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5 dicas para gerar vantagem competitiva

Você já ouviu falar em vantagem competitiva? Sabe as razões pelas quais é tão importante? Se a resposta for não, então chegou ao lugar certo!

Para todos os empreendedores é de suma importância saber o que significa esse conceito e conhecer as vantagens que oferece para sua marca.

Afinal, para se manter ativo no mercado, independente do segmento em que atua, é necessário se diferenciar dos concorrentes de modo a atrair mais clientes e promover a satisfação através de seus serviços e produtos.

E a vantagem competitiva é um dos conceitos que podem ser obtidos pelas empresas, seja B2B ou B2C, para neutralizar ou diminuir a ação da concorrência no segmento de atuação.

Quer saber mais sobre o que é vantagem competitiva e suas vantagens? Continue lendo deste post e confira! Vamos lá?

Neste conteúdo você vai encontrar:

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva de uma empresa – também conhecida como diferencial competitivo-  é qualquer processo que define a posição de uma marca frente aos concorrentes. Em outras palavras, significa um conjunto de caraterísticas que faz com que uma empresa se destaque no seu mercado, ou seja, é aquilo que faz a marca ser escolhida pelo público-alvo em vez da concorrência.

Aliás, quem não deseja ter uma empresa que se destaque das demais e, além de tudo, ser a marca de preferência do público-alvo de um segmento? Isso é excelente e necessário para ter cada vez mais vendas e, consequentemente, faturamento e lucratividade.

As principais caraterísticas das vantagens competitivas são:

  • Gerar valor ao cliente: o objetivo é ter uma percepção positiva aos olhos do cliente;
  • Ser insubstituível: a vantagem competitiva não deve ser replicada, adaptada ou substituída pelos concorrentes;
  • Ser sustentável: para se tornar uma real vantagem, ela precisa ser duradoura.

De modo geral,  esse conceito na empresa deve ser percebido como valor pelo consumidor, isso significa que não é o seu negócio que a impõe, mas o público que a percebe.

Por exemplo, uma empresa que fabrica embalagem plástica para outras empresas de cosméticos, pode ter exclusividade sobre esse produto. Por isso, o diferencial é considerado quando as características dificilmente são reproduzidas por outras companhias.

A importância da vantagem competitiva 

Não podemos deixar de destacar a importância de uma vantagem competitiva para as empresas, não apenas pelo diferencial, mas sim devido a muitos benefícios para a marca, como também para os consumidores.

É possível considerar que uma empresa com vantagem competitiva fica menos sujeita a crises e outras variações do mercado. E se parar para pensar, isso realmente é uma vantagem, visto que o mercado está cada vez mais competitivo, não é mesmo?

Nesse sentido, ter um diferencial no mercado de atuação é de fundamental importância, assim, a empresa consegue reduzir os custos e  trabalhar com maior lucratividade. Além disso, se você tem vantagem competitiva no seu negócio, vai proporcionar mais valorização nos seus serviços e, consequentemente, assumir uma posição satisfatória e ser a opção do público perante os concorrentes.

Portanto, existe o diferencial competitivo quando a empresa tem algo que não pode ser substituído ou copiado pela concorrência, além de ter a solução que seja rentável e sustentável para a empresa. Com isso atrai mais receitas financeiras e melhores resultados, de modo geral. 

É importante destacar que há alguns tipos de vantagem competitiva. São elas:

Diferenciação do produto

É quando a companhia investe em serviços e produtos melhores do que as concorrentes do mesmo segmento. Aqui o objetivo é gerar valor por meio da aquisição da mercadoria ofertada para o público. 

Atendimento ao cliente

Não apenas os serviços e produtos que agregam valor para uma marca. O serviço de atendimento ao cliente também deve ser considerado para o diferencial competitivo de uma empresa. Por isso, você pode investir em uma experiência positiva para o consumidor por meio dos serviços de atendimento on-line, por exemplo.

Baixo custo

Outro diferencial competitivo, está relacionado aos custos. Uma vez que o custo referente aos gastos utilizados para fabricar e distribuir mercadorias ou realizar serviços é reduzido, a empresa tem uma vantagem competitiva. 

