Já passou boa parte do seu dia pensando em como aumentar o número de vendas do seu negócio online? Produzir conteúdo de maneira estratégica e relevante é uma das melhores formas de alcançar este crescimento. É por isso que antes de qualquer coisa, queremos que você saiba como fazer uma Copywriting focada em resultados.

Antes de sair compartilhando textos na internet e divulgar conteúdos em seu site, é essencial adquirir habilidades de Copywriting se quiser que sua empresa cresça na internet.

O que é Copywriting?

Copywriting é a ação estratégica de produzir textos publicitários com o intuito de influenciar o leitor a uma tomada de decisão, seja para realizar um cadastro ou efetuar uma compra.

Com o conteúdo do seu site, por exemplo, é possível despertar o interesse dos visitantes em relação às características e benefícios de um produto ou serviço e assim aumentar sua conversão em vendas.

Um profissional responsável por escrever uma copy de vendas, pode criar desde frases atrativas para se publicar em redes sociais, e-mails marketing, chamadas comerciais ou conteúdos para sites profissionais. Tudo com a finalidade de envolver e sensibilizar potenciais clientes.

Como fazer Copywriting?

Você pode estar pensando: como irei começar a escrever “textos que vendem” de um dia para o outro? Não é bem assim! A verdade é que existem técnicas que podem ajudar no desenvolvimento do seu conteúdo. Listamos abaixo algumas dicas importantes para escrever textos persuasivos que te farão vender mais. Continue a leitura. ;)

Atenção ao público

É bom deixar claro que esta estratégia não se resume em apenas escrever. Antes de tudo, é necessário conhecer a fundo o público-alvo e estar por dentro de tudo que envolve o segmento.

Para que isso seja feito da forma correta, é preciso pesquisar, monitorar, descobrir exatamente qual é sua persona ideal e o que a leva comprar em sua empresa. Já parou para observar qual o tipo de linguagem que os agradam mais? Este tipo de análise irá te ajudar a construir pontos fortes em seu copywriting.

Priorize a clareza

Ninguém gosta de se deparar com um texto confuso e de difícil leitura quando está navegando na internet, principalmente enquanto busca informações sobre um produto ou serviço.

A clareza é uma característica fundamental para que o conteúdo prenda a atenção do leitor sem o deixar cansado. Para o copywriting, é bom garantir que o seu texto não tenha nada extravagante que você não usaria em uma conversa pessoal com o cliente.

Um conteúdo claro irá facilitar a compreensão e vulnerabilidade de seus clientes em relação a oferta que você fizer.

Não perca o objetivo

É bom manter o cuidado para não se perder no desenvolvimento do texto e se esquecer dos principais objetivos do conteúdo. Toda palavra e frase precisa conter um valor agregado para o leitor. Isso irá contribuir para que o usuário não se sinta “enrolado” e perceba a importância de cada argumento usado.

Sempre que possível, é bom reduzir as frases para a média de 16 palavras. Esta ação irá direto ao ponto e deixará o texto mais fluido. Afinal, ninguém se sente confortável lendo um conteúdo sem leiturabilidade, não é mesmo?

Se lembre da persuasão

Jamais se esqueça de uma das principais características do copywriting: a persuasão! Acredite! Muitas pessoas acabam se esquecendo de aplicar esta estratégia na produção do conteúdo.

Frases empolgantes e que sugerem a solução do problema são essenciais. Tente algo como “melhore suas vendas na internet com uma estratégia irresistível”, ou “conheça uma plataforma para expandir o seu negócio online de maneira eficiente”. Esteja sempre atento e pronto para criar, inovar e apostar naquilo que parecer intrigante e confiável para o cliente.

Responda possíveis dúvidas

Garanta que sua copy consiga por si só responder as dúvidas mais comuns em relação ao produto ou serviço oferecido. Aproveite também para, além de responder estas questões, deixar gatilhos para que o leitor entenda que ele precisa de você para conhecer mais sobre como resolver o problema. Isso irá levá-lo passo a passo até a realização da compra.

Chamada para ação

Por mais que esta pareça ser uma ação comum, um Call to Action (CTA) mal feito irá atrapalhar todos os seus planos. É com esta chamada que você informará o leitor o próximo passo que ele deve seguir. Trata-se de uma das fases mais importantes da construção do copywriting. Por isso, lembre-se de ser persuasivo, intrigante e de levar para o possível cliente uma sensação de urgência, para que ele não perca tempo e decida pela oferta. Capriche!

Hora de converter

Indo direto ao ponto, com a técnica de Copywriting, você ganhará mais força para envolver o cliente e converter. Seja honesto na sua promessa, mostre o objetivo e o quanto seu produto/serviço poderá transformar a situação em que o leitor se encontra.

Certifique-se que o conteúdo o faça sentir que seu produto irá resolver o problema. E resolva, de fato! Afinal, nenhuma estratégia de marketing irá garantir por si só o sucesso de toda uma empresa.

Para converter, suas palavras farão toda a diferença. Toda vez que for escrever qualquer tipo de conteúdo para sua empresa, você terá a chance de alcançar mais pessoas. Seus clientes estão por aí! Encontre-os e capitalize o máximo possível com eles.