//O que é OTT e quais os seus benefícios?

O que é OTT e quais os seus benefícios?

Plataformas OTT se tornaram uma tendência no mercado atual. Saiba como funciona essa solução e como ela pode contribuir para benefício do seu negócio.

Existe uma enorme quantidade de vídeos sendo disponibilizados e acessados na internet a todo instante. Em meio a tantos conteúdos, uma hora ou outra você acaba se deparando com a silga OTT. Mas do que se trata? Para que serve?

Já procurou um filme bacana na Netflix para assistir no fim de semana? Ou, assistiu um clipe novo no YouTube? Se essas ações forem familiares para você, provavelmente você sabe muito mais do que pensa sobre OTT.

Esses serviços citados acima nos permitem consumir conteúdos pela internet, sem a necessidade de possuir um plano de TV por assinatura, por exemplo. Essas plataformas também são chamadas de OTT e são desenvolvidas para transmissão de vídeos.

Nesse artigo, iremos falar mais a respeito dessa tendência e como ela pode contribuir para a estratégia do seu negócio. Fique por aqui e saiba mais.

O que é um OTT?

Indo direto ao ponto, OTT é a sigla para “Over The Top”, em inglês. O nome diz respeito à plataformas de distribuição de conteúdos audiovisuais através da web, nas quais o usuário assiste sob demanda. Essa conexão acontece somente entre a plataforma e o usuário final, sem qualquer intermediário como empresas de teletransmissão, por exemplo.

Apesar de algumas pessoas verem os serviços de transmissão de áudio e vídeo através da internet como uma ameaça a TV aberta, as plataformas OTT’s são como uma evolução natural dos meios de comunicação. Porém, com todos os recursos que as inovações de TI oferecem, essas plataformas podem melhorar e muito a experiência do usuário.

Um OTT normalmente é acessado a partir de dispositivos como computadores, smart TVs, smartphones e tablets. Como a plataforma oferece maiores opções para dispositivos móveis, o usuário ganha mais acessibilidade na utilização do serviço.

Justamente por ser mais acessível, o conteúdo disponibilizado a partir de um OTT pode ser consumido com maior facilidade até mesmo de maneira remota, em diferentes lugares e horários. Observando os benefícios dessa solução, podemos perceber que o comum é que este tipo de consumo continue crescendo cada vez mais.

O que uma plataforma eficiente de OTT oferece?

A plataforma onde os vídeos serão armazenados, gerenciados e disponibilizados, precisa ser intuitiva e possuir funcionalidades que realmente atendam as necessidades e expectativas do público.

O desenvolvimento de soluções para esse tipo de segmento precisa garantir que os usuários tenham uma boa experiência quando acessarem os conteúdos. É importante que esse acesso possa ser feito de maneira prática e atrativa. 

Para garantir isso, o canal de vídeos pode, por exemplo, utilizar um layout moderno, personalizado, responsivo e fácil de navegar. Enfim, contar com a plataforma correta para disponibilizar seu material é o primeiro passo para obter sucesso com a transmissão de vídeos pela internet.

Quais benefícios um OTT pode trazer para uma empresa?

Uma empresa pode aproveitar um canal de vídeo para trabalhar melhor a divulgação da marca e explorar diferentes possibilidades de lucratividade, como propagandas, anúncios e etc.

Afinal, se o consumo de vídeos na internet já se compara ao de TV, é sinal que as pessoas estão suscetíveis a acessarem esse tipo de material. Dessa forma, com uma boa estratégia e uma plataforma eficiente, é possível encontrar diversas oportunidades de negócio com um OTT.

A plataforma de OTT é quem cumpre a função de realizar a hospedagem e a distribuição dos seus vídeos na web. Separamos para você algumas das principais vantagens de escolher uma solução profissional para publicar e gerenciar o conteúdo.

Suporte

Ao disponibilizar o seu conteúdo a partir de uma plataforma própria, criada especialmente para o seu negócio, você também garante um suporte humanizado. Afinal, os próprios criadores da plataforma poderão responder suas dúvidas e te oferecer suporte sempre que precisar.

Essa relação próxima com o fornecedor da plataforma de OTT será importante para que você armazene todo o seu material sem qualquer erro ou problema.

Customização

Uma plataforma OTT profissional possui muito mais opções de customização do que as plataformas gratuitas. Seu canal de vídeo poderá “sair da caixa” e carregar um estilo próprio. Em meio a uma geração que busca por autenticidade, isso pode ser crucial para o sucesso da sua estratégia.

Na prática, seu OTT pode carregar as características específicas da sua marca, facilitando o branding da empresa e familiarizando o público.

Monitoramento

Com uma plataforma OTT, é possível monitorar dados e informações completas sobre o desempenho do seu canal, em tempo real. Com essa funcionalidade, você consegue monitorar diferentes aspectos do engajamento dos espectadores do seu conteúdo.

Como por exemplo, observar detalhes dos perfis dos usuários, quais vídeos foram mais acessados, os conteúdos com maior interação, entre outros. Com esse monitoramento mais detalhado, ficará mais fácil definir novas estratégias e tomar decisões assertivas.

Segurança

Uma outra vantagem bastante significativa de um OTT próprio é que também é mais seguro. Em canais gratuitos, por exemplo, podem ocorrer muitos downloads indevidos, além de alterações e reproduções que podem prejudicar seu negócio. 

Já com o seu material armazenado por um provedor, você é beneficiado por diferentes recursos que podem restringir seu conteúdo e evitar muitos problemas.

Lucratividade

Sim! Esta pode ser uma boa oportunidade para o seu negócio lucrar mais. É hora de pensar em aliar sua estratégia a uma plataforma que seja eficiente.

Por exemplo, se na sua estratégia de divulgação você considerar a monetização, uma plataforma profissional é a melhor opção. Afinal, você poderá trabalhar qualquer tipo de publicidade e ficará livre para negociar o espaço publicitário da sua mídia.

Além disso, em uma plataforma de OTT criada especialmente para o seu projeto, sua audiência não será bombardeada por anúncios “obrigatórios” como nas plataformas gratuitas. As publicidades só estarão presentes no seu conteúdo caso você permita que algum anunciante faça. Esta é uma forma de ter mais autonomia e explorar novas oportunidades de negócio.