//Marketing Industrial (B2B): como ter bons resultados

Marketing Industrial (B2B): como ter bons resultados

O marketing industrial ou B2B (business to business) pode ser resumido como sendo o relacionamento entre duas empresas. Sendo assim, esse tipo de marketing não é destinado ao consumidor final, mas sim a outras empresas.

Essas empresas que possuem como clientes outras organizações, precisam encontrar uma forma de se comunicar com elas de maneira eficiente para que a divulgação do produto seja eficaz.

Se você quer compreender melhor o que é o marketing industrial (B2B) e aprender a desenvolver e aplicar estratégias eficientes, acompanhe esse artigo.

Entenda melhor o marketing industrial (B2B)

Primeiramente o marketing abrange estratégias para promover produtos, ofertas e atrair clientes. Nesse sentido o marketing industrial é criado e formulado para atender às demandas específicas das empresas que têm a necessidade de direcionar sua propaganda à outras.

Mas na verdade o B2B vai muito além disso. Assim esse tipo de marketing objetiva a construção de uma relação duradoura de confiança entre as empresas. Dessa forma pode-se fazer vendas a longo prazo e, ambas juntas podem trabalhar para melhorar as relações B2C (business to client).

Os acordos entre as organizações são feitos levando em consideração as operações do processo produtivo, bem como a compra e envio dos produtos. Resumindo, as estratégias de marketing industrial são responsáveis por persuadir os clientes de que pode ser vantajoso ter o produto em seu negócio.

Quais são os benefícios do B2B?

O primeiro e principal benefício que pode ser alcançado com o B2B é sem dúvidas o aumento do volume de vendas e, consequentemente a elevação da lucratividade.

Isso ocorre por meio de ações estratégicas que permitem a associação de um valor de mercado e, assim provocar um impacto positivo nos clientes em potencial. Apesar de haver semelhanças entre os dois tipos de marketing, a principal diferença diz respeito ao público alvo de cada um.

No marketing industrial o alvo principal das ações devem ser outras empresas, geralmente lojas que fazem a venda dos produtos da empresa produtora. Desta forma, se faz necessária a utilização de estratégias específicas voltadas para chamar a atenção e convencer esse público.

O marketing B2C é pautado em realizar um desejo dos clientes e suprir as suas necessidades. Por outro lado, geralmente no B2B a comunicação é pensada de modo a garantir um bom desempenho e resultados dos produtos, garantindo a venda deles. Sendo assim passa a ser muito mais importante desenvolver uma estratégia mais racional, de modo que realmente ocorra uma agregação de valor.

Nesse sentido, o marketing industrial pode mostrar os benefícios de uma companhia ao adquirir uma solução. Ele proporciona às empresas um melhor entendimento acerca de seu público, o mercado em que atua e também com relação às possibilidades que possuem. Isso permite que as organizações criem estratégias mais eficientes.

No entanto atualmente para que a empresa se adeque às novas necessidades do mercado é preciso desenvolver estratégias de marketing digital que colaborem com a promoção do negócio.

Como desenvolver uma boa estratégia de marketing digital?

Primeiramente para que seja possível a construção de uma estratégia de marketing industrial eficiente, é necessário conhecer o público alvo. Para que a compreensão seja ainda melhor, pode-se desenvolver uma persona, que reflita as características do cliente ideal, acerca de quais estratégias serão desenvolvidas.

Levando isso em consideração, deve-se escolher os principais canais de comunicação que sejam utilizados pelos clientes e, investir no marketing através deles.

As redes sociais e outros canais (como alguns tipos de site) devem ser usados de forma estratégica tanto para atrair novos clientes quanto para fidelizar e manter os antigos.

Por meio de estratégias voltadas ao inbound marketing pode-se agregar valor à marca divulgando informações de qualidade que se relacionem aos produtos comercializados pela empresa.

Além disso as empresas não podem deixar de investir no pós venda, pois é nessa fase que se cria uma relação de confiança duradoura com os seus clientes. Por fim a análise dos indicadores é fundamental para mensurar se as estratégias de marketing estão realmente sendo eficientes.

Uma estratégia de marketing digital B2B costuma ser simples, composta basicamente por estratégias que gerem engajamento e um controle preciso dos resultados.

Quando os conceitos de marketing industrial digital são aplicados de maneira correta por meio de estratégias eficientes, é provável que traga muitos benefícios com relação à inserção da empresa no mercado.

Conclusão

O marketing industrial é aquele voltado a outra empresa que adquire os produtos de uma outra. Apesar de os objetivos serem basicamente os mesmos do B2C, no B2B as estratégias devem ser voltadas sobretudo para conquistar os clientes mostrando o valor que o produto possui e os benefícios que ele pode proporcionar ao negócio.

No entanto hoje em dia é preciso que o marketing industrial esteja alinhado com estratégias digitais eficientes que permitam a diferenciação da empresa no meio em que ela atua. Dessa forma, por meio de uma divulgação eficiente e da conquista de empresas parceiras fiéis é possível adquirir uma posição favorável no mercado.

Este conteúdo foi escrito pela UpSites.