Estratégias de marketing digital são sem dúvida uma das espinhas dorsais de quem realmente deseja alcançar resultados de sucesso. Não é de hoje que a maioria das pessoas procura por algum meio eficaz de resolver a maioria dos seus problemas com SEO, e sem dúvida utilizar uma boa estratégia é o caminho.

Quem empreende, ou faz parte da administração, em uma indústria com certeza vê desafios nesta área. Mesmo que se tenha uma equipe separada para esta tarefa, é bom saber o básico para entender se tudo está indo bem.

Hoje gostaria de fazer um pequeno apanhado de dicas e procedimentos que irão ajudar você a fazer o que precisa para finalmente levantar os melhores resultados. E acredite, você ficará surpreso com algumas ideias.

Entretanto ainda deixo o conselho de que você se prepare de maneira mais eficaz através de um curso de marketing digital. Assim conseguirá atingir resultados ainda melhores no longo prazo. Vamos dar uma olhada?

Estratégias de marketing digital online que funcionam para indústrias

Este subtítulo pode ter ficado um pouco extenso, entretanto ele expressa bem o que desejamos mostrar aqui. Algo que seja mais do que aquele conteúdo raso que no final tenta te vender algo sem ter explicado nada.

Quero que você seja totalmente capacitado para fazer o seu melhor nesta área e alcançar muitos clientes. Assim terá a possibilidade de retornar aqui pedindo por mais dicas.

E outra coisa importante, se tiver qualquer dúvida e não conseguir entender através do texto, basta ir até o final e me perguntar na página de comentários, ok? Assim podemos levantar bons feedbacks e ajudar mais pessoas.

Descubra seu público

Qualquer curso de administração de empresas, mesmo um curso de excel, irá te mostrar a importância de compreender a necessidade de organização dentro da sua indústria.

E não há nada mais organizado do que saber de verdade quem é seu cliente. Quem é a pessoa que irá consumir o que você produz.

Você produz bauxita enriquecida? Produz plástico ou eletrônicos? Ou então está na área de químicos?

Seja o que for, o que realmente importa é você saber exatamente quem está comprando o que você vende.

Este perfil em geral chamamos de persona, e ele é um estereótipo da pessoa ideal que você quer comunicar. Pode ser um homem de 50 anos, com grau superior completo e que tenha uma fábrica que utilize seus produtos em parte da linha de montagem.

Ou então pode ser uma mulher independente que trabalha de maneira autônoma revendendo produtos.

Seja como for é importante que você conheça o básico deste tipo de pessoa. Liste seus clientes e filtre todas as informações que você tiver.

Procure entender o porquê ele escolheu você e não outra pessoa.

Como encontrar a persona ideal?

O jeito mais tranquilo e garantido de se conseguir este tipo de informação é levantando todos os dados de seus clientes.

Mas há a possibilidade de se estar começando, ou mesmo querer expandir ainda mais seu negócio para outras áreas.

Neste caso existe uma possibilidade interessante de resolver este caso. Eu recomendo que você dê o seu melhor para conseguir as informações mais explícitas do seu concorrente.

Veja para quem ele está anunciando, como está anunciando. Perceba como ele escreve as frases e veja normalmente quem está consumindo.

Claro, você deve utilizar um concorrente que está com bons resultados. Afinal de contas, não será muito inteligente copiar as técnicas de alguém que não está indo muito bem.

Utilize redes sociais

As redes sociais são incríveis para quem está querendo encontrar novos clientes. Mas é importante notar que existem alguns detalhes, que envolvem normalmente o fato de que as indústrias não vendem para o consumidor final.

Fazer simplesmente uma propaganda para sua persona pode não ser suficiente.

A ideia aqui é utilizar o marketing de conteúdo para atingir quem é beneficiado pelos seus produtos. E isto deve ser feito da maneira correta.

Por exemplo, se você conhece o seu cliente deve conhecer também as suas dores e problemas. O ideal é que você invista em materiais de conteúdos que solucionem os problemas que eles irão encontrar.

E normalmente a solução passa também pelos seus produtos.

Não é uma tarefa fácil, pode ser que você tenha que incomodar os clientes realmente para conseguir alcançar mais resultados. Porém vale a pena.

Pense em SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization, é uma das ferramentas mais poderosas hoje em dia para quem quer encontrar clientes. 

A ideia é fazer com que páginas, principalmente as de propaganda para sua empresa, estejam em primeiro lugar nas buscas sobre um assunto no Google e outros buscadores.

Imagine que você seja uma indústria que produz plástico baquelite. Provavelmente as pessoas irão procurar na internet por “fornecedor plástico baquelite”.

Se a sua página estiver em primeiro lugar, provavelmente será uma das mais clicadas, chegando a capturar em média 30% dos cliques naquela posição.

Se a busca tiver em média 100000 pessoas por mês, isto significa uma média de 33 mil pessoas em seu site constantemente.

Claro, isto vai variar muito de empresa para empresa, mas o fato é que um cliente pode fazer toda a diferença. 

Às vezes seu pedido será mais do que você faz para todos os outros juntos.

Utilizar regras de SEO é crucial para estratégias de marketing digital de sucesso. Mas tudo deve ser feito com cautela e por pessoas habilitadas. Afinal de contas, o Google não deseja que qualquer texto ocupe a primeira posição nas buscas.

Ele quer que somente algo útil e bem feito esteja neste local. Por isso faça o seu melhor para garantir resultados de qualidade ao longo do tempo.

No mais é isso, espero ter te ajudado. Qualquer dúvida sobre o tema não há motivo para pânico, estou aqui nos comentários para te responder. Mas também é possível fazer sua parte através da página de contato caso queira ser mais reservado.

Lembre-se este é um caminho bastante longo. Aprender sobre estratégias de marketing digital não é uma tarefa do dia para a noite. Mas acredito que aqui já tenha mais que o suficiente.

Até a próxima publicação!