Sem dúvidas nenhuma, um bom controle de estoque é um método fundamental para uma empresa comprar melhor e reduzir perdas de mercadorias. Para isso, é necessário uma logística bem estruturada: é aí que entra o inventário rotativo!

As organizações fazem a contagem de todos os itens que têm armazenados, ou de apenas certos tipos de itens, de forma permanente, anual ou rotativa. O inventário rotativo é um método que as empresas utilizam para controlar mercadorias, fazer logística, controlar estoques e identificar problemas potenciais. 

Então, quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo vamos te explicar tudo sobre inventário rotativo!

O que é um inventário rotativo?

Similar ao inventário tradicional, o inventário rotativo é um processo que mantém a contagem contínua de um estoque, em uma frequência definida pela empresa. Diante disso, podem ocorrer diariamente, semanalmente ou mensalmente, variando de acordo com as necessidades do negócio.

O inventário rotativo faz a conferência tanto dos produtos que estão expostos nas prateleiras, quanto os que estão no estoque. Assim, o método garante uma maior segurança no controle das mercadorias.

Qual a importância do inventário rotativo?

Manter o estoque adequado à demanda de sua empresa é um grande desafio. Por isso, organizações que adotam a metodologia de inventário rotativo conquistam vantagens competitivas interessantes: 


Veja também:


Maior precisão do estoque

O inventário rotativo faz conferências periódicas nas prateleiras, o que ajuda no monitoramento da rotatividade dos produtos e da quantidade de cada item. 

Assim, é possível ter um melhor controle de estoque, proporcionar um trabalho mais tranquilo e ágil para a equipe de vendas, além de reduzir imprecisões e possíveis ações de má fé dentro da empresa.

Oferece qualidade de informações

A realização de um inventário rotativo conta com uma equipe dedicada e treinada exclusivamente para a contagem de estoque. A tarefa traz informações valiosas para os resultados do negócio

Integra as equipes

O método melhora a produtividade e promove a parceria dos setores de uma empresa. Com isso, profissionais como: repositores e fiscais, de compras e do financeiro trabalham juntos em busca de melhorias. 

Evita faltas e perdas

A avaliação periódica das mercadorias ajuda na identificação e correção de falhas nos galpões e centros de distribuição. Com isso, o método diminui o volume de itens a serem descartados por falhas no processo.

Além disso, é possível evitar a falta de mercadorias e visualizar melhor os produtos que estão mais perto de vencer, em casos de produtos perecíveis. Somente assim, o empreendedor consegue adotar estratégias eficientes para não haver perda de produtos e vendas.

Mais agilidade e menor custo 

O inventário rotativo permite a realização de inventários por produtos e setores.Além de ser um processo muito mais demorado, os inventários mensais, trimestrais ou semestrais podem sair bem mais caros do que contar com uma avaliação periódica. 

O monitoramento constante possibilita a resolução de problemas logo em seus surgimentos, o que facilita e diminui os custos do processo.

Satisfação do cliente 

O inventário agiliza os processos de uma empresa, ao fazer a manutenção da cadeia de suprimentos, desde o armazenamento da matéria prima até o consumo. 

Ou seja, a tática ajuda o negócio a atender às necessidades e às expectativas de quem compra seus produtos, garantindo uma boa experiência de vendas e a satisfação do cliente.

Conclusão 

Por fim, o inventário rotativo organiza e atualiza as informações de uma empresa, a fim de prevenir e resolver problemas, de modo produtivo, rápido e seguro. O processo facilita a gestão de estoque, promovendo mais eficiência e economia às organizações.