O Marketing de Influência é uma das estratégias de Marketing Digital mais importantes para empresas de diferentes nichos.

Na era digital em que vivemos hoje, as redes sociais, blogs e outras formas de produção de conteúdo levam as marcas a apelar para pessoas que usam esses meios para atrair um público para si.

São indivíduos com muitos seguidores e que influenciam nas tomadas de decisão de seu público. A partir disso, as empresas começaram a apostar no trabalho com os influenciadores, por meio do Marketing de Influência.

O que é Marketing de Influência?

Também conhecido como Influencer Marketing (termo em inglês), esta estratégia envolve produtores de conteúdo independentes, mas que têm influência sobre um público grande e muito engajado.

As empresas passam a trabalhar com essas pessoas que também são conhecidas como “influenciadores digitais” para criar uma ligação entre elas e o público desses produtores. Tal estratégia permite:

  • Gerar valor;
  • Aumentar a confiança do público;
  • Reter clientes;
  • Influenciar na decisão de compra.

Por meio dessa identificação do público com seu influenciador, uma fabricante de lixa diamantada a seco, por exemplo, encontra parceria e oportunidade para divulgar seus produtos.

Vantagens do Marketing de Influência

As empresas que investem em neste tipo de marketing têm acesso a muitos benefícios, sendo eles:

1 – Acessibilidade

Não é necessário ter um grande orçamento disponível, pois os influenciadores trabalham com formas de negociação muito diferentes. Para identificar os compatíveis com o nicho da marca, basta acompanhar seus canais digitais.

2 – Resultados reais

É um dos métodos mais eficazes para trazer clientes qualificados para uma marca, além de um retorno sobre os investimentos também ser mais satisfatório.

3 – Mais confiança

Trabalhar com os influenciadores aumenta a confiança do público na marca, isso porque os seguidores se sentem mais próximos dessas pessoas e ouvem o que elas têm a dizer.

Portanto, se um digital influencer divulgar que comprar empilhadeira usada na loja X é a melhor escolha a se fazer, por exemplo, muitas pessoas vão considerar essa recomendação.

Cuidados necessários

Apesar de todos os benefícios dessa ação, é importante tomar alguns cuidados, como ter uma estratégia clara com plataformas e objetivos bem definidos.

Também é importante respeitar a identidade visual da marca, pesquisando bem o influenciador que a marca deseja incluir em suas ações.

Além disso, a empresa deve considerar que não é possível ter 100% de certeza que vai obter os resultados esperados. 

Mesmo assim, é necessário avaliar a sua eficácia, solicitando o mídia kit e observando informações como:

  • Idade;
  • Localização;
  • Interesses;
  • Engajamento do público;
  • Tipo de personalidade.

Além disso, antes de escolher, é importante fazer testes. Nem sempre o influenciador que convence a compra de broca de parede vai obter os mesmo resultado com uma loja de utensílios domésticos.

Curiosidades sobre o Marketing de Influência

Essa estratégia está em alta e vem sendo utilizada por empresas dos mais diferentes perfis. Mas, mesmo assim, muita gente não sabe alguns fatos, no mínimo interessante sobre ela, tais como:

Quase todos os influencers afirmam que só trabalham com marcas as quais eles compartilham as mesmas crenças e valores.

Eles também negociam ganhos, que podem ser em dinheiro ou algum tipo de colaboração para seus canais. Admitem que seus seguidores precisam estar alinhados com o setor que influenciam.

Boa parte dessas pessoas, praticamente todas elas, considera o Instagram como a melhor e principal plataforma de trabalho para eles. Isso porque eles utilizam os três formatos que ela oferece, como stories, postagens no feed e o IGTV.

O marketing de influência é considerado hoje a maneira mais efetiva de se conectar com o público-alvo pelas redes sociais. Por conta disso, praticamente todas as empresas mantêm o investimento nessa ação.

Para que o retorno sobre os investimentos (ou ROI) seja ainda melhor, uma boa dica é unir estratégias de SEO, mídia patrocinada e marketing de influência.

Conclusão

A era digital tem maneiras diferentes de influenciar a decisão de compra das pessoas, e uma delas é por meio de personalidades que são muito conhecidas na rede.

Elas têm a capacidade de influenciar a decisão de compra de seus seguidores e se transformaram em aliadas das marcas.

Para fazer um bom trabalho com eles, basta conhecê-los bem e escolher aquele que mais tem a ver com o produto ou serviço que a sua marca venda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.