Em tempos de mudanças na forma como trabalhamos, promover conexões e gerar engajamento entre colaboradores se tornou um desafio. Por isso é tão importante contar com uma comunicação interna efetiva na sua empresa.

Manter esse diálogo aberto, contudo, depende do envolvimento de líderes não só efetivos, mas também afetivos. A tecnologia e a inovação são fundamentais para ajudá-los a conectar pessoas e buscar uma convergência nas interações.

O mercado já conta com soluções acessíveis para responder a essa necessidade. Mas além de usar as ferramentas certas, é necessário ir além e criar uma cultura de colaboração, capaz de gerar conversas produtivas que impactam todos os funcionários de forma positiva.

Nesse post vamos falar sobre a importância da comunicação interna para colocar em prática uma transformação digital na sua indústria – em busca de mais conexão e diálogo entre lideranças e colaboradores de diferentes áreas.

Qual é a importância da comunicação interna nas empresas?

Ter um alinhamento entre a filosofia da empresa e as ações cotidianas dentro das equipes faz toda a diferença. É fundamental que os colaboradores transmitem o posicionamento correto da companhia aos públicos que interessam para a sua marca, além de estarem alinhados aos objetivos da organização. 

Mas como identificar a melhor forma de promover a comunicação entre lideranças e colaboradores? Milhares de empresas já utilizam a tecnologia para estabelecer maior proximidade com empregados, clientes e comunidade, transmitindo confiança e credibilidade.

O WhatsApp vinculado a um chatbot tem sido uma ferramenta cada vez mais utilizada para conectar pessoas dentro das empresas. A solução já integra o programa de engajamento de várias companhias e tem sido fundamental para gerar humanização por meio de diálogo, alcance e linguagem adaptada.

Colocar em prática essa transformação digital por meio da comunicação interna passa por quatro etapas. Todas elas resultam em maior empatia e engajamento, com impacto positivo no ambiente e na produtividade dos colaboradores.

Saiba do que os colaboradores precisam

É importante ter em mente as principais necessidades dos seus colaboradores para direcionar a atuação da comunicação interna e torná-la mais efetiva.

Há casos em que mais de 80% dos funcionários são de áreas operacionais e cumprem funções externas na maior parte do tempo. Levar a comunicação interna para dispositivos móveis garante um alcance efetivo para todos, com linguagem e conteúdo personalizados.

Mesmo os colaboradores que trabalham em ambiente interno podem se queixar de lacunas na comunicação com as lideranças. Ter um canal aberto que facilita o envolvimento dos gestores é fundamental para permitir esse diálogo.

As demandas para o RH também são recorrentes. Muitas empresas recorrem à automação para oferecer canais de atendimento individualizados e facilitar o esclarecimento de dúvidas, além de direcionar determinadas necessidades para agilizar o atendimento humano.

Identifique soluções acessíveis

Na maioria das vezes, a melhor forma de se comunicar com os funcionários é utilizando canais que já fazem parte da sua rotina de trabalho. Se mais de 60% deles têm o hábito de utilizar o celular para executar suas funções, certamente esse canal irá gerar bom alcance.

A adesão a uma solução já utilizada pelos colaboradores é muito mais fácil, rápida e efetiva, além de dispensar investimentos em novas ferramentas e treinamentos.

O caminho mais acessível, portanto, é otimizar o uso de um canal já naturalmente incorporado ao dia a dia dos colaboradores. Isso não só garante que todos serão impactados como ainda facilitará o trabalho das áreas que se comunicam com funcionários, como o apoio da automação.

Crie uma cultura de colaboração

Nenhuma ferramenta de comunicação, por si só, garante engajamento e diálogos efetivos. Mas ela pode estimular a criação de um ambiente de colaboração e troca de ideias.

Na maioria das vezes as empresas precisam de uma solução que facilite essas conversas. Não adianta criar novos canais que não terão boa adesão de lideranças e colaboradores.

Experiências envolvendo o WhatsApp demonstram que mais de 85% dos líderes demonstram engajamento com essa ferramenta, amplamente utilizada dentro e fora das empresas.

Boas práticas de comunicação interna que levam a uma postura mais colaborativa da equipe são disseminadas mais facilmente em canais de grande alcance.

Utilize as ferramentas certas

Garanta que a sua empresa tenha canais de comunicação que realmente atendam às necessidades dos seus colaboradores. Não é só uma questão de facilitar a rotina de trabalho – é importante também gerar sensação de pertencimento, otimismo e transparência.

Por isso, coloque em prática soluções capazes de entregar alcance efetivo, inclusive para colaboradores que atuam em campo, com uma linguagem atrativa que ajude a personificar a companhia. 

Há empresas que até criaram um avatar corporativo, capaz de gerar mais empatia e engajamento junto ao público interno.

As ferramentas também devem abrir um canal de apoio contínuo ao funcionário. Crie uma forma ágil de esclarecer dúvidas, apresentar resultados e oferecer feedback em tempo real.

Como é possível otimizar o relacionamento com a comunicação interna

A comunicação interna é um meio tradicional para gerar engajamento e manter um canal aberto de diálogo com colaboradores. Mas muitas empresas continuam acompanhando novas tendências para facilitar e otimizar essas interações.

O chatbot é um recurso cada vez mais estratégico e indicado para dar suporte a essa transformação digital na comunicação interna. 

Em conjunto com o WhatsApp e outros canais, o chatbot por ir além da prestação de informações e esclarecimento de dúvidas, pode até mesmo otimizar treinamentos e outras tarefas do RH.

Não importa o tamanho da sua operação, a comunicação interna é um recurso fundamental para alinhar os valores e objetivos da empresa com os funcionários. Há diferentes formas de contar com o apoio da tecnologia para otimizar os canais de contato com a equipe.