O E-mail se mostra uma das principais ferramentas de comunicação na atualidade, principalmente no mundo corporativo, seja B2B ou B2C. E devido à essa importância, é essencial que as empresas invistam em soluções de e-mails que atendam suas demandas institucionais.

Pois bem, podemos definir um e-mail empresarial como uma identidade corporativa que tem como base o domínio escolhido pela própria empresa. Assim, todos os contatos feitos por esses e-mails, como por exemplo, os e-mails utilizados pelos colaboradores, deixam de ser contatos pessoais e passam a ser contatos profissionais.

Visto isso, os benefícios são inúmeros para a instituição que adotam o e-mail corporativo (exemplo: contato@nomesuaempresa.com.br). Por isso, a seguir vamos listar alguns deles. Confira!

Elevação da taxa de abertura

Independentemente se você esteja enviando um e-mail contendo um orçamento, um contratado ou se trate de um e-mail marketing, que seu destinatário o abra é essencialmente importante, não é mesmo? Pois bem, a taxa de abertura dos e-mails é algo extremamente importante para um negócio.

E o e-mail empresarial contribui e muito para aumentar esse índice de abertura. Mas por quê? Justamente devido a fatores como passar maior credibilidade e profissionalismo. Além disso, podemos citar a segurança, já que nós temos a tendência de não abrir mensagens vindas de um e-mail pessoal, temendo ali conter vírus ou se tratar de spam. Por isso, ao adotar o e-mail corporativo para sua empresa, pode considerar que a taxa de abertura vai elevar exponencialmente.

Maior profissionalismo

Como já dito anteriormente, as relações no ambiente corporativo requerem profissionalismo. Sendo assim, imagine a situação de fazer negócio com uma instituição que utiliza um e-mail pessoal do colaborador para fazer as negociações? Com quase toda certeza isso parecerá amador.

Diante disso, ao utilizar um e-mail empresarial, constando ali o domínio da respectiva empresa, passa-se um ar profissional e maior segurança para aquele cliente que estiver trocando mensagens ou prestes a fechar um negócio.

Anúncios? Nunca mais!

Quando se usa um e-mail gratuito o que incomoda muitas vezes nessas contas pessoais é a quantidade de propaganda que aparece quando ele é acessado. Isso acontece, uma vez que o serviço é disponibilizado de forma gratuita para os usuários, esses anúncios são uma forma de monetização. Quando se contrata um e-mail corporativo, isso não vai acontecer, porque a manutenção dele é subsidiada pela empresa fornecedora.  

Ter um endereço personalizado

Sabia que através do e-mail você pode garantir a identidade da sua empresa? Pois é, uma das primeiras coisas que tratamos de fazer quando recebemos um e-mail e verificar de onde é quem nos enviou, correto?

Quando se tem um e-mail personalizado com o nome da sua empresa, fica bem mais fácil fazer isso. Já que muitas das vezes, se sua empresa tiver um site, a parte que estiver após o @, irá direcionar o destinatário para o seu site. Assim, é possível transmitir maior credibilidade e segurança para seus clientes e fornecedores.

Foco e produtividade

Sua empresa utiliza ou não um e-mail profissional? Se a resposta foi não, vai ser mais fácil imaginar a seguinte situação: uma empresa preferiu não adotar o e-mail corporativo, então o funcionário utiliza o próprio e-mail pessoal para tratar os assuntos da empresa.

Assim, todos os dias chegam inúmeros e-mails, a caixa de entrada fica lotada, porém, como se trata de um e-mail pessoal, ali não tem apenas e-mails com assuntos relacionados ao trabalho para ele responder. Isso com certeza vai tirar o foco dele e consequentemente, diminuir sua produtividade.

Com um e-mail profissional, isso não ocorre. Pois é uma ferramenta de uso exclusivo da empresa e será usada apenas para aquela finalidade e conteúdo.

Segurança da informação

Não se pode negar que segurança dos dados de uma organização é um assunto muito importante e que deve ser discutido e ter cuidado redobrado. Pois ali além de conter informações sensíveis da empresa, também há sobre os clientes.

Todas as mensagens que carregam o nome de uma instituição precisam ser verificadas, pois o e-mail é um canal de comunicação oficial. Sabemos que o mau uso traz consequências sérias.

O e-mail pode ser utilizado como prova em processos jurídicos e para outros fins. Por essa razão, quando uma empresa usa um e-mail profissional, além da credibilidade, preza também pela segurança de suas informações.

Já que é possível monitorar o que está sendo enviado, e caso um colaborar não esteja mais na equipe, é possível direcionar aquela conta de e-mail a outro funcionário.

Gostou de conhecer as vantagens de adotar o e-mail corporativo para sua empresa e como ele pode contribuir para alavancar seus resultados? Por meio dessa ferramenta os gestores têm obtido maior produtividade, economia e garantem a segurança de dados para suas empresas.

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.