//O que é e para que serve um LMS?

O que é e para que serve um LMS?

Uma plataforma virtual de aprendizagem LMS oferece muitas possibilidades para o treinamento e desenvolvimento de pessoas.

As inovações tecnológicas disponibilizam recursos que facilitaram o desenvolvimento de todos os setores. Não seria diferente na área da educação. É cada vez mais comum ver soluções digitais serem adotadas para otimizar processos de aprendizagem e treinamento. É nesse contexto que encontramos o termo LMS. Mas do que isso se trata? Para que serve?

O surgimento do LMS, Learning Management System (ou Sistema de Gestão de Aprendizagem em português), trouxe muitos recursos avançados para apoiar o ensino a distância. E se você pensou que isso se restringe apenas às instituições de ensino, pensou errado.

Uma plataforma LMS permite que qualquer empresa disponibilize e gerencie treinamentos a distância com a maior qualidade possível. Isso facilita todos os processos que envolvem o desenvolvimento de equipes e capacitação de colaboradores, por exemplo. Quem adota uma solução LMS estará implementando um ambiente virtual completamente propício à aprendizagem e ao relacionamento.

Antes de qualquer coisa, você precisa ver como essa solução pode funcionar na prática dentro de uma estratégia de negócio. Continue a leitura e fique por dentro dos principais benefícios de uma plataforma LMS.

O que é um LMS?

Uma plataforma LMS consegue oferecer um número igual ou ainda maior de experiências que um aluno teria ao frequentar uma sala de aula. Basicamente, essa solução é uma “escola” virtual, onde alunos podem aprender através da internet.

Porém, um LMS, que significa Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, é muito mais do que isso. Atualmente, um dos maiores desafios enfrentados ao disponibilizar um curso ou treinamento é justamente o gerenciamento de tudo. São muitos processos envolvidos, entre aulas, materiais, alunos, notas, avaliações, cadastros, enfim, tudo precisa estar muito bem organizado.

Em um LMS, é possível controlar e acompanhar o andamento de todos os processos que envolvem o aprendizado dos alunos. Na plataforma, é possível contar com funcionalidades que automatizam inscrições, gerenciam pagamentos, fornecem relatórios de aprendizagem, emitem certificados, entre outros recursos.

Como funciona na prática?

Do ponto de vista do aluno, a experiência de aprendizagem ou o relacionamento com instrutores a distância, através de um LMS, pode ser bem melhor. A plataforma dá acesso a todo o conteúdo do curso, quando o usuário quiser. O material pode ser disponibilizado em diferentes formatos, como livros, vídeos, podcasts, textos, entre outros.

Uma boa plataforma também consegue armazenar tarefas, avaliações, salas de convivência, fóruns de discussão, entre outros recursos que podem melhorar a experiência tanto de gerenciamento quanto de aprendizado.

Quais os benefícios de uma plataforma LMS?

Independentemente se o seu projeto é para uma instituição de ensino ou para uma empresa, antes de qualquer outro passo, é muito importante saber quais são os benefícios reais alcançados com a utilização de uma plataforma LMS. Veja a seguir algumas das principais:

Flexibilidade

Enquanto um treinamento presencial exige a preparação de um espaço físico, além de uma logística coerente com as peculiaridades do local, o modelo de ensino a distância entregue por um LMS permite que esse aprendizado aconteça de uma maneira mais flexível.

Um aluno pode, por exemplo, acessar o conteúdo do curso ou participar de um treinamento apenas utilizando dispositivos, como tablets e smartphones. Ou seja, em qualquer lugar e em qualquer hora é possível ter uma experiência de aprendizado.

Isso quer dizer que, com um LMS, o gestor de um curso ou treinamento, não precisa mais depender de aluguéis de espaços, agendamento de horários, entre outros esforços de logística. Assim, além de facilitar o trabalho dos orientadores, os alunos (usuários) terão maior flexibilidade para se organizarem de acordo com o ritmo que desejam seguir.

Customização

Uma plataforma de LMS pode ser desenvolvida sob demanda, customizada de acordo com as necessidades específicas do seu projeto. Ao contrário de algumas soluções EAD, o LMS dá mais liberdade de personalização às empresas. É possível, por exemplo, modificar diferentes aspectos e características da plataforma para que ela esteja mais coerente com o público de alunos que ela possui.

Desta forma, é mais fácil alinhar o funcionamento e o layout da plataforma ao planejamento de aprendizado estabelecido. Isso possivelmente aumentará as chances de sucesso do projeto.

Centralização das ferramentas

Com o apoio de uma plataforma LMS, todas as operações relacionadas à ensino a distância poderão ser gerenciadas e acompanhadas de um único local.

Diferente de outros métodos, onde é necessário adotar diversas ferramentas, cada uma respondendo a algum tipo de recurso. No LMS, todas as funcionalidades necessárias estarão centralizadas. Já pensou no tamanho da praticidade que isso pode gerar?

Isso possivelmente resultará em mais economia de tempo, diminuição de erros e retrabalhos, mais agilidade e qualidade, no geral. Enfim, tudo leva ao nosso próximo tópico:

Redução de Custos

Basicamente, tudo que explicamos até aqui, diretamente ou indiretamente resulta na redução de custos. Seja por:

  • Fim de processos burocráticos de logística;
  • Redução de custos operacionais como o uso de materiais impressos;
  • Fim da necessidade de investir em diferentes softwares e ferramentas;
  • Melhora na experiência dos alunos;
  • Facilidade para capacitar equipes de trabalho; entre outras.

Enfim, todos esses benefícios e vantagens acabam gerando redução nos custos. Com todos esses ganhos somados, a economia pode surpreender positivamente.

Existem outras vantagens e funcionalidades em uma plataforma LMS. Entender como essa solução funciona e como ela pode ser implementada na sua estratégia pode gerar novas oportunidades de negócio.