Você sabe qual a importância de usar métricas para avaliar suas redes sociais?

A busca pela estratégia de comunicação perfeita é sem dúvida o objetivo mais desejável em todos os nichos hoje em dia. Construir uma campanha que seja referência, não só no seu segmento, mas no mercado em geral, pode parecer uma missão impossível. 

Mas sabemos que por meio de dados é possível analisar se sua campanha está no caminho certo ou não, e até mesmo orientar possíveis futuros lançamentos.

Esses dados podem ser analisados por meio de métricas.

As métricas para redes sociais servem para mensurar os resultados de suas ações digitais, por meio de dados que explicam o comportamento e o perfil do seu público, as tendências do mercado e outras questões que influenciam diretamente na recepção de sua estratégia. Além de ajudar a equipe a compreender se o planejamento está sendo de fato eficaz.

Para exemplificar melhor a importância das métricas para redes sociais, iremos listar as principais ferramentas que você poderá mensurar com suas análises.


Veja também:


 

Taxa de engajamento

As métricas nas redes sociais nos ajudam a analisar a taxa de engajamento, que consiste na análise das curtidas, comentários e compartilhamentos de um post, por exemplo.

Ao analisar esta taxa você precisa ter em mente que sua marca necessita ser engajada com o público, além disso, precisa ser real e criar um relacionamento com seu consumidor, só assim ela será referência quando pensar em seu segmento.

Busque priorizar o seu relacionamento com o cliente, pois a taxa de engajamento pode ser alta, mas não positiva, por isso você precisa ficar de olho nesse ponto quando discutimos métricas.

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Alcance

O alcance é uma das métricas que ajudam a compreender a distribuição das publicações no feed dos seus consumidores. 

Para isso, você precisará da ajuda dos algoritmos, desta muitas vezes temível ferramenta, que acaba prejudicando muitas contas, mas a dica é: fique atento às suas mudanças. 

Os algoritmos estão em constante transformação, em cada rede social eles funcionam de um jeito e precisam ser analisadas de um jeito, por isso fique sempre de olho em suas variantes e as estude para não perder nenhuma publicação.

Taxa de cliques

Para as estratégias que usam as redes sociais para direcionar seu consumidor a algum site ou página fora da plataforma inicial, você precisará utilizar as métricas para medir a taxa de cliques e avaliar o desempenho da publicação. Com ela você irá perceber se há interação ou cliques em seus sites/links.

Tráfego

Juntamente com a taxa de cliques, o tráfego é uma das métricas que ajudam a medir com precisão o real volume de acessos ao seu site. 

O tráfego é analisado diretamente pelo Google Analytics, por isso ele é mais assertivo, entrando em contato diretamente pelo site para entender suas métricas.

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Taxa de rejeição

Como já explicamos na taxa de engajamento, nem toda interação é positiva, ao analisar as métricas com cuidado podemos notar a taxa de rejeição. Essa taxa mede as interações ruins em seu post, como deslikes, baixo nível de curtidas, comentários ruins, denúncias, spams ou blocks. 

Fique sempre atento a sua taxa de rejeição, pois ela irá ditar as preferências de seu consumidor em seu perfil, e te ajudará a entender seu comportamento para executar uma futura campanha ainda mais assertiva. 

Para desenvolver ótimas estratégias para sua campanha de comunicação, ficar de olho em suas métricas é o caminho certeiro para o sucesso. 

Não esqueça de elaborar relatórios constantes, pois eles irão te auxiliar em suas próximas campanhas e te ajudar a entender melhor as estratégias atuais.

Para compreender as estratégias que irão te ajudar a desenvolver boas campanhas de comunicação, é possível acessar um blog para se manter atualizado semanalmente com os melhores conteúdos sobre marketing digital para sua empresa.

Esse conteúdo foi produzido pela equipe da Amura Comunicação.