5 dicas para gerar vantagem competitiva no seu negócio

Sabemos que a vantagem competitiva é o diferencial que o seu negócio oferecerá aos seus clientes, de modo que se destaque da concorrência. Para garantir resultados mais atrativos e vendas recorrentes, separamos 5 dicas para te ajudar a gerar um diferencial no seu mercado. Confira a seguir!

1. Entenda quem é o seu público-alvo

Antes de pensar em gerar diferencial competitivo, é preciso ter a certeza de quem é o seu  público-alvo. Ou seja, para quem a sua empresa vende. Você sabe quem são os potenciais clientes e quais são suas dores?

Isso é muito importante para fazer com que qualquer estratégia dê certo no seu negócio a fim de conquistar os objetivos.  E ao conhecer o seu público, será possível estabelecer uma comunicação assertiva e melhor qualidade no atendimento.

Não só isso, mas você consegue adaptar seus produtos e serviços conforme as necessidades que o seu público espera, garantindo a satisfação do cliente e agregando valor para sua marca.

Por essa razão que a pesquisa de mercado é fundamental, pois permite identificar que já consome seus produtos, bem como entender seus hábitos e necessidades. 

2. Analise seus concorrentes 

Outro passo importante é estudar sua concorrência. Não adianta apenas entender quem é seu público se você não identificar a atuação dos seus concorrentes, afinal, isso é um passo que contribui para conquistar o diferencial competitivo no seu mercado.

Isso porque, com uma análise das principais atividades, você pode ter insights para novas estratégias de modo a conquistar o seu público e se diferenciar das demais empresas. 


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3. Atenção a produtividade de sua equipe

Aumentar a produtividade da equipe, sem sobrecarregá-los é claro, será primordial para conquistar a vantagem competitiva para a sua empresa. Se restam dúvidas sobre isso, imagine que a produtividade e um clima organizacional agradável reflete nos resultados da empresa.

Em outras palavras, consegue reter talentos e oferecer produtos e serviços com a melhor qualidade do mercado. Para tanto, é necessário aplicar estratégias como Employee Voice, feedbacks contínuos e reuniões mensais  para alinhar os objetivos e, consequente, fazer com que todos sigam na mesma direção: trazer resultados e se destacar!

4. Ofereça um diferencial para a vantagem competitiva

É imprescindível oferecer um diferencial na vantagem competitiva para que sua marca se destaque, por isso, você deve entender o seu público-alvo, como também a persona. Ao compreender as dores e necessidades do público, e entender o seu produto, você irá definir o diferencial com assertividade.

Assim, saberá o que ainda não é oferecido pela concorrência, seja no atendimento ao cliente, no suporte, produto, site com soluções e com tudo que o consumidor precisa, blog relevante, entre outros.

5. Investir em marketing digital

Muito se fala em marketing digital, não é mesmo? Não à toa, pois com as estratégias aplicadas de modo correto, é possível atrair mais clientes, gerar impacto na internet, e assim sucessivamente.

Um marketing bem aplicado nas redes sociais, por exemplo, faz com que a marca seja sempre lembrada, ou seja, se torna uma marca com autoridade no mercado. Sendo assim, você pode investir em marketing digital para gerar vantagem competitiva para sua empresa. 

Para isso é indicado que as estratégias englobam redes sociais e a produção de conteúdo no blog do seu negócio. Logo, ocorre maior tráfego orgânico e gerando mais vendas por meio dos principais canais de busca, como o Google. Ou seja, a marca será sempre lembrada em uma decisão de compra, devido ao seu diferencial competitivo conquistado com as estratégias de marketing digital. 

Conclusão

Ter uma marca sempre lembrada pelos consumidores é o desejo de muitos gestores. Isso é possível ao obter a vantagem competitiva, haja vista que a marca garante um diferencial, ou seja, é algo que outra empresa concorrente não oferece.

Quando uma organização tem um diferencial, ela garante resultados mais atrativos. De maneira geral, qualquer empresa pode gerar vantagem competitiva para gerar valor ao seu público, além de permitir um maior conhecimento a sua própria marca.

Portanto, é importante ter um diferencial para atender as exigências básicas dos clientes e gerar valor para o negócio, como para o público-alvo. Assim, será possível atrair melhores resultados, seja por meio do atendimento, baixo custo em produção e a diferenciação do produto.

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By |2022-05-02T09:52:35-03:002 de maio de 2022 |Dicas, Gestão|

Sobre o autor:

Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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