//Crescimento exponencial: o que é e como ter na sua empresa?

Crescimento exponencial: o que é e como ter na sua empresa?

Decerto que o crescimento exponencial de uma empresa não é tão comentado no dia a dia. Muitos colaboradores e até mesmo os gestores não se aprofundam nesse tema, e pode não parecer, mas até o fim deste artigo você vai entender a importância desse conceito para qualquer negócio.

Se você é um empreendedor (desde uma fabricante de datador automático a vendedores de sacolas, por exemplo), é fundamental saber tudo sobre o conceito de negócios exponenciais, pois na atualidade isso é tendência para ter uma empresa consolidada no seu mercado.

O assunto é tema de estudos aplicados por especialistas em negócios, como José Paulo, um dos maiores empresários no ramo da tecnologia na América Latina, que afirma que o conceito de exponencial revela um novo caminho para as organizações terem crescimento no mercado atual. 

Quer saber o que é crescimento exponencial e como aplicar esse conceito de negócio na sua empresa? Então continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Neste artigo você vai encontrar: 

O que é crescimento exponencial?

O crescimento exponencial de uma empresa significa ter a capacidade de multiplicar seus resultados em determinado período, em outras palavras, é quando ocorre o crescimento inicial gradual, logo, ocorre o crescimento “fora da curva”.

A ideia de crescimento exponencial surgiu com Salim Ismail e outros pesquisadores que escreveram o livro “Organizações Exponenciais”. Para eles, empresas assim conseguem inspirar pessoas, transformar o status quo e ter um retorno financeiro saudável.

Crescer exponencialmente é, portanto, quando a taxa de crescimento de um valor não  segue uma constante fixa, por isso pode ser duplicada e assim sucessivamente.

Isso significa que ter uma organização exponencial é um dos conceitos que torna o seu negócio mais competitivo e, sem dúvidas, em outro patamar. Afinal, à medida da quantidade do crescimento, também aumenta a taxa em que ela cresce, por isso é considerada uma matemática incontrolável visto que um número específico é multiplicado diariamente por um valor constante, de forma que cresce rapidamente. 

Mas não pense que construir um negócio exponencial é algo simples. A verdade é que, para conquistar esse objetivo, é preciso muita dedicação e, principalmente, constância. Além disso, aprender com os erros cometidos na sua empresa, inclusive os erros daqueles negócios que não deram certo, é fundamental para crescer exponencialmente.

As vantagens de construir negócios exponenciais

Antes de citarmos as vantagens do conceito de negócios exponencias, é importante se questionar sobre alguns fatores na sua empresa para compreender os motivos para construir um empreendimento fora da curva.

Hoje, o que é preciso para ter sucesso no mercado? O que falta para a sua empresa ter bons resultados tanto internos, quanto externos? Aliás, como está a liderança da sua organização?

Pois bem, para responder a essas perguntas é preciso entender que os negócios tradicionais possuem um crescimento linear. De maneira geral, isso se refere às empresas que possuem um crescimento gradativo, de grão em grão, por exemplo,  pois o número aumenta de forma estável.

E segundo um estudo realizado pela Endeavor Brasil, apenas 0,5% das empresas no Brasil adequam-se ao modelo de crescimento exponencial.

De acordo com esse resultado, podemos considerar que 0,5% dos negócios estão relativamente perdendo oportunidades, bem como ficando para trás, visto que não aderem ao modelo. Portanto, suas vantagens são:

  • Capacidade de inovação: as ExOs (organizações exponenciais, em inglês) se beneficiam do rápido crescimento da tecnologia, ou seja, usam a tecnologia a seu favor para conquistar de vez seu nicho desenvolvendo soluções rápidas e de menor custo que as empresas tradicionais;
  • Capacidade de escala: relacionando a comunicação,  as ExOs utilizam diversos parâmetros para oferecer opções customizadas para cada cliente que consome o serviço a fim de gerar engajamento com seu público.

Aliás, isso não quer dizer que os negócios lineares perdem o espaço para empresas exponenciais, contudo, o espaço é menor. Nesse sentido, as vantagens de ter ExOs é se diferenciar das empresas de crescimento linear, assim, eleva os resultados “fora da curva” e a organizações conquista um crescimento muito superior à média do mercado em geral, em curto espaço de tempo.  


Veja também:


Como ter um crescimento exponencial na sua empresa

As empresas que inovam e crescem fora da curva tradicional podem obter vantagens como, por exemplo, melhorar a comunicação e engajamento com clientes, faturamento, e muitos outros. Se você deseja ter crescimento exponencial na sua empresa, confira algumas dicas que separamos para te ajudar! Vamos lá?

1. Faça um modelo de negócio exponencial

Se engana quem pensa que para crescer incontrolavelmente não se necessita criar um modelo de negócio exponencial. 

