Existem diversos estilos de liderança que podem garantir uma gestão de equipe eficiente e melhorar os resultados e a performance dos colaboradores na organização. Um desses modelos é a liderança transformacional, um método transformador e inspirador. 

Quer entender melhor o que é esse perfil de liderança e como você pode desenvolvê-lo para tornar seu time mais inspirado e engajado? Confira nossas dicas e comece agora mesmo a mudar o foco da sua liderança para torná-la mais positiva. 

O que é Liderança Transformacional? 

O conceito de liderança transformacional surgiu na década de 70, com o livro Rebel Leadership: Commitment and Charisma in a Revolutionary Process, de autoria do sociólogo James V. Downton. 

Nesse estilo de liderança, o líder é aquela pessoa capaz de gerir uma equipe criando possibilidades para que ela possa se transformar e evoluir. No modelo, os gestores são agentes inspiradores e motivadores para os colaboradores, proporcionando efeitos positivos para todo o time. 

A liderança transformacional é baseada em quatro elementos principais: influência idealizada, estímulo intelectual, motivação inspiracional e consideração individualizada.  

Dessa forma, equipes que contam com líderes transformacionais estão em constante processo de transformação e conseguem evoluir profissionalmente, mantendo-se motivadas e engajadas, garantindo melhores resultados para a empresa.

4 dicas para ser um líder transformacional

Se você deseja desenvolver liderança transformacional, é importante fazer um diagnóstico de si mesmo para entender qual é o seu perfil de liderança e o que pode mudar. Além disso, é válido implementar algumas das dicas a seguir para oferecer o que o modelo propõe.  

1. Seja um exemplo positivo

O líder transformacional é aquele que lidera pelo exemplo, ou seja, ele se comporta do modo como gostaria que seus liderados agissem. Dessa forma, é importante avaliar o seu comportamento para entender se não está exigindo coisas que nem mesmo você consegue fazer. 

Além disso, busque agir sempre com empatia e tenha ética profissional em todos os processos da gestão. Assim, você se torna uma inspiração positiva e estimula os colaboradores a agirem de maneira similar. 

2. Comunique-se de forma inspiradora

Para que seus liderados sejam apaixonados pelo que fazem e vistam a camisa do negócio, é essencial que eles sejam conduzidos por uma pessoa motivada e inspiradora. Quando a liderança se comunica eficientemente e demonstra paixão pelo projeto, ela tende a inspirar a equipe a perseguir as metas e objetivos propostos. 


Veja também:


3. Estimule seus colaboradores a pensar e contribuir

A liderança transformacional parte do princípio de que todos os colaboradores são inteligentes e podem contribuir de alguma forma para a melhora nos resultados da organização. 

Com base nisso, o líder deve estimular a equipe e incentivar que os profissionais tenham ideias ousadas e inovadoras, criando ambientes de liberdade criativa e abertura para transformações. 

4. Valorize as individualidades

Por fim, outra característica do líder transformacional é que ele enxerga cada colaborador como um indivíduo, com suas particularidades, necessidades, limitações, desejos e potencial. 

Assim, é importante que o líder busque criar vínculos com o time, conhecendo a fundo o comportamento de cada profissional e criando abordagens individualizadas, que possam potencializar talentos e auxiliar no desenvolvimento de habilidades. 

Conclusão

Como vimos, a liderança transformacional é aquela que inspira, abre espaço para a criatividade, dá bons exemplos e valoriza os colaboradores por suas individualidades. Esse tipo de líder tem o poder de motivar e engajar seus liderados, tornando o clima organizacional muito mais positivo. 

Gostou do artigo? Acesse o RH Portal, o maior portal de Recursos Humanos do Brasil, e fique por dentro de outros conteúdos importantes para a gestão de pessoas.