As palavras-chave são um dos principais componentes de toda estratégia de marketing online. Se você busca uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa e obtém algum lucro com seu site, realmente precisa prestar atenção às suas palavras-chave e otimizar seu site de acordo com as que você escolheu. 

Neste artigo, você entenderá quais são os principais aspectos das palavras-chave a serem focados.

Escolha as melhores palavras-chave para alcançar seus objetivos

Sabemos que você deseja otimizar seu site e obter mais tráfego para ele. No entanto, não sabemos o porquê! Primeiro de tudo, você realmente precisa pensar sobre qual é o seu objetivo. Esta é a etapa principal que permitirá selecionar as melhores palavras-chave para o seu site. 

Por exemplo, se você busca melhorar o reconhecimento da sua marca, pode usar palavras-chave diferentes das palavras usadas para venda de produtos para os novos usuários que visitam o site. Para melhorar o reconhecimento da marca, sugerimos palavras-chave relacionadas aos valores da sua empresa

Está com pressa? O SEO geralmente é um processo de longo prazo, então você também precisa pensar na rapidez com que espera obter melhores resultados. Se você procura crescer imediatamente, pode precisar se concentrar em palavras-chave com baixa concorrência e, idealmente, com um volume de pesquisa bastante alto. 

Observe que esses tipos de palavras-chave são bastante difíceis de encontrar. Se, por outro lado, você está planejando uma estratégia de longo prazo, concentre-se melhor em palavras-chave com nível médio de competição e alto volume de pesquisa, mais fáceis de encontrar.

Escolha o comprimento mais adequado para suas palavras-chave

Como você já deve saber, as palavras-chave podem ser compostas por apenas algumas palavras (vestido preto) ou podem ser palavras-chave de cauda longa (vestido preto elegante usado para mulheres). 

Depois de conhecer seus objetivos, você também pode tomar uma decisão sobre o tamanho das suas palavras-chave. Normalmente, as palavras-chave de cauda longa atrairão um volume de pesquisa muito menor, mas com uma concorrência muito baixa. 

Por outro lado, palavras-chave curtas, também conhecidas como palavras-chave principais, geralmente têm maior volume de pesquisa e concorrência.

Em combinação com suas metas, sugerimos que você tenha um foco mais forte nas palavras-chave de cauda longa, se estiver desenvolvendo uma estratégia de curto prazo, e fortemente nas palavras-chave principais, se sua estratégia for de longo prazo. 

De qualquer forma, todo site precisa de uma combinação dos dois tipos, portanto, você precisará equilibrar essa combinação para obter os melhores resultados.

Torne suas palavras-chave reais

Depois de conhecer claramente as metas que deseja alcançar e a estratégia de palavras-chave que você precisa implementar para isso, é hora de escolher suas palavras-chave. 

Nesta etapa, você precisará fazer um pouco de pesquisa sobre o volume de pesquisa e a concorrência pelos termos nos quais está interessado. Existem ferramentas bastante úteis. Dependendo desses indicadores, você pode modificar seus termos para ficar visível para um público mais amplo e se livrar de seus concorrentes!

Para aproveitar ao máximo suas palavras-chave, sugerimos pensar no que faz você se destacar dos concorrentes em seu setor e criar palavras-chave mostrando como você é único. Por exemplo, se você gerencia um site para um restaurante italiano localizado em Brighton, pode otimizá-lo para palavras-chave como “restaurante italiano Brighton” ou “restaurante de massas e pizzas Brighton”. 

Se você sentir que suas diferenças estão na qualidade de seus ingredientes, pois as refeições são cozidas apenas com produtos orgânicos, também é possível otimizar usando palavras-chave como “Restaurante italiano orgânico Brighton” ou “Restaurante de massas e pizzas orgânicos Brighton”. 

Como mencionado anteriormente, não se preocupe se suas palavras-chave ficarem muito longas, pois uma combinação adequada de palavras-chave de cauda e de cauda longa é a melhor estratégia para o seu site!

E agora … vamos otimizar!

Depois de ter suas palavras-chave, você estará pronto, para começar, com a otimização do seu site!