//Aluguel de andaimes: qual tipo escolher para sua obra?

Aluguel de andaimes: qual tipo escolher para sua obra?

Os andaimes são estruturas projetadas, com o objetivo de possibilitar a movimentação dos profissionais presentes em uma determinada reforma ou obra.

Em outras palavras, eles servem como uma plataforma para os trabalhadores, proporcionando a estrutura adequada para que os mesmos alcancem locais mais elevados.

Normalmente, o aluguel de andaimes é o processo pelo qual uma empresa compradora fica com os andaimes por um certo período, com o intuito de realizar obras diversas, seja ela de construção civil e até mesmo de manutenções industriais.

E por ser tão importante para a segurança e elevação dos profissionais, é essencial que os gestores saibam exatamente qual o melhor modelo para fazer a locação de andaimes em suas obras.

Além disso, é importante ressaltarmos que escolher o andaime certo é essencial para evitar possíveis acidentes.

Neste conteúdo, veja qual empresa de aluguel de andaimes contratar e qual modelo escolher para ter mais organização em seu projeto. 

Andaime tubular

O andaime tubular é o modelo mais comum utilizado em obras da construção civil e industrial. Este andaime também oferece uma boa segurança por ser um material modulado, ou seja, com medidas padronizadas.

Os seus painéis são montados dois a dois em paralelo, para formar torres padronizadas e que tenham um dispositivo de fixação.

Além disso, quando é feita a locação de andaimes, ele pode vir com uma base fixa ou também com rodas, proporcionando mais facilidade na movimentação dos trabalhadores.

O maior diferencial de fazer o aluguel de andaimes tubulares é sua rapidez e facilidade na montagem. Por se tratar de um material padronizado, ele também é muito versátil e pode ser utilizado em diversas obras.

Ele também pode ser encontrado em diversos materiais. O andaime de ferro é um dos mais utilizados em construções e obras no geral.

Fora o andaime de ferro, os que são fabricados em aço carbono e galvanizado também proporcionam resistência aos profissionais, além de fazer parte das exigências da NR.18 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego), que vamos falar mais abaixo.

Andaime fachadeiro

O andaime fachadeiro é uma excelente alternativa, se sua obra requer uma circulação horizontal dos trabalhadores e também dos materiais. Eles são amplos e também versáteis, pois são maiores em relação às medidas da sua própria plataforma.

Além disso,  ele é também, uma ideia para obras como manutenção de prédios, pinturas de edifícios e fachadas, entre outros serviços em locais elevados.

O andaime fachadeiro garante estabilidade e faz com que os profissionais da obra estejam mais seguros e confortáveis, quando sendo elevados.

Por fim, se você for realizar o aluguel de andaimes fachadeiros, não se esqueça de analisar se os mesmos acompanham escada e guarda-corpo duplo, além de todos os recursos para que sua montagem seja feita com segurança.

Andaime suspenso

O andaime suspenso diz respeito a um tipo de andaime que é elevado por meio de cabos de aço e guinchos. Ou seja, é por meio dessa sustentação de cabos que o andaime suspenso pode ser elevado, garantindo a segurança dos trabalhadores.

Esse tipo de andaime move-se de maneira vertical, e tem o mesmo tipo de funcionalidade que os outros modelos de andaimes. Atualmente, os dois modelos mais utilizados de andaime suspenso são:

Andaime suspenso manual

Também conhecido como Balancim Manual, este modelo de andaime suspenso é utilizado para deslocar trabalhadores, materiais e ferramentas de diversos pontos. No momento do aluguel de andaimes manuais, é importante que eles estejam formados por:

  • Dispositivos de segurança;
  • Cabo de aço (conforme a NR.18);
  • Acessórios de fixação;
  • Vigas;
  • Contra-pesos, entre outros suportes.

Andaime suspenso elétrico

O andaime suspenso elétrico, também conhecido como Balancim Elétrico, é um modelo de andaime que funciona como uma plataforma, de maneira que desloca os trabalhadores e recursos sem a necessidade de montar grandes estruturas.

Ele também é movimentado de maneira vertical por meio dos cabos de aço. Normalmente, a locação de andaimes no modelo elétrico possui um custo mais elevado, pois otimiza o tempo de trabalho e, consequentemente, as horas pagas.

Por fim, o aluguel de andaimes suspensos permite que os profissionais da obra possam se locomover e ainda elevar materiais diversos. Sua capacidade média é de 300 quilos.

Quais os requisitos para realizar o aluguel de andaimes?

Para que seja possível contratar o serviço de aluguel de andaimes com segurança, há algumas normas que tratam das características e estrutura para que o material seja adequado para utilização. Alguns dos requisitos para fazer a locação de andaimes são:

  • A instalação do andaime deve ser feita por profissionais legalmente habilitados;
  • A instalação também deve ser projetadas e construídas para suportar, com segurança, todas as cargas e trabalhadores sujeitos;
  • O solo onde o andaime é instalado deve ser antiderrapante, nivelado e com forração completa;
  • É necessário que o serviço de aluguel de andaimes venha com todos os materiais necessários, como rodapés e sistemas de guarda-corpo;
  • Também é essencial ter escadas de acesso para os trabalhadores presentes nos andaimes;
  • Entre outras obrigações.

Afinal, qual tipo de empresa de aluguel de andaimes escolher?

Ao escolher um andaime, é muito importante levar em consideração o projeto que sua empresa está envolvida.

Afinal, quando se trata de diferentes tipos de construções e reformas, também há diferentes tipos de andaimes para que o trabalho seja feito de maneira mais eficiente,

Por isso, analise o objetivo da sua obra e também as dimensões de todo projeto, para que o espaço seja disponível para receber o andaime dentro do canteiro de obras.

Além disso, para encontrar a empresa mais adequada de aluguel de andaimes, é essencial conferir suas qualificações, e se certificar de que ela esteja com todas as licenças e regulamentos necessários.

Uma boa empresa de locação de andaimes pode mostrar as suas credenciais e ter diferenciais competitivos para tornar a negociação mais fácil e segura!