Verificar a lista de e-mails é, para todos os negócios ou trabalhadores autônomos que desejam se posicionar bem na internet, absolutamente fundamental. No entanto, por ser um meio de comunicação digital, é necessário dedicar-se e buscar soluções adequadas para as especificidades do seu empreendimento.

Por analogia, não são apenas os empreendedores e especialistas que afirmam essa relevância, à medida que os números falam por si: são mais de 4 bilhões de pessoas utilizando diariamente seus e-mails em todo o mundo.

Ainda que isso abra imensas portas a novas formas de comunicações externas para o seu negócio, também demanda assertividade das ações independentes e remotas. Da mesma forma, esses cuidados são imprescindíveis para obter sucesso em uma das mais promissoras estratégias no mundo digital.

Veja, em seguida, alguns dos principais pontos de importância acerca de verificação de e-mails através de ferramentas como o Verificador de E-mail do SendPulse.

Melhore as experiências dos clientes

As quedas na entregabilidade geram problemas vinculados diretamente à experiência de cada cliente. Assim como, ao considerar as mensagens como SPAM, o provedor as direciona ao lixo eletrônico, acessar os conteúdos fica mais difícil, inclusive para contatos que realmente se interessam pelas suas comunicações.

Conforme amplamente sabido, muitos não conferem se as suas respectivas caixas de SPAM filtraram algo relevante, deletando essas mensagens sem, pelo menos, abri-las. Em segundo lugar, sua empresa deixará de estabelecer relacionamentos com consumidores potenciais e terá um decréscimo em termos de reputação.

Enfim, os clientes também podem ser prejudicados, à medida que deixam de acessar informações que eles mesmos pediram para receber. Antes de tudo, a verificação da lista de e-mails permite remover quem não quer mais receber suas mensagens.

Porquanto todos os e-mails devam oferecer a alternativa de descadastramento, é possível evitar contatos insatisfeitos, qualificando a base de relacionamentos e investindo somente nas pessoas que, efetivamente, necessitam dos seus conteúdos.

Mantenha a sua lista higienizada

Não apenas a experiência do cliente deve ser levada em consideração: muitos dados utilizados ao montar a sua lista sofrem mudanças com o passar do tempo. Anteriormente à verificação, algumas pessoas podem ter mudado de endereço corporativo ou trocado de emprego.

Então, é preciso levar em consideração, também, aquelas que apenas trocaram os provedores do serviço. Pelo contrário, essas situações são bastante comuns e, na prática, inevitáveis.

É indispensável saber como lidar com elas do melhor modo possível. Ao passo que é justamente nesse ponto que a higienização da lista de e-mails se mostra fundamental.

Além disso, essa prática pode ser entendida como a revisão periódica dos contatos existentes, removendo os endereços que estão inativos ou que não querem mais receber os seus conteúdos. Aliás, isso é fundamental para impedir a manifestação de incontáveis problemas para a sua organização.

Fique atento à forma da escrita

Uma vez que a forma pela qual os e-mails são escritos representa um aspecto importante, tenha sempre em mente a necessidade de “humanizar” as suas mensagens, mesmo quando mandar e-mails a milhares de destinatários.

Nesse ínterim, crie conversas, ouça, inspire e dê bons conteúdos para os seus contatos de e-mails. Em princípio, isso permite a criação de uma lista altamente responsiva.

Salvo em ocasiões especiais, é indicado realizar, em um dado momento, algumas pesquisas, perguntando para os contatos o que eles querem. A saber, uma boa dica é fazer pesquisas trimestrais, embora você possa fazê-las com mais frequência, dependendo das suas necessidades de negócio.

Seja como for, lembre-se de:

  • Identificar as objeções;
  • Utilizar as respostas para criar produtos e/ou serviços estratégicos para se consolidar como autoridade em seu segmento;
  • Responder às dúvidas mais frequentes dos seus prospectos;
  • Empregar argumentos relevantes, capazes de superar as eventuais objeções.

Evite impactos negativos nas taxas de entrega

A propósito, os provedores determinam, a cada e-mail que foi enviado, se os domínios possuem má ou boa reputação. Em virtude disso, se a reputação for alta, as suas mensagens serão entregues nas caixas de entrada dos destinatários.

Ademais, quando a reputação é baixa, há maiores chances de que as comunicações sejam direcionadas aos lixos eletrônicos ou bloqueadas, sendo impedidas de chegarem aos seus contatos.

Contudo, um dos critérios mais utilizados para o cálculo da reputação pelos provedores consiste nas taxas de abertura. Acima de tudo, se a sua lista de e-mails tiver vários endereços inválidos, muitos não verão as suas mensagens. Bem como serão considerados SPAMS, a sua entregabilidade será severamente reduzida.

Considerações finais

Cumpre ressaltar, por fim, que se você deseja utilizar uma lista de e-mails que ficou, por algum tempo, inativa, deve tomar precauções adicionais. Nesse hiato, é quase certo que muitos dos e-mails não mais existam e, ainda, que muitas pessoas nem se lembrem de terem feito o seu cadastro.

Posto que, assim, a reputação de sua marca pode cair drasticamente e as campanhas podem ser canceladas, é altamente recomendável começar devagar. Em primeiro lugar, envie, por um bom tempo, somente conteúdos que gerem valor aos clientes, sem oferecer diretamente nenhum serviço e/ou produto.

Porque a ação de verificar a lista de e-mails permite conhecer precisamente a frequência, você saberá quem não tem recebido suas mensagens. Semelhantemente, esse indivíduo estranhará se, repentinamente, começar a ser bombardeado por informações. Ao verificar a lista de e-mails e notar que ela atingiu um maior nível de segurança, então, poderá retomar as suas estratégias de marketing.