Se a primeira impressão é a que fica, então é fundamental que o contato inicial do cliente com a sua empresa seja uma experiência positiva, marcante e inesquecível, para que ele se sinta acolhido e confiante de que irá receber um bom serviço.

Em grande parte das vezes, o agendamento do horário de atendimento é a porta de entrada da pessoa junto ao seu negócio. Por essa razão, cumprir essa primeira tarefa de maneira impecável rende pontos importantes na avaliação do cliente.

Nos dias atuais, softwares de agendamento online já se apresentam como soluções importantes para manter em alta o relacionamento com os clientes, tendo ainda a vantagem adicional de proporcionar mais economia, eficiência e produtividade à sua empresa.

Neste artigo, vamos mostrar os benefícios que a agenda online traz para o seu negócio, ao mesmo tempo em que oferece maior comodidade e tranquilidade aos clientes.

O que é a agenda online?

Otimizar o tempo e utilizar de maneira mais racional e produtiva os recursos humanos e de equipamentos da empresa estão entre os principais objetivos de uma agenda online.

O agendamento de horários para atendimento aos clientes acontece de maneira automatizada. Dessa forma, não há a necessidade de alocar um colaborador para aquela tarefa específica, na qual ele passará o dia ao lado do telefone, anotando tudo em uma agenda de papel quando for demandado.

Portanto, fica fácil perceber que o sistema tradicional traz em si a limitação de concentrar informações como nome do cliente e horário de atendimento em um único documento físico, impedindo que sejam compartilhadas e estejam disponíveis em tempo real para os profissionais que necessitam delas para se planejar no tempo e realizar seu trabalho de maneira ordenada.

Por outro lado, a experiência do cliente também tem ganhos consideráveis. Ao utilizar o sistema em seu dispositivo pessoal (desktop, notebook, tablet ou smartphone), a pessoa tem acesso à agenda de atendimento da empresa, confere os dias e horários disponíveis e escolhe aquele que melhor se adequa à sua necessidade e disponibilidade.

Dessa forma, não precisa mais aguardar na linha para ser atendido. Muito menos corre o risco de ver o funcionário marcar seu atendimento para um horário diferente daquele definido na conversa telefônica, o que certamente traria muitos aborrecimentos no futuro.

Como a agenda online funciona?

Um software de agendamento online é planejado para atender toda e qualquer empresa que precisa agendar horários para realizar o atendimento de seus clientes. É o caso de clínicas e consultórios médicos e odontológicos, salões de beleza, barbearias etc.

As diferentes funcionalidades do aplicativo permitem que o cliente, através do sistema online, possa:

    • selecionar na agenda da empresa o melhor dia e horário para ser atendido;
    • escolher o profissional que irá prestar o atendimento;
    • receber uma mensagem de confirmação via e-mail, WhatsApp ou SMS com todas as informações importantes sobre o agendamento;
    • ter instruções de como proceder se tiver que cancelar e remarcar o atendimento;
    • receber uma mensagem de lembrete sobre o atendimento até 24 horas antes do horário marcado. 

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Quais são os benefícios que a agenda online proporciona?

Além das facilidades oferecidas aos clientes, a agenda online também traz diversas vantagens para as empresas que o utiliza. Confira!

Otimização de tarefas

Não é mais preciso ter um funcionário atuando no atendimento telefônico, fazendo agendamentos e confirmações, uma vez que o sistema cuida integralmente dessas rotinas de maneira automatizada.

Esse profissional pode ser deslocado para outras atividades, valorizando ainda mais o seu potencial de trabalho.

Maior produtividade

Um software de agenda online elimina de vez a necessidade de o profissional interromper atendimentos ou outras tarefas importantes para atender ligações telefônicas de clientes que desejam fazer um agendamento.

O aumento de produtividade pode ser verificado até mesmo no caso de recepcionistas que acumulavam essa função. Com o sistema de agendamento automatizado, podem dedicar-se ao atendimento presencial de pessoas que visitam o estabelecimento, sem precisar interromper quando o telefone toca.

Redução de custos com telefonia

A automatização dos agendamentos traz uma imediata redução do uso do telefone e, consequentemente, dos custos com ligações, em especial quando são feitas chamadas para confirmar o atendimento para a data e horário previamente agendados ou, ainda, quando há a necessidade de remarcação.

Fidelização de clientes

Uma das principais vantagens que um sistema de agenda online proporciona é a melhora da experiência do cliente em relação ao estabelecimento com que ele se relaciona.

Ao deixar de ter dificuldades para agendar um horário de atendimento, a pessoa entende que a empresa prioriza a busca de maneiras de se relacionar melhor com ela.

Dessa forma, além de fortalecer seus laços de fidelidade por ter vivido uma experiência positiva, a tendência é que o cliente indique o local para familiares e amigos, pois se sente satisfeito com os serviços e valorizado como cliente.

Gerenciamento de clientes

Uma das funções do software de agendamento online é fazer o registro eletrônico de todas as pessoas agendadas e que frequentaram as dependências da empresa.

Com esses dados, é possível acompanhar de perto a jornada desses clientes, a fim de construir um atendimento ainda mais personalizado e, principalmente, aplicar estratégias de Marketing de Relacionamento.

Agendamento 24/7

A agenda online permite que a empresa esteja “aberta” 24 horas por dia, sete dias por semana, para realizar o agendamento de seus clientes.

Assim, a pessoa sente-se livre para agendar o atendimento no horário mais conveniente para ela, mesmo que seja à noite, finais de semana ou feriados, sem precisar esperar o horário comercial. 

Sua empresa já tem uma agenda online?

Ao planejar a implantação de um software de agendamento online, a empresa deve se cercar de todos os cuidados e escolher a solução que efetivamente esteja alinhada às suas necessidades.

Afinal, estamos falando de uma ferramenta cujo objetivo é fortalecer o relacionamento com os seus clientes.

O Simples Agenda é um software completo, que integra as funcionalidades de agendamento online com outras aplicações relacionadas à gestão empresarial do seu negócio, e que são especialmente úteis para empresas que atuam na área de prestação de serviços em geral.

Ao contratar o software, a empresa recebe do Simples Agenda um link personalizado para a sua marca específica, no formato https://nomedaempresa.simplesagenda.com.br.

Esse link deve ser enviado à sua base de clientes, para que eles tenham acesso à funcionalidade de agenda online nos seus dispositivos pessoais.

Além disso, a empresa pode divulgar o link em seu site, redes sociais e aplicativos de mensagens, aumentando o alcance da divulgação

O Simples Agenda é um sistema 100% online, com armazenamento em nuvem de todos os dados e informações, com interface intuitiva e muito fácil de ser usada.