As empresas, principalmente as que atuam na manufatura, necessitam urgentemente de uma boa gestão da produção para aumentar os lucros e sobreviver na concorrência do mercado, independentemente do porte da empresa.

A produtividade da manufatura depende de funcionários, equipamentos e do processo. Portanto, o uso de software de manufatura torna-se muito importante aqui para gerenciar toda a produtividade da manufatura.

Melhorar a eficácia de tais elementos significa testar todos os processos aplicáveis ​​e garantir a viabilidade de sistemas, funcionários e equipamentos para a produção de vários componentes. Assim, a gestão da produção pode se tornar mais eficaz e eficiente.

A seguir veja algumas dicas que podem te ajudar a gerenciar uma indústria, com o objetivo de aumentar a produção, no entanto, não se esqueça também de pensar na estrutura do local, invista em itens de qualidade, como, por exemplo, telhas, chapa perfurada, papéis de parede e outros.

Conheça os obstáculos

Deve haver algo que o impeça de atingir seu objetivo. Bem, isso é o que diz a teoria da restrição. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é identificar os problemas em seu fluxo de trabalho atual. Você pode começar a analisar os funcionários, a tecnologia e o processo de produção, incluindo o fluxo de comunicação e a alocação de recursos.

Você pode considerar o uso do mapeamento de valor, um dos recursos do sistema de manufatura enxuta, para monitorar seus projetos. Ele ajuda você a encontrar os gargalos em seu fluxo de trabalho. Em seguida, você pode usar a descoberta como plano de fundo para fazer a alteração.

Atualize seu processo de negócios

Discuta os obstáculos identificados com os gerentes de projeto e inicie o plano de desenvolvimento. Você pode começar a planejar uma mudança na alocação de recursos, orçamento ou obter a certificação ISO. Certifique-se de sempre avaliar as mudanças e decisões tomadas.

Treine seus funcionários

A indústria manufatureira é uma indústria com mudanças rápidas e frequentes no processo de negócios. A nova tecnologia continua chegando e exige que você atualize o fluxo de trabalho.

Essas tecnologias inovadoras só serão úteis se seus funcionários souberem como usá-las. Portanto, a gestão deve fornecer treinamento adequado para acompanhar as habilidades mais avançadas.

Defina metas realistas

Altas expectativas do cliente, pressão para produzir mais e prazos apertados às vezes deixam a administração fixada em metas irreais. Para estruturar uma meta, você pode usar um sistema de gerenciamento de planilhas de horas para poder atingir metas predeterminadas.

Quando a carga de trabalho excede a capacidade possuída, sem qualquer ajuste de qualidade e segurança, o desempenho dos funcionários será afetado. Eles se sentem muito cansados ​​e, como resultado, o objetivo não é alcançado.

Portanto, para melhorar a eficiência dos funcionários, as metas de produção devem ser realistas com objetivos claros e incluir pontualidade, resultados de qualidade e procedimentos seguros.


Veja também:


Invista em máquinas e software

Na indústria, a produtividade dos funcionários depende da produtividade das máquinas. Para otimizar ambos, é recomendável começar a investir em máquinas. Portanto, seu processo de produção pode ser muito mais eficaz.

Você também pode investir em software para economizar tempo e custo. Assim, sua receita aumentará rapidamente e investirá mais em outros equipamentos. Em breve, você poderá colher os benefícios do investimento acumulado.

Planeje uma manutenção de rotina

Existe uma correlação entre o custo e o tempo gasto em ações preventivas e o tempo de inatividade da máquina. Novas máquinas podem, de fato, aumentar sua produtividade. No entanto, não se esqueça de que essas máquinas precisarão de algum tempo para manutenção.

Você também deve certificar-se de que os funcionários saibam como solucionar problemas quando a máquina estiver inativa. É crucial encontrar a causa raiz do erro imediatamente. Não culpe suas máquinas se você não acompanhar o processo, o projeto, o material para o qual suas máquinas trabalharam.

Mantenha-se organizado

Não subestime as consequências de uma gestão caótica. Pode custar-lhe muito dinheiro e desperdiçar recursos. Uma das estratégias para melhorar a produtividade no chão de fábrica é garantir que todos os documentos, máquinas e materiais estejam bem organizados.

Você pode organizar os documentos em software, tornando-os digitalizados. Evita a duplicação e a falta de documentos. Um bom software de fabricação também rastreia seu material disponível com precisão. Além disso, se você acha que o layout das máquinas é ineficaz, certamente poderá projetar um novo layout.

Melhore a colaboração

O chão de produção será ainda mais produtivo se todos trabalharem juntos para atingir a meta com o mínimo de desperdício e conflito possível. Além disso, o foco no processo de produção é importante, mas não se esqueça também de garantir que todos se sintam à vontade para trabalhar em equipe.

Quanto melhor o trabalho em equipe, mais receita a empresa gerará com um ambiente de trabalho produtivo e conquistará mais ainda os clientes.