O mundo das organizações é altamente desafiante para os empreendedores. É preciso contar com equipes eficientes para que o negócio prospere e tenha resultados positivos. E uma das áreas responsáveis pela divulgação e uma maior visibilidade de qualquer empresa é o marketing. Por isso, esse post traz dicas de ouro sobre como você pode montar uma equipe de marketing de sucesso e fazer o seu negócio decolar de vez. Que tal continuar a leitura para aprender mais?
Identifique os desafios e objetivos do setor
Todo setor em qualquer empresa tem os seus desafios diários e objetivos. E com a área de marketing não seria diferente, certo? Por isso, a primeira coisa que o gestor deve fazer é identificar quais são os principais desafios e objetivos do setor. Faça uma lista com todos eles, pois, dessa forma, você poderá ter uma visão clara de tudo que permeia essas duas variáveis.
Quando se tem em mente tudo aquilo que poderá enfrentar na rotina empresarial e dos objetivos que precisam ser alcançados, as ações do empreendedor podem ficar mais assertivas. Afinal de contas, é preciso contar com colaboradores que estejam dispostos a somar e agregar valor. Um curso de hipnose pode te ajudar com essa tarefa.
Tenha em mente o perfil ideal dos integrantes da equipe
Outra dica importantíssima. O gestor deve também deve ter em mente o perfil ideal dos integrantes que farão parte da equipe de marketing da sua empresa. Os escolhidos devem ter o perfil profissional 100% alinhado com os objetivos da organização, caso contrário, a sinergia pode faltar no dia a dia e tudo irá para o ralo, em pouco tempo. Aí já era!
Por isso, antes de montar uma equipe de marketing de sucesso, estabeleça o perfil ideal dos futuros colaboradores. Pode até não parecer, mas isso pode dar um melhor direcionamento na hora do processo seletivo ou da entrevista. Os candidatos que não se enquadrarem no que é exigido para ocupar os cargos em aberto, podem ser eliminados automaticamente.
Defina todo os cargos
Chegou a hora do empreendedor definir quais serão os cargos dos integrantes da sua futura equipe de marketing. Nessa etapa é preciso ter a máxima atenção e todo o planejamento possível, para não criar um ou outro cargo que não haja necessidade e ter gastos além da conta, o que não é o mais recomendado. Saber utilizar frases motivacionais é fundamental para quem deseja motivar a equipe.
Se for o caso ou se você estiver com dúvidas a respeito da definição dos cargos, busque ajuda profissional de um consultor de marketing. Muitas vezes, esse investimento pode evitar grandes prejuízos para o empresário no dia a dia. Vale salientar que não é necessário estipular uma grande quantidade de cargos, mas sim contar com as pessoas certas para desempenhar bem as suas funções.
Faça um processo de seleção
Esse talvez seja o momento mais importante. O gestor deve fazer um processo seletivo baseado em todas as variáveis acima. Evite realizar seleções demoradas e complicadas demais para os candidatos, pois eles podem desistir e te deixar na mão. Seja prático e objetivo na hora de fazer um processo seletivo para montar uma equipe de marketing.
Na maioria das vezes, uma entrevista individual, análise do currículo e uma boa dinâmica em grupo, é mais do que suficiente para fazer uma seleção mais assertiva dos integrantes que vão compor o setor de marketing do seu negócio. Processos seletivos que duram mais de uma semana, podem ser altamente desestimulantes.
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Avalie as competências técnicas de cada candidato
Durante o processo seletivo, o empreendedor deve analisar com calma as principais competências técnicas dos candidatos aos cargos em aberto e passar um “pente fino”, para que a escolha não seja errada. As habilidades técnicas são essenciais para o bom desenvolvimento do trabalho no dia a dia e também são as responsáveis pelo alcance dos objetivos da organização.
Por isso, as competências técnicas na área de marketing devem ser bem avaliadas e também precisam estar alinhadas com os objetivos do seu negócio. Escolha os candidatos que forem mais adequados com as exigências da função que será exercida e tiverem um know how construído ao longo do tempo.
Experiência na função é importante mas não é tudo
O empreendedor deve se atentar para o nível de experiência profissional dos candidatos interessados em compor a sua equipe de marketing. Mas vale salientar que ela não deve ser tudo em um processo seletivo, já que competências técnicas, comportamentais e até o nível de escolaridade, também contam bastante. Saber o que é resiliência é essencial no mundo dos negócios.
Tudo é questão de bom senso do recrutador, já que um profissional altamente experiente na área de marketing, pode até ser bem-vindo, mas em contrapartida, ele pode deixar a desejar em outros requisitos que passaram despercebidos durante a seleção. Por isso, não foque somente na experiência do candidato, mas sim no perfil profissional dele.
Não se esqueça de avaliar as habilidades comportamentais
Se existe um detalhe importantíssimo que muito recrutador se esquece de avaliar, são as habilidades comportamentais dos candidatos, independentemente da função que será exercida dentro de uma organização. Algumas delas são, muitas vezes, até mais importantes do que as competências técnicas.
Por exemplo, o que adianta o empreendedor contratar uma analista de marketing com vivência em diversas empresas no exterior, se ele não souber trabalhar em equipe ou não tiver nenhuma resiliência? Por isso, analise todas as habilidades comportamentais que julgar que são mais imprescindíveis, de todos os candidatos. Somente dessa forma, a sua equipe de marketing alcançará o sucesso.
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