO é justamente uma dessas ferramentas, que precisa ser incluída no planejamento de ações de publicidade de um negócio para que ele seja encontrado mais facilmente pelo público-alvo da companhia no mundo virtual. 

Por isso, se você quer saber o que é o AEO e como aplicá-lo nas suas estratégias de marketing, siga na leitura deste artigo e entenda mais sobre o assunto.

O que é o AEO?

Quando um usuário está pesquisando por um produto como bico aspersor de água, ele pode utilizar os buscadores para encontrar aquele item em diversos sites.

Assim como o SEO (Search Engine Optimization), o AEO vem conquistando o seu espaço, justamente porque os buscadores também estão investindo em maneiras de se tornar um bom mecanismo de respostas. 

Nesse sentido, é essencial investir na otimização da sua página para que ela possa ser encontrada rapidamente nos resultados de pesquisa do Google, principalmente quando essa busca ocorre por voz. 

Como o AEO funciona e quais são as principais ferramentas?

Se você fizer uma pesquisa agora, seguindo o padrão “o que é um perfil estrutural de alumínio?”, o Google irá apresentar sugestões de respostas prontas e diretas, que te ajudam a solucionar rapidamente a sua dúvida sem precisar clicar nos resultados. 

Assim, o buscador permite que a experiência do usuário se torne ainda mais completa e assertiva, sem que seja necessário que ele entre em cada página do resultado de uma pesquisa até encontrar aquilo que procura. 

As assistentes de voz presentes nos celulares e as ferramentas de pesquisa por voz do Google são as mais utilizadas para auxiliar uma busca por voz, que tem como objetivo fornecer uma resposta rápida e completa para uma busca. 

Por isso, é essencial que os sites recorram a essa otimização, de modo que quando um usuário utilizar a pesquisa para saber o que é um resfriador de ar, por exemplo, a assistente do smartphone encontre a resposta no buscador e faça a leitura para ele. 

Qual a importância do AEO e como torná-lo uma estratégia eficaz?

O AEO é uma estratégia de grande importância para qualquer site e, junto com o uso do SEO, pode potencializar o posicionamento de uma página nos buscadores.

Por isso, ele se torna uma estratégia eficaz por vários motivos, tais como:

  • Aumentar a visibilidade do site;
  • Permitir que o conteúdo disponível na página seja assertivo;
  • Ser encontrado também nas pesquisas por voz;
  • Organizar as informações do site;
  • Entre outros.

Nesse sentido, é possível dizer que o AEO se torna essencial para uma empresa pois permitirá que ela otimize a sua página, contribuindo para que o conteúdo contido ali possa ser objetivo e traga melhores resultados.

Com isso, o ranqueamento do site no Google é cada vez melhor, garantindo um bom posicionamento e aumento da visibilidade. 

Além disso, como o AEO busca oferecer respostas rápidas e diretas para os usuários, o desenvolvedor da página se certificará que toda a abordagem dos seus conteúdos seja mais eficaz, podendo assim ser encontrada facilmente, principalmente por buscas por voz.

Dessa forma, todo o site se torna mais organizado, e poderá agradar o usuário que vai visitar a plataforma e conhecer o que a empresa oferece, para que possa efetuar uma compra, por exemplo. 

Considerações finais

Entender o que o seu público precisa e como ele busca o que você oferece na internet, é fundamental para que o AEO possa trazer bons resultados para o seu negócio. 

Afinal, o modo como ele faz uma pesquisa na internet é determinante para que o seu site seja incluído nas opções de respostas oferecidas pelo Google.

Inclusive, quanto mais assertiva for a sua abordagem, maiores são as chances de você ser visto pelos seus clientes. 

Por isso, não deixe de garantir a otimização dos seus conteúdos, utilizando as melhores definições e palavras, que vão contribuir diretamente para um bom ranqueamento do seu site nos buscadores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.