Muito mais do que um mero detalhe, as portas são o cartão de visita de uma casa ou cômodo. Por isso, atente-se para escolher o modelo mais adequado e que converse com o estilo de decoração. A partir das características de cada uma delas, é possível selecionar a opção mais adequada.

Modelos de portas

Opções de portas, conforme estilo e proposta de decoração, não faltam. O primeiro item a avaliar é em qual área ela será usada, já que existem os modelos de portas internas e externas, que possuem características  e funções diferentes.

Além disso, é preciso analisar também a estética, já que, dependendo do material e das tonalidades escolhidas para a porta, pode ser voltada para os estilos minimalista, moderno ou mesmo industrial, que fica ótimo em cozinhas industriais, por exemplo.

(referência: https://www.leroymerlin.com.br/porta-postigo-de-giro-aluminio-pintado-branco-2,10×0,80m-linha-home-3a-aluminio_89361013)

No interior das casas, as portas separam os ambientes, auxiliam na decoração e permitem a entrada de ventilação e luz natural, como são o caso das portas para banheiro ou cozinha. Com uma proposta diferente e voltada para condomínios e estabelecimentos comerciais, a porta corta fogo é um exemplo de uso interno. 

Já na parte externa, a porta traz segurança e conforto visual, uma vez que está alinhada com a fachada da casa, costumam também ser um pouco maiores e muito resistentes, principalmente em relação a mudanças climáticas, como sol muito quente e chuvas. 

Ainda há modelos de acordo com o tipo de abertura. Bem populares, as portas de correr são excelentes para otimizar o espaço, já que não usam aqueles centímetros extras da abertura, e trazem sofisticação tanto para ambientes internos, quanto externos.

(referência: https://www.leroymerlin.com.br/porta-balcao-de-correr-6-folhas-aco-pintado-branco-2,17×2,00m-linha-pratika-sasazaki_89219305)

Versátil, a porta balcão está disponível com abertura de correr ou de abrir, com veneziana ou persiana integrada, por exemplo. Indicado como divisória de cozinha, na varanda, em áreas externas ou salas de estar, é um modelo bem funcional e ideal para cômodos que fazem integração com a parte externa da casa. 

Já a porta de giro facilita a circulação e deixa o ambiente mais arejado. Modernas, elegantes e imponentes, esse modelo é o mais comum e mais utilizados na parte interna da casa. Lembrete: Por girar em torno de um eixo vertical, é preciso ter vãos grandes em largura e altura. 

A porta pivotante é comumente empregada na área externa, por deixar a fachada da casa mais sofisticada e moderna, assim como as portas basculantes, que abrem para cima, muito usadas em garagens, corredores e áreas de serviço.

(referência: https://www.leroymerlin.com.br/porta-lambri-pivotante-aluminio-pintado-branco-2,23×1,26m-sasazaki_89341280)

Boa para o ambiente interno, o modelo de portas camarão são muito utilizadas para dividir cômodos, em especial quando há pouco espaço para circulação. Com a característica de se dobrar conforme corre pelo trilho, as portas sanfonadas são bastante utilizadas em cozinhas e banheiros. 

Como escolher portas por ambiente

Há vários fatores a se considerar antes de escolher a porta perfeita, e o primeiro deles é o material. 

A porta de madeira é uma das opções mais tradicionais e conta com muita versatilidade, estando disponível em diversos modelos e estilos. Com bom isolamento acústico e utilizadas em entrada de residências, em modelos mais simples, as opções em madeira também se encaixam como portas para quarto.

(referência: https://www.leroymerlin.com.br/porta-com-batente-de-giro-lisa-madeira-sarrafeada-imbuia-lado-direito-fechadura-interna-2,10×0,70m-concrem-wood_89822306)

Conhecida pela durabilidade, a porta de alumínio branco transmite leveza e elegância. Por isso, este material é indicado para áreas externas e ambientes úmidos ou para integração de ambientes como cozinha e área de serviço. A porta de aço pintado é uma alternativa semelhante à porta de alumínio, mas menos resistente à maresia e à ação do tempo.

Portas e janelas neste material são uma opção para quem gosta do estilo industrial, mas busca algo menos marcante. Já a porta de aço convencional é robusta e têm as vantagens de ser de fácil manutenção e ter uma longa vida útil.

Sinônimo de praticidade e bom custo-benefício, a porta de PVC é durável e resistente à umidade, por isso é indicada como portas para cozinha e lavanderia, e também confere maior conforto acústico, por isso é comumente utilizada em ambientes externos.

(referência: https://www.leroymerlin.com.br/porta-lambri-pivotante-pvc-branco-2,16×1,30m-linha-smart-solutions-brimak_90247290)

As portas de vidro deixam a casa mais clean e iluminada. No exterior, invista no vidro fosco para garantir privacidade, enquanto na parte interna o vidro cria ambientes integrados e contribui para a sensação de amplitude do ambiente.

Como porta para entrada, é recomendado escolher materiais com ótima resistência, como o aço pintado e a madeira maciça. Além disso, é possível investir também em portas de alta segurança, como os modelos anti arrombamento e as portas blindadas, que oferecem conforto e tranquilidade para a sua família.

Atente-se também para o impacto de cada modelo na decoração. Portas em madeira garantem um visual mais natural e rústico. Combinando com outros itens em branco ou preto, deixam o espaço mais aconchegante. Para um cômodo moderno, vale adicionar outros pontos de cor no ambiente.

Já as portas brancas são minimalista por natureza e, logo, garantem um estilo mais clean. Para uma decoração mais leve e um espaço iluminado, invista em outros itens em bege ou cinza. 

Para finalizar, quem busca um estilo mais industrial e elegante, a porta em alumínio ou aço traz também leveza e descontração. Opte ainda por adicionar tons como vermelho e amarelo no ambiente, para deixá-lo com mais personalidade. 

Gostou das dicas? Não deixe de conferir mais conteúdos sobre casa e decoração!