//Copywriting: técnica com foco em conversão

Copywriting: técnica com foco em conversão

Já passou boa parte do seu dia pensando em como aumentar o número de vendas do seu negócio online? Produzir conteúdo de maneira estratégica e relevante é uma das melhores formas de alcançar este crescimento. É por isso que antes de qualquer coisa, queremos que você saiba como fazer uma Copywriting focada em resultados.

Antes de sair compartilhando textos na internet e divulgar conteúdos em seu site, é essencial adquirir habilidades de Copywriting se quiser que sua empresa cresça na internet.

O que é Copywriting?

Copywriting é a ação estratégica de produzir textos publicitários com o intuito de influenciar o leitor a uma tomada de decisão, seja para realizar um cadastro ou efetuar uma compra.

Com o conteúdo do seu site, por exemplo, é possível despertar o interesse dos visitantes em relação às características e benefícios de um produto ou serviço e assim aumentar sua conversão em vendas.

Um profissional responsável por escrever uma copy de vendas, pode criar desde frases atrativas para se publicar em redes sociais, e-mails marketing, chamadas comerciais ou conteúdos para sites profissionais. Tudo com a finalidade de envolver e sensibilizar potenciais clientes.

Como fazer Copywriting?

Você pode estar pensando: como irei começar a escrever “textos que vendem” de um dia para o outro? Não é bem assim! A verdade é que existem técnicas que podem ajudar no desenvolvimento do seu conteúdo. Listamos abaixo algumas dicas importantes para escrever textos persuasivos que te farão vender mais. Continue a leitura. 😉

Atenção ao público

É bom deixar claro que esta estratégia não se resume em apenas escrever. Antes de tudo, é necessário conhecer a fundo o público-alvo e estar por dentro de tudo que envolve o segmento.

Para que isso seja feito da forma correta, é preciso pesquisar, monitorar, descobrir exatamente qual é sua persona ideal e o que a leva comprar em sua empresa. Já parou para observar qual o tipo de linguagem que os agradam mais? Este tipo de análise irá te ajudar a construir pontos fortes em seu copywriting.

Priorize a clareza

Ninguém gosta de se deparar com um texto confuso e de difícil leitura quando está navegando na internet, principalmente enquanto busca informações sobre um produto ou serviço.

A clareza é uma característica fundamental para que o conteúdo prenda a atenção do leitor sem o deixar cansado. Para o copywriting, é bom garantir que o seu texto não tenha nada extravagante que você não usaria em uma conversa pessoal com o cliente.

Um conteúdo claro irá facilitar a compreensão e vulnerabilidade de seus clientes em relação a oferta que você fizer.

Não perca o objetivo

É bom manter o cuidado para não se perder no desenvolvimento do texto e se esquecer dos principais objetivos do conteúdo. Toda palavra e frase precisa conter um valor agregado para o leitor. Isso irá contribuir para que o usuário não se sinta “enrolado” e perceba a importância de cada argumento usado.

Sempre que possível, é bom reduzir as frases para a média de 16 palavras. Esta ação irá direto ao ponto e deixará o texto mais fluido. Afinal, ninguém se sente confortável lendo um conteúdo sem leiturabilidade, não é mesmo?

Se lembre da persuasão

Jamais se esqueça de uma das principais características do copywriting: a persuasão! Acredite! Muitas pessoas acabam se esquecendo de aplicar esta estratégia na produção do conteúdo.

Frases empolgantes e que sugerem a solução do problema são essenciais. Tente algo como “melhore suas vendas na internet com uma estratégia irresistível”, ou “conheça uma plataforma para expandir o seu negócio online de maneira eficiente”. Esteja sempre atento e pronto para criar, inovar e apostar naquilo que parecer intrigante e confiável para o cliente.

Responda possíveis dúvidas

Garanta que sua copy consiga por si só responder as dúvidas mais comuns em relação ao produto ou serviço oferecido. Aproveite também para, além de responder estas questões, deixar gatilhos para que o leitor entenda que ele precisa de você para conhecer mais sobre como resolver o problema. Isso irá levá-lo passo a passo até a realização da compra.

Chamada para ação

Por mais que esta pareça ser uma ação comum, um Call to Action (CTA) mal feito irá atrapalhar todos os seus planos. É com esta chamada que você informará o leitor o próximo passo que ele deve seguir. Trata-se de uma das fases mais importantes da construção do copywriting. Por isso, lembre-se de ser persuasivo, intrigante e de levar para o possível cliente uma sensação de urgência, para que ele não perca tempo e decida pela oferta. Capriche!

Hora de converter

Indo direto ao ponto, com a técnica de Copywriting, você ganhará mais força para envolver o cliente e converter. Seja honesto na sua promessa, mostre o objetivo e o quanto seu produto/serviço poderá transformar a situação em que o leitor se encontra.

Certifique-se que o conteúdo o faça sentir que seu produto irá resolver o problema. E resolva, de fato! Afinal, nenhuma estratégia de marketing irá garantir por si só o sucesso de toda uma empresa.

Para converter, suas palavras farão toda a diferença. Toda vez que for escrever qualquer tipo de conteúdo para sua empresa, você terá a chance de alcançar mais pessoas. Seus clientes estão por aí! Encontre-os e capitalize o máximo possível com eles.

By |2020-03-17T10:45:26-03:0023 de Maio de 2019 |Convidados|

10 Comments

  1. Clientes pela Internet 3 de junho de 2019 at 18:05 - Reply

    Conteúdo muito bacana, empresa séria já com um bom tempo de mercado. Parabéns!

    • Solucoes Industriais 22 de abril de 2020 at 12:52 - Reply

      Obrigado pelo comentário 🙂

  2. DANIELLA BORGES 27 de abril de 2020 at 16:52 - Reply

    Post muito bom, parabéns. Conteúdo de alta qualidade. me tirou muitas dúvidas sobre essa técnica.

    • Solucoes Industriais 27 de abril de 2020 at 18:51 - Reply

      Oi Daniella!
      Que bom que gostou do conteúdo, ficamos muito felizes. Não deixe de dar uma olhada nos nossos outros posts 🙂

  3. João Batista 1 de Maio de 2020 at 13:47 - Reply

    Gostei muuuuuuuito, parabéns pelo texto maravilhoso.

    • Solucoes Industriais 5 de Maio de 2020 at 13:47 - Reply

      Oi João!

      Que bom que gostou do nosso conteúdo, ficamos muito felizes! Dá uma olhada nos outros posts, tem muito conteúdo bacana 🙂

  4. ANA PAULA 12 de agosto de 2020 at 10:00 - Reply

    Saber copy é a chave de tudo! Parabéns!

    • Solucoes Industriais 14 de agosto de 2020 at 09:21 - Reply

      Sim, com toda certeza, obrigado pelo comentário. Dá uma olhada no nosso blog, tem muito conteúdo bacana 🙂

  5. Fran 22 de setembro de 2020 at 22:24 - Reply

    Ótimo conteúdo, entender de copy é fundamental.

    • Solucoes Industriais 25 de setembro de 2020 at 11:18 - Reply

      Oi Fran! É verdade, copy pode fazer toda a diferença, obrigado pelo comentário e elogio. Dá uma olhada no nosso blog porque tem muito conteúdo bacana.

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