O Machine Learning integra as visões de Inteligência Artificial e de robôs em diferentes setores. Este conceito abriu caminho para conquistas tecnológicas e ferramentas que seriam impossíveis há alguns anos.

Resumidamente podemos dizer que o machine learning, trata-se de um sistema com relação direta ao uso da inteligência artificial (IA), que também é relacionado ao aprendizado de máquina.

Com o avanço da tecnologia, muitas ferramentas foram disponibilizadas para gerar mais facilidade e execução de tarefas, a fim de otimizar o tempo, aumentar a produtividade e reduzir erros.

Podemos dizer que, as novas tendências contribuem para auxiliar as empresas, principalmente no segmento industrial de cabine primária na produtividade, no gerenciamento da organização, além de facilitar o processo de compra do cliente.

E, o machine learning, é uma ferramenta tecnológica fundamental para realizar o aprendizado de computadores por meio de dados e experiências, ou seja, não há necessidade de realizar a programação de sistemas de modo manual. 

Por este motivo, no artigo de hoje vamos mostrar todas as particularidades, benefícios e formas de utilização do machine learning. Se interessou? Então não deixe de acompanhar até o final. 

Neste conteúdo você irá encontrar: 

O que é machine learning?

O machine learning é um termo abrangente para um conjunto de técnicas e ferramentas que ajudam os computadores a aprenderem e se adaptarem por conta própria. Os algoritmos inserem dados sem que eles sejam explicitamente programados para aquilo. 

Ao desenvolver um padrão, o algoritmo de Machine Learning prevê e executa tarefas exclusivamente com base no que foi metrificado e não em uma instrução predefinida. 

Isso é uma espécie de salva vidas, em vários casos em que a aplicação de algoritmos rígidos não é possível. 

Em outras palavras, o machine learning significa aprendizagem de máquina, sendo definido por uma ferramenta tecnológica que utiliza a inteligência artificial (IA).

Dessa maneira, é possível obter eficiência ao aplicar essa tecnologia para capacitar computadores para aprender por meio de experiências.

Dito isso, essa ferramenta está cada vez mais presentes no cotidiano como em tarefas empresariais, e até mesmo em serviços de brindes corporativos para contratação do trabalho com o uso da tecnologia.

Como funciona a tecnologia machine learning?

O machine learning pode ser definido como subcategoria de inteligência artificial, afinal, possui alta eficiência na análise de dados em grande volume, e auxilia as empresas em determinadas e identificadas fraudes, por exemplo. 

Imagine que você realiza aluguel de equipamentos de combate a incêndio. O machine learning é fundamental para analisar o mercado financeiro por meio de dados e ocasionar tomadas de decisões mais assertivas. 

E não é só isso, a ferramenta tem a capacidade de usar algoritmos para a coleta de dados e gerar aprendizado por meio deles e, consequentemente, ocasionar o processo de predição ou determinação.

Neste contexto, as máquinas são treinadas a partir de dados para realizar tarefas semelhantes às que são realizadas por seres humanos. 

Assim, o machine learning tem a capacidade de realizar: atendimento inteligente, reconhecimento de imagem, fácil e fala, entre diversos outros.

Isso é possível pois a ferramenta funciona com base nos algoritmos, que obtêm o aprendizado por meio de experiências. E, métodos estatísticos são utilizados a fim de alcançar o desempenho almejado.

Além disso, o fluxo do processo de aprendizagem do machine learning começa com a construção de um banco de dados, e a qualidade dos dados pode influenciar na resposta do sistema.

Onde utilizar? 

Uma das principais dúvidas que surgem ao falar de machine learning, é onde essa ferramenta pode ser utilizada? 

A resposta é simples, a utilização pode ser feita em qualquer empresa que deseja automatizar e aperfeiçoar seus processos. Abaixo separamos alguns dos principais meios onde o machine learning é integrado. Confira!

