A aplicação de políticas comportamentais e asseguradoras dentro de empresas se tornou cada vez mais comum nos últimos anos. Devemos notar que no Brasil é muito comum se deparar com corrupção dentro de empresas, setores de vários tipos e na política. Por esse motivo, o conceito de compliance se tornou cada vez mais necessário.
Porém, muitos empreendedores ainda não compreendem do que se trata o compliance e como adicionar ele dentro de uma empresa ou setor empresarial.
Essa mudança acompanha a preocupação crescente das empresas com a correção e a austeridade de suas ações quanto ao público geral.
Sendo assim, a gestão de riscos ajuda a combater situações desagradáveis e até infrações dentro de uma empresa que podem causar uma imagem ruim na mídia ou com o público em geral. O conceito de compliance não é novo, porém o termo em si é algo criado para facilitar a ideia de ‘comply’.
Esse conceito visa gerar valor ao negócio e assegurar a sobrevivência da empresa. Equipes de gestores precisam tentar implementar esse conceito dentro de qualquer equipe para permitir ordem e também progresso dentro da empresa. Tal conceito possui vários benefícios, então é importante entender do que ele se trata de forma técnica.
O que é compliance?
Compliance vem do termo comply que significa obedecer em inglês, e o conceito tem como principal objetivo construir uma boa gestão pautada na transparência dentro e fora da empresa, seja com os colaboradores ou consumidores.
A honestidade é o principal ponto do compliance, sendo entre a equipe gestora, o CEO ou os colaboradores. Com maior honestidade dentro de um negócio, há mais oportunidades de ver seu crescimento no mercado.
O compliance possui diferentes níveis, e entre eles, o de gestão de riscos é o mais importante. Esse nível engloba tudo que está relacionado aos riscos que podem ameaçar a prosperidade de um negócio em longo prazo. Segundo leis, esse nível deve proteger a empresa e também gerar valor, ou seja, lucro monetário para ela.
A gestão corporativa é quem deve definir as regras que o compliance possui, sendo normalmente uma gestão feita pela administração e cargos mais altos dentro da empresa. Já a gestão de processos é aquela que visa permitir que cada um dentro do negócio faça sua parte da melhor forma, aperfeiçoando suas habilidades para desenvolver cada atividade do dia a dia de maneira eficiente e prática para agilizar o processo.
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Quais os benefícios de compliance nas empresas?
Implementar o sistema de compliance dentro de empresas evita muitos tipos de situações, como:
- Ausência de orientações normativas;
- Desalinhamentos às legislações aplicáveis;
- Falta de ferramentas preventivas adequadas;
- Falhas na gestão de processos;
- Operações sem um estruturado sistema de informação.
Portanto, o maior benefício desse conceito é implementar uma estrutura de gestão que funciona muito melhor do que uma empresa que não segue o sistema de compliance. Além disso, há a possibilidade do aumento de lucro dentro da empresa.
Investir em um código de conduta pode trazer mais benefícios do que muitos imaginam.
Além disso, ter boas condutas demonstra que a empresa é séria, possui ótimas regras e cultura, respeita seus funcionários e também seus consumidores ou parceiros do mercado.
Isso pode oferecer credibilidade da empresa no mercado em que atua. Portanto, ter uma boa imagem e saber evitar qualquer situação negativa por meio do conceito de compliance é ideal para evitar problemas judiciais, ou até perda de lucro.
Como fazer um setor de compliance na empresa?
Implementar todos os tipos de gestões dentro de uma empresa pode ser um processo longo que requer profissionais qualificados na área de gestão. Portanto, uma equipe gestora que se preze irá evitar a presença de ativos distressed, problemas entre os colaboradores, problemas com aqueles que não sabem realizar seu trabalho da melhor forma, e muito mais.
Para implantar o sistema de compliance com sucesso dentro de qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, deve-se ter uma ética criada por meio da gestão corporativa, e essa ética deve ser seguida por todos dentro da organização. Desde colaboradores até os altos cargos e a própria gestão, é importante que todos tenham uma reunião prévia sobre a implementação dessa demanda.
Sendo assim, no mercado atual, o conceito de compliance deixou de ser uma escolha e se tornou uma necessidade ou até uma obrigação.
Isso se dá por conta de seus benefícios e também pelo fato de que evita situações negativas, como perda de lucro e até danos para os colaboradores. Os ativos distressed são exemplos de situações que ocorrem quando não há uma aplicação correta do compliance em uma empresa.
Portanto, quem deseja continuar a crescer no mercado deve por obrigação investir em implementar esse sistema dentro de seu negócio. Quanto maior a ética em uma empresa, melhor serão seus resultados.