Se pararmos para pensar nos dois termos separadamente temos “vendas” como algo auto explicativo, mas e o termo “social”? Na verdade, ele se refere às tão conhecidas Redes Sociais. 

Logo, Venda Sociai ou “Social Selling” é um termo que significa um novo modelo de vendas, baseado em abordar clientes diretamente das Redes Sociais.

Este jeito mais atual de oferecer produtos e serviços nasceu com o advento das redes sociais, que conquistaram usuários em todo o mundo de forma assustadora.  

O uso excessivo e mal planejado do telemarketing acabou afugentando clientes que, cansados de abordagens frias, repetidas e indevidas começaram a enxergar com maus olhos o telemarketing tradicional.

Segundo Jim Keenan, especialista em mídias sociais, quase 75% dos usuários que inserem as mídias sociais no processo de venda apresentam desempenho maior do que os demais e superam a meta com maior frequência.

As redes sociais logo se tornaram uma vitrine para marcas inteligentes, que viram esse novo nicho como uma verdadeira porta para ganhar dinheiro de forma assertiva.

No entanto, vender ainda requer preparo, estudo e estratégias comerciais bem construídas.  Por isso, separamos sete dicas de ouro para ajudar a sua corporação a usar as Redes Sociais para vender mais e melhor. Acompanhe.

Estratégias comprovadas de vendas sociais

Menos é mais

Para os gigantes da Estratégia em Vendas Sociais, o excesso e a pressão por alcançar objetivos leva profissionais a recorrerem a inúmeros canais sociais, atrapalhando o foco e os deixando confusos. 

Para eles o ideal é escolher poucas e boas redes sociais para depositar sua energia apenas nos canais onde o seu cliente está para que você tenha um maior retorno. 

Não perca tempo esperando pescar num lago vazio. Jogue o anzol no lago com peixes e logo você terá o retorno merecido. Saiba aqui como gerar Leads através das Redes Sociais.

Conheça o seu público alvo – ICP

Saber quem é sua persona vai definir qualquer outro caminho.  Ainda que existam pessoas de todos os perfis em determinada redes social, há sempre um público predominante nela.  Buscar aquela em que o seu público está vai ajudar a segmentar suas ações e deixá-las mais assertivas.   

Saber quem é o seu prospect ajuda você a elaborar um discurso customizado e direcionado, com uma linguagem acessível direcionada para quem você realmente quer chegar.

Educar para engajar sempre

Ainda que o seu objetivo seja vender é preciso ter calma.  Que tal, antes de sugerir uma venda oferecer conteúdo relevante?  Mostre em suas postagens como o seu produto ou serviço pode fazer a diferença na vida ou nos negócios de seus prospects.  Essa proposta estreita laços, educa e gera mais envolvimento. 

Personalize seu atendimento

Um dos grandes desafios em vendas sociais é justamente a falta de calor humano e de interações sociais verdadeiras presentes em lojas físicas. 

Certamente você deve se lembrar de uma experiência de compra positiva, onde o atendente foi solícito, esclareceu suas dúvidas prontamente e você saiu da loja satisfeito.

Ainda que o cenário mude, é preciso transportar essa mesma experiência para as vendas sociais, sobretudo se elas serão efetivadas no ambiente digital.  Atenda prontamente, seja educado e se possível, disponibilize um profissional da área para enriquecer ainda mais o atendimento. 

Se o seu ramo for a venda de maquinário agrícola, por exemplo, ter um agrônomo para assumir questões de maior complexidade técnica agrega valor a sua marca. 

Mesmo que esse profissional não atenda imediatamente, ofereça um agendamento para que você consiga atender a todas as demandas com tranquilidade.  

Atendimento personalizado com o suporte de um profissional gabaritado na área diferencia a sua empresa das concorrentes. Aposte!

Honestidade acima de tudo

Ainda que seu produto ou serviço tenha inúmeros benefícios e vantagens é preciso ser honesto e falar sobre os riscos do que você oferece. 

Não é preciso ser explícito e bater nessa tecla a todo momento, apenas seja sincero. Em caso de serviços que levam um tempo para trazerem resultados, explique da estratégia a longo prazo e o coloque por dentro do processo.

Se relacione com a sua rede o tempo todo

Nós, seres humanos, somos naturalmente sociáveis, e gostamos de interações, sejam elas familiares, no trabalho ou em meio a amigos. Nos negócios não é diferente. 

Criar uma rede de relacionamento onde você dispõe de um canal aberto para dialogar com os seus prospects ajuda o seu negócio a crescer de forma natural, e orgânica, onde os seus clientes, satisfeitos com o que você oferece, naturalmente divulgarão o seu produto.

Estimule-os a comentar sua experiência de compra e compartilhar o feedback nas redes sociais. Comentários positivos valem mais que números exorbitantes de seguidores. Fique atento!

Respeite cada etapa de compra

Muitas vezes, a urgência em fechar o negócio pode ser uma verdadeira cilada.

Respeite as etapas de vendas dando espaço para o seu lead. Uma vez que você conhece a pessoa que vai contatar, sabendo da sua dor e de seus interesses, fica mais fácil trilhar o caminho.

Para evitar atropelos, respeite o tempo de seu prospect. Com cotidiano atribulado e pessoas sempre ocupadas, é prudente valorizar o tempo do seu contato e ser útil para ele, sem conversas muito longas e cansativas. 

Siga os passos acordados na sua estratégia de funil de vendas e caminhe de acordo com ele. Identifique o estágio de decisão de compra e ofereça conteúdo próprio para esta etapa. 

Agora que você já sabe que as vendas sociais representam fatia importante do sucesso de um negócio, não deixe de aplicar a estratégia aí na sua empresa. 

Para acertar em cheio, conte com quem realmente entende do assunto. Alavanque suas vendas com o processo comercial correto e alavanque o quanto antes as suas chances de botar as metas no bolso.

Esse artigo foi escrito por Nayara Rios, Criadora de Conteúdo da Agência Next4.