Recursos de mídia social

As plataformas de mídia social usam algoritmos e abordagens para criar alguns recursos atraentes. Por exemplo, o Facebook avisa e registra suas atividades, bate-papos, curtidas e comentários e o tempo que você gasta em tipos específicos de postagens. 

Este machine learning aprende com sua própria experiência e faz amigos e sugestões de páginas para o seu perfil, tudo isso se baseando nos seus interesses, interações e atividades recentes.  

Recomendações de produtos

A recomendação de produtos, por exemplo, é uma das mais populares e conhecidas quando falamos desta tecnologia. 

É algo extremamente avançado, usando as técnicas de aprendizado de máquina da maneira mais sutil e interessante. Quem nunca procurou por um sapato e surgiu, durante uma semana, vários tipos de sapatos em sua tela? 

Usando todas as ferramentas e linguagens, além de Inteligência Artificial, os sites rastreiam seu comportamento com base em suas compras anteriores, padrões de pesquisa e histórico de carrinho e, em seguida, expõem outros produtos com a mesma temática.


Veja também:


 

Reconhecimento de imagem

O reconhecimento de imagem, que é uma abordagem para catalogar e detectar um recurso ou um objeto na imagem digital, é uma das técnicas de aprendizado de máquina e IA mais significativas e notáveis. 

Ela está sendo adotada para análises posteriores, como reconhecimento de padrões, detecção e reconhecimento facial. 

Então, se falássemos para um cliente de dez anos atrás que estaríamos neste nível de interação, ele jamais acreditaria. Então, como gestor, esteja atento às novidades e saiba como inseri-las no seu negócio.

Benefícios 

As novas ferramentas tecnológicas trazem uma série de benefícios para as empresas. Abaixo separamos alguns pontos que o machine learning pode proporcionar ao seu negócio.

Aumento da produtividade

O machine learning pode substituir e automatizar vários dos processos internos que até pouco tempo atrás só poderiam ser desempenhados por seres humanos. 

Além disso, com a utilização de sistemas para realizar trabalhos que antes só eram feitos manualmente, os processos se tornam muito mais assertivos e otimizados. O que pode gerar lucros futuros para a empresa. 

Ao usar os principais recursos do machine learning, você evita que a equipe perca tempo com atividades que podem ser automatizadas, liberando os colaboradores para que trabalhem com projetos mais estratégicos e segmentados.  

Redução de custos

Toda vantagem tecnológica por si só gera uma redução de custos onde é utilizada. Além de elevar a produtividade da companhia, a aprendizagem de máquina também facilita a substituição de serviços prestados por fornecedores por soluções mais práticas. 

As soluções de machine learning são capazes de aumentar a lucratividade não apenas por reduzir custos, mas por aumentar consideravelmente a produtividade, em diversos sentidos, tornando os processos muitos mais ágeis e efetivos. 

Apresenta soluções

Os softwares são tão aprimorados que não só são capazes de oferecer soluções de problemas já existentes como conseguem fazer análise de risco, antecipando eventuais situações negativas. 

Possibilidades de acidentes, quedas de vendas, campanhas equivocadas, desvalorização da marca, entre inúmeros outros problemas, são identificáveis.

A depender da necessidade do gestor, as ferramentas podem se limitar a apresentar o cenário e suas respectivas soluções, assim como uma grande consultoria, só que muito mais aprimorada. 

Conclusão

Como vimos durante o conteúdo, para que uma empresa tenha vantagem competitiva e se destaque no mercado atual, é necessário ter ferramentas tecnológicas que façam isso ser possível. 

Neste cenário, machine learning entra como uma solução capaz de fazer com que o processo se torne mais fácil.

Para usufruir de todos os benefícios do machine learning, é fundamental contar com especialistas nos algoritmos da tecnologia e equipe que entenda todos os processos da empresa. 

Dessa forma, é possível garantir que o uso do machine learning seja assertivo e se torne um diferencial para o seu negócio.

Agora que você já sabe o que é machine learning e como essa tecnologia funciona, que tal investir no seu negócio e conquistar os melhores resultados? 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados