Uma marca consolidada, se projeta no mercado através dos anos, independentemente dos concorrentes. É isso que o branding para indústrias proporciona! A gestão de marca de qualidade se mantém viva na memória do consumidor. Para conseguir este sucesso é preciso definir bem os conceitos da empresa: missão, visão e valores. 

O branding  é uma ferramenta de gerenciamento de marca essencial para ter estratégias bem projetadas para apresentar uma boa qualidade ao público, assim como obter destaque no mercado. 

As diretrizes estratégicas do branding são: identidade (tanto verbal quanto visual), slogan, posicionamento, logotipo, tipografia e regras para definir a forma como a indústria se apresenta para o mundo exterior.

Sendo assim,  fundamental para tomar decisões estratégicas a respeito de como a marca quer se apresentar, quais elementos visuais usará, tom de voz e como irá se comunicar com clientes potenciais. 

A marca/empresa/indústria não é apenas uma imagem, mas toda a identidade que envolve um produto ou serviço. É uma ação desenvolvida com conglomerado de elementos visuais, mensagens e percepções criadas para os público alvo.

Através do branding, os consumidores passam a conhecer os valores e a finalidade da empresa, que normalmente estão associados aos produtos. 

Não só o cliente tem benefícios através dessas ações, mas o espectro empresarial. Todos os profissionais que atuam na indústria, aprenderão a comunicação da empresa e assim contribuirão para o crescimento do empreendimento. 


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Etapas fundamentais na construção do branding para indústrias

  • A identidade visual é um conjunto de elementos que ajudam a criar o reconhecimento e a percepção da marca no mercado consumidor. Portanto, a identidade visual é muito mais do que um logotipo – adapta e acentua o visual da marca de acordo com os valores do setor.
  • É importante que cada indústria tenha um manual de marca para listar todos os elementos que podem ser utilizados, como cores, logotipos, aplicações apropriadas, tom de voz, entre outros. Estas diretrizes estratégicas são mantidas em todos os setores que envolvem a indústria.
  • A definição de um posicionamento é um passo importante na construção da marca e como essas características transmitem uma visão mais humanizada. A indústria pode se concentrar na sustentabilidade, tecnologia, segurança, inovação, entre outras ideias.
  • O tom de voz da marca é a forma de comunicação com o público alvo, ou seja, é necessário escolher como a indústria irá se portar frente ao ramo – de forma formal ou informal.

Benefícios 

  • Ganhe destaque entre os concorrentes;
  • Construa uma marca com propósito e personalidade;
  • Construa a confiança do público alvo;
  • Aumente a presença digital da empresa frente ao mercado;
  • Melhorar a visibilidade no ramo industrial;
  • Entre outros benefícios.

 

Uma das grandes sacadas de marketing sobre a construção de uma marca é como ela pode ser multifacetada. Sempre há espaço para inovar e experimentar coisas novas sem ter a necessidade de seguir uma  definição estática.

Essa é uma das razões pelas quais as indústrias se renovam constantemente, mas sem perder a essência e seus valores.

A BDDB.ag é uma agência de design com foco em gestão de marca, branding estratégico e presença digital – presta consultoria e projetos para diversas marcas nacionais e internacionais.

Além de criar grandes nomes, marcas, materiais didáticos, gerenciar projetos de comunicação visual e wayfinding, desenvolvimento do site, entre outras inúmeras atividades.

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