Imagine que você tem uma empresa que oferece serviços de conserto de portão automático. Decerto que há uma metodologia antiga, logo, se deseja ter os resultados de crescimento exponencial, será necessário ter uma boa visão de organizações exponenciais.

De maneira simplificada, uma empresa tradicional que almeja crescer, mas demanda um crescimento de sua estrutura na mesma proporção, precisa encontrar um novo local, por exemplo, bem como contratar mais funcionários, investir em treinamentos e assim sucessivamente.

Ou seja, para construir negócios exponenciais é imprescindível ter disponibilidade de recursos e estrutura numa escala exponencial.

Uma dica importante para isso acontecer é criar uma gestão de projetos moderna e definir os padrões adequados para a expansão do empreendimento.

2. Acompanhe os indicadores de crescimento

De nada adianta pensar em crescimento fora da curva se você não acompanha os indicadores. Sem dúvida é uma das etapas indispensáveis para quem deseja aplicar esse conceito no empreendimento.

Os indicadores vão mostrar se os resultados almejados estão sendo conquistados, além de identificar o que precisa ser melhorado a fim de garantir o crescimento na sua empresa de modo exponencial.

Portanto, não deixe de acompanhar as métricas e os indicadores de crescimento, tais como:

Além disso, gerenciar os custos e o lucro é essencial, tendo em vista que são recursos que impactam na elevação de resultados da companhia. Afinal, para crescer, também é importante ter uma saúde financeira saudável para evitar riscos para seu negócio.

Ter uma empresa enxuta, por exemplo, é um dos processos para alcançar o sucesso e ter um empreendimento com resultados “fora da curva”.

3. Foque em contratações assertivas e em desenvolvimento de liderança

Para ter crescimento fora da curva, você precisa ter uma equipe motivada e produtiva, inclusive, alinhada com a cultura organizacional,  e isso vai depender da liderança.

Mas, antes disso, é importante ter atenção no momento de contratação dos profissionais que serão integrados na sua empresa, visto que toda organização é formada por seus colaboradores. Por isso, não só a contração, mas a liderança também influencia nos resultados.

Afinal, o comprometimento de todos da empresa, especialmente dos líderes e do CEO, permite que os resultados de crescimento exponencial sejam obtidos. Então, para ter uma contração eficaz e manter o alinhamento dos colaboradores com a liderança, é necessário definir um bom processo de recrutamento e seleção, considerando não só as experiências profissionais, mas sim considerar se os seus valores estão de acordo com a cultura organizacional.

4. Conte com a ajuda da tecnologia

É verdade que quanto mais pessoas talentosas na sua empresa, melhores serão os resultados. Isso porque os produtos e/ou serviços são oferecidos com qualidade e excelência, influenciando na satisfação do cliente e, consequentemente, na visibilidade da marca.

Por exemplo, você pode  executar estratégias de crescimento de modo eficaz, para proporcionar aos clientes os melhores serviços do mercado. Contudo, é possível usar a tecnologia a seu favor!

Com o uso das ferramentas tecnológicas, o seu negócio se mantém atualizado em meio às constantes mudanças, assim, não ficará para trás. Ou seja, existem ferramentas que podem automatizar os processos, tornando mais simples e até mesmo, contribuindo para a produtividade da equipe. Não só isso, como também pode melhorar o bem-estar dos colaboradores.

Isso não se aplica apenas para os processos produtivos, mas é válido para o setor de Recursos Humanos. O uso dos softwares, por exemplo, permite mapear o perfil comportamental, a fim de gerar uma análise preditiva do sucesso de um recrutamento. 

Nesse sentido, a tecnologia é um dos fatores que podem contribuir para o crescimento exponencial, devido à influência em tomadas de decisões assertivas.  Ao colocar essas dicas em prática, você pode tornar o negócio mais competitivo e obtendo resultados fora da curva!

Conclusão

O crescimento exponencial de uma empresa ocorre quando os resultados ocorrem fora da curva, ou seja, quando a empresa consegue multiplicar seus resultados em determinado período.

De modo geral, esse conceito pode tornar um negócio mais competitivo e muito superior às empresas tradicionais, que possuem crescimentos lineares.Mas para conseguir tornar uma organização exponencial, é preciso ter muita dedicação e persistência, tanto do CEO, quanto dos líderes e liderados.

Assim, com um projeto de crescimento bem definido, é possível conquistar o crescimento fora da curva e evitar riscos para o seu empreendimento. Portanto, terá um negócio com melhores resultados em faturamento, reconhecimento no mercado, e além de tudo, destaque em relação às empresas tradicionais no seu mercado.

Gostou do nosso conteúdo sobre crescimento exponencial? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas suas redes sociais!

By |2022-05-06T17:18:48-03:009 de maio de 2022 |Dicas|

Sobre o autor:

Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

Leave A Comment

Whatsapp Marketing para o Empreendedor Vendas no Instagram Vendas industriais e internet Vantagem Competitiva Tecnologia no Marketing