As previsões sobre o futuro do trabalho podem ser assustadoras para muitas pessoas. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, por exemplo, informou que 47% dos empregos dos Estados Unidos podem ser substituídos por robôs, em 20 anos.

Porém, não há motivo para pânico. Apesar do exponencial crescimento da tecnologia, o mercado de trabalho não deixará de existir e as pessoas continuarão tendo seus empregos, mas de uma maneira diferente. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que nos espera no futuro do trabalho?

No decorrer da história, à medida que novas tecnologias surgiram, alguns trabalhos foram extintos. Veja os bancos, por exemplo, que tinham muitos funcionários para atender os clientes até poucos anos atrás. Hoje, essa realidade não existe mais, tendo em vista que as pessoas podem utilizar os recursos de internet banking para realizar a maioria dos serviços bancários.

Outro exemplo claro são as locadoras de vídeo. Uma década atrás ainda era possível ver várias delas em funcionamento, sempre movimentadas aos finais de semana, quando as pessoas iam locar filmes para assistir. Com a Netflix e outras plataformas de streaming, elas sumiram.

Parece assustador? Depende do ponto de vista! Em um podcast da McKinsey Global Instute, a pesquisadora Susan Lund afirmou que, desde a década de 1980 até os dias atuais, o número de empregos perdidos para computadores e robôs era de 3,5 milhões.

Em contrapartida, os cargos que precisaram ser criados para desenvolver essas tecnologias totalizaram 19 milhões de empregos. Isso representa um ganho líquido de 15,8 milhões de novas vagas.

A verdade é que a sociedade é cíclica e se transforma! A forma como nossos pais e avós trabalhavam, muitas vezes em fábricas ou lavouras, é muito diferente da nossa realidade. Porém, assim como eles trabalhavam, nós seguimos trabalhando, mas de outra maneira.

O futuro do trabalho será cada vez mais inovador e sustentável. A tendência é que as atividades sejam cada vez menos operacionais e burocráticas e mais estratégicas. O ser humano também poderá trabalhar com mais conforto, ter mais horas para o lazer e aumentar a sua qualidade de vida.

Como se preparar para o futuro do trabalho e manter o negócio atualizado?

Em meio a esse cenário repleto de novidades, muitos empresários se perguntam sobre como preparar o seu negócio para o futuro do trabalho. Para responder a esse questionamento, temos algumas dicas:

  • Incentive os colaboradores a aprenderem tecnologia;
  • Proporcione treinamentos e educação para os colaboradores;
  • Estimule os funcionários a terem uma mentalidade voltada para o crescimento;
  • Dê mais liberdade aos colaboradores.

Abaixo detalhamos item por item. Acompanhe!

Incentive os colaboradores a aprenderem tecnologia

Todas as pessoas precisam se alfabetizar tecnologicamente, mesmo que não trabalhem diretamente com a tecnologia. As plataformas digitais vieram para facilitar o trabalho das empresas e quem não souber utilizá-las estará obsoleto para o mercado.

Para as gerações Y e Z, que já nasceram ou cresceram em meio a um cenário tecnológico, isso não é um problema. Porém, vemos muitos casos de empresas familiares ou em que os líderes e colaboradores são pessoas mais velhas, em que a tecnologia ainda é vista como uma vilã.

Essa visão está totalmente distorcida e precisa ser mudada! Se esse for o seu caso, deve-se inserir na empresa uma nova cultura, para que cada funcionário entenda que a tecnologia não é uma inimiga. Pelo contrário, ela serve para melhorar as atividades.

Proporcione treinamentos e educação para os colaboradores

Pelo fato de os trabalhos serem mais estratégicos, no futuro do trabalho se valorizará cada vez mais as habilidades intelectuais. Por isso, é importante que os trabalhadores se preparem, sempre estudando e adquirindo novos conhecimentos.

É claro que cursar uma faculdade ainda é importante, uma vez que nas academias se aprendem bases profissionais que são levadas para toda a vida. No entanto, apenas isso não é suficiente. Deve-se sempre buscar por mais, renovar os conhecimentos, fazer cursos de curta duração, ler muito, praticar networking. Somente assim será possível se manter ativo no competitivo mercado de trabalho.

Estimule os funcionários a terem uma mentalidade voltada para o crescimento

Carol Dweck, uma renomada professora de psicologia da Universidade de Dwek, é autora de um conceito chamado de mentalidade do crescimento, que está muito relacionado com o futuro do trabalho.

De acordo com a pesquisadora, os indivíduos que acreditam que seus talentos podem ser desenvolvidos têm uma mentalidade de crescimento. Essas pessoas tendem a alcançar mais resultado que aqueles que têm uma mentalidade fixa, acreditando que seus talentos são dons.

Como no futuro as mudanças tendem a ser constantes, com novas tecnologias sendo desenvolvidas a todo instante, as pessoas precisam se adaptar à realidade de cada momento. É preciso ter uma mente aberta e voltada para o crescimento, sempre aperfeiçoando os conhecimentos e acompanhando os acontecimentos.

Dê mais liberdade aos colaboradores

As empresas que têm um horário fixo de trabalho e com todos os colaboradores ocupando a sua sede física estão com os dias contados. A tendência é que cada vez mais as rotinas sejam flexíveis e adaptadas ao gosto e a realidade de cada pessoa.

O trabalho em home office ou em coworkings já é uma realidade para muitos negócios. As empresas quebram as fronteiras geográficas e podem ter excelentes colaboradores nas mais diversas cidades, estados e até mesmo países. Se um talento não mora no município em que a empresa se situa, isso não é motivo para deixar de contratá-lo!

Em escritórios compartilhados, que já estão presentes em praticamente todas as capitais e grandes cidades brasileiras, é possível encontrar toda a infraestrutura necessária para executar o trabalho. Tudo isso moldado à rotina de cada colaborador, que usa recursos tecnológicos para desempenhar o seu trabalho e estar em conexão com qualquer lugar do mundo.

O futuro do trabalho já começou! Nós já estamos vivendo uma nova realidade e o que precisamos fazer é acompanhá-la, seguir o fluxo. Não se trata de algo que amedrontador, pelo contrário, as perspectivas são as melhores possíveis. E  seu negócio? Já está pronto para vivenciar o futuro do trabalho? Pense nisso!

Este texto foi escrito pela equipe do BeerOrCoffee, plataforma de soluções em escritórios com mais de mil opções em todo o Brasil.