É normal quando se está começando uma empresa dúvidas surjam quando pensamos em dar um passo a mais quanto à estrutura de hospedagem. Até porque é muito importante tomar a decisão de qual o melhor tipo de serviço e ambiente para utilizar no seu negócio. Ou seja, qual servidor tem mais vantagens a oferecer, uma hospedagem dedicada ou compartilhada?

A hospedagem que será tratada aqui é também conhecida como hospedagem de sites e é destinada a armazenar diferentes tipos de arquivos para uso online. Assim, na hora de tomar a decisão por um servidor, é bem comum ficar em dúvida sobre a necessidade de customização de cada tipo de estrutura existente, avaliar vantagens e desvantagens e o quanto vai custar esse investimento.

Pensando nisso, aqui serão apresentadas as diferenças entre o servidor dedicado e compartilhado, as vantagens de cada um e qual a melhor opção para o seu negócio. Continue a leitura!  

Hospedagem dedicada

Trata-se de uma das opções de hospedagens disponíveis na internet em que um servidor ou mais físico fica, literalmente, dedicado à uma única empresa, ou melhor, a um site apenas. 

Isto é, o servidor será exclusivo para você usar e não será compartilhado com mais ninguém. Assim, dentre as demais opções destinadas à hospedagem de sites, a hospedagem dedicada se apresenta como a que oferece melhor desempenho. Entretanto, é a com o custo mais caro.

Em geral, é utilizada por empresas que necessitam de configurações de hardware personalizadas ou também por websites que requerem maior capacidade de processamento, por exemplo, sites que têm muitos acessos simultâneos.

Vantagens da hospedagem dedicada

Algumas das vantagens da hospedagem dedicada para a sua empresa:

Customização

Ao contratar o serviço de uma hospedagem dedicada para a sua empresa você terá liberdade e poder maiores de controlá-la, frente a outros tipos de hospedagem. Uma vez que esse servidor será dedicado somente a você e não a mais de um cliente ou várias outras hospedagens. Isso lhe dá plena autonomia para configurar o servidor dedicado da forma que desejar. 

Segurança

Visto que os recursos da hospedagem dedicada serão utilizados somente pela sua empresa, você poderá definir as políticas de segurança e proteção da informação a serem aplicadas. Isso, de acordo com as necessidades do seu negócio. Será possível configurar o firewall de forma personalizada e com base nos recursos usados no seu servidor. 

Credibilidade

Quando você opta por não utilizar uma hospedagem dedicada e prefere contratar um servidor compartilhado, pode ser que tenha que lidar com uma série de problemas causados pelo mau uso do servidor por outras pessoas. 

Já que quando se utiliza uma hospedagem compartilhada, um outro cliente pode vir a usar mais memória e processador do que é permitido, o que fará que esse recurso lote o espaço e acabem por deixar o seu site fora do ar ou causar lentidão.

Sendo assim, ao utilizar a hospedagem dedicada, isso será difícil de acontecer. Pois o único usuário será sua empresa e você terá pleno controle da ocupação de cada recurso por você gerenciado.

Hospedagem Compartilhada

Trata-se de umas das hospedagens mais conhecidas e populares. Destinada para quem está começando a desenvolver o site próprio para a empresa. E é uma das alternativas com o custo relativamente mais baixo.

Funciona da seguinte forma, na hospedagem compartilhada é possível que diversos sites usem um único servidor. No entanto, não sabe quem ou quais os outros sites estão compartilhando o mesmo servidor. Ou seja, você não conseguirá saber quem está utilizando aqueles mesmos recursos que a sua empresa.

Para que seja possível o funcionamento desse servidor compartilhado, cada cliente, geralmente, terá um limite pré-estabelecido dentro da quantidade total de recursos do servidor que ele poderá utilizar. Isso é determinado no ato de contratação do pacote de hospedagem.

Dessa forma, a hospedagem de site compartilhada se mostra uma das mais baratas e que consegue suprir bem a necessidade de sites que não tem tanto acesso assim. Mas é importante ressaltar que, apesar de ser mais econômica, possui algumas limitações. Confira algumas das vantagens dessa solução:

Preço

Como já dito anteriormente, a hospedagem compartilhada é a que tem menor custo dentre as demais opções de hospedagens existentes. Além de ser a mais utilizada pela maioria das empresas. Uma vez que os recursos do servidor são compartilhados entre diferentes sites, os planos desse modelo de hospedagem conseguem ser flexíveis e mais baratos. 

Suporte

Saiba que independentemente do tipo de hospedagem, seja ela compartilhada ou não, o suporte técnico é um dos fatores mais importantes na hora de escolher uma empresa fornecedora desse tipo de serviço. Avalie sempre a questão dos horários e canais de atendimento disponibilizados pela empresa.

Confiabilidade

Se você deseja passar maior confiança aos seus clientes através do seu website, lembre-se que um site que tenha domínio e serviço profissional de hospedagem tendem a gerar um sentimento de confiança maior aos usuários.

Assim, ambas hospedagens oferecem inúmeros recursos para a sua empresa, basta você definir qual é a melhor solução para o seu negócio. Avalie o quanto está disposto a pagar e a necessidade de acessos simultâneos que seu site recebe.

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.