Com o crescimento das redes sociais e a então possibilidade de trazer a publicidade para essa rede, muitas marcas e empresários passaram a acreditar que os canais mais “antigos” fossem perder forças como estratégias de Marketing. Mas essa realidade não se confirmou, até hoje estratégias como disparos de SMS e envio de e-mails se fazem excelentes formas de conquistar leads

Diferenças entre publicidade nas redes sociais e mobile marketing

Investir em diferentes formas de atingir seu público alvo e assim gerar novos leads para seu negócio é a forma mais adequada de montar uma estratégia de marketing para seu negócio. Porém, é importante entender qual técnica é mais adequada neste momento para sua empresa. 

Pense, seu público ideal utiliza as redes sociais como ferramenta de trabalho ou apenas para lazer? Sua publicidade neste tipo de rede realmente converte em vendas ou apenas gera métricas de vaidade? A maioria dos usuários logados nas redes sociais, estão ali como forma de distração, não estão buscando soluções. 

Apesar disso, sabemos que este meio tem sim uma grande influência na imagem de sua marca. E em tempos de crise, um bom posicionamento online é muito importante para conquistar uma boa imagem diante do mercado.

Porém, é necessário estar ciente de que táticas como o mobile marketing ainda são essenciais para todo tipo de segmento. Vivemos na Era do Mobile e a maioria dos consumidores possui ao menos um aparelho celular, que é usado a todo momento como ferramenta de trabalho ou lazer. Estamos conectados 24h por dia! Por isso, essas estratégias conseguem atingir todo tipo de cliente.

Logo, é importante avaliar de forma geral qual sua necessidade, estudar o mercado e o comportamento de seu público alvo. Assim, será possível investir de maneira ideal nas estratégias que melhor combinam com seu produto ou serviço e melhor atingem novos leads.

Mas, afinal, o que é o Mobile Marketing?

Mobile nada mais é do que do que nossos aparelhos eletrônicos e portáteis: celulares, tablets, notebooks, entre outros.  Estratégia de Marketing voltadas para ele são, em geral, as mais conhecidas por converterem leads devido ao alto alcance que geram.

Assim, o Mobile Marketing se foca em estratégias que consigam atingir clientes através destes aparelhos de forma rápida, eficaz e com um excelente custo benefício. As táticas mais difundidas e utilizadas são o SMS Marketing, Email Marketing, Pop-ups e notificações pelos aplicativos. 

SMS Marketing como a melhor estratégia

Como dito anteriormente, hoje em dia, praticamente todo consumidor possui ao menos um aparelho de celular. Por isso o SMS é a ferramenta mais fácil para fidelizar e prospectar clientes. Afinal, ela garante uma comunicação rápida e eficaz ao não depender que o usuário entre nas redes para receber sua mensagem, ela é entregue de forma direta e personalizada. 

Além disso, as vantagens dessa estratégia não estão apenas na comunicação de forma direta. Existem inúmeros benefícios associados ao disparo de SMS pelas empresas. Os principais são:

  • Baixo custo;
  • Alto índice de conversão;
  • Amplo alcance;
  • Grande taxa de abertura.

3 dicas para implementar o SMS Marketing de forma eficaz

Para que o envio de SMS marketing renda o seu potencial máximo é necessário que esta estratégia seja utilizada de forma correta. Por isso preparamos algumas dicas de como colocar o SMS em prática para  garantir sua eficiência:

1 – Envie mensagens em horário adequado

Ninguém gosta de ser acordado pelo celular tocando no horário errado, certo? Por isso, cuidado com o horário programado para o envio de suas mensagens. Dê sempre preferência para horários comerciais e dias úteis. Não torne seu SMS um incômodo para seus clientes, a eficácia está também na experiência positiva que ele terá ao receber sua mensagem.

2 – Envie conteúdos vantajosos e valiosos ao seu cliente

Todo consumidor gosta de sentir que está ganhando algo ou ganhando vantagem ao fazer negócio com você ao invés de seu concorrente. Assim, aproveite este canal para oferecer experiências valiosas ao seu cliente. Você certamente irá conquistá-los e eles ficarão ansiosos para receber suas próximas mensagens.

3 – Não prometa o que não pode cumprir

Lembre sempre do seu compromisso com o cliente. Não vale promoter inúmeras vantagens através desse canal e no final não conseguir cumprir. Seja honesto com seu cliente sobre seu serviço ou produto, exalte os pontos positivos que ele irá encontrar, mas não vale exagerar!

Conteúdo produzido por Anette Araujo em parceria com a MisterPostman.