Você já deve saber que a melhor forma de trazer novos consumidores e engajá-los com sua marca é por meio da produção de conteúdos relevantes, correto? Pensando assim, muitas empresas estão investindo em streaming de vídeo para fazer interações com seus clientes.
Ainda mais frente ao cenário de isolamento social que estamos vivenciando devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), o streaming de vídeo foi uma das maneiras encontradas para se comunicar com os consumidores.
Entretanto, essa ferramenta deve ser usada com cuidado e de forma adequada, visto que players que não rodam ou travam muito durante a exibição do vídeo podem acabar provocando o efeito reverso.
E ao invés de chamar novos clientes, acabar afastando-os. Dessa forma, para ajudar sua empresa a aderir à essa tecnologia, preparamos esse conteúdo, que visa ampliar o entendimento acerca do streaming de vídeo e como poderá utilizá-lo em seu site. Continue a leitura!
O que é streaming de vídeo
Trata-se de uma tecnologia que permite o envio, em tempo real, de dados e informações de mídia através da conexão com a internet. Sendo assim, possibilita que um determinando material seja assistido, sem que haja a necessidade de fazer download.
Como é o exemplo da Netflix, que é uma das maiores plataformas de streaming de vídeo, e lá é possível ter acesso aos conteúdos sem a necessidade de baixá-los, permitindo assim que pessoas em todo o mundo possam acessar e ter disponível ao vivo o conteúdo que desejam assistir.
Assim, utilizar essa tecnologia em seu site pode auxiliar nos resultados esperados quanto à interação com seus clientes, que não precisarão fazer download para acompanhar o que sua empresa disponibilizar. Veja algumas ideias do que pode ser feito com o streaming de vídeo no ambiente corporativo.
Disponibilizar conteúdos
Há pessoas que preferem ver um vídeo ou ouvir um áudio a ler um post em blog, por exemplo. Porque elas ao fazerem assim, consegue executar outras atividades enquanto se informam sobre um assunto. Portanto, pode ser utilizado o streaming para distribuir o conteúdo produzido pela sua empresa, de maneira que seus clientes possam ouvir, como um podcast.
Palestras online
Diante do cenário que estamos enfrentando, os eventos presenciais passaram a ser online, como uma medida de conter a propagação do coronavírus. Por isso, muitas instituições adotaram a realização de lives, cursos, palestras e treinamentos online, bem como a adoção do home office.
Assim, sua empresa pode gravar e em seguida disponibilizar o conteúdo através do streaming. Vocês disseminarão conhecimento e aplicando estratégias de marketing, podem gerar leads com as inscrições.
Transmitir eventos
Como já dito anteriormente, por meio do streaming de vídeo também é possível fazer a transmissão de eventos, cursos e outros. Até porque para pequenas empresas fazerem grandes eventos é algo mais complicado e exige grande investimento. Ao utilizar o streaming você consegue fazer a transmissão ao vivo e potencializa o alcance da sua marca, além do engajamento com seu público.
Como fazer o streaming de vídeo?
Separamos abaixo um passo a passo de como realizar streaming de vídeo na sua empresa. Para isso, você vai precisar:
- Ter bem claro e definido o objetivo do streaming, o que desejam transmitir e quem querem alcançar, se será a transmissão de uma palestra ou de um curso, por exemplo.
- Preparar os materiais e recursos necessários para a realização de um streaming no que tange a captação de áudio e vídeo, pois é necessário garantir a qualidade de imagem e som a fim de manter a audiência até o final. Até porque quem vai querer assistir um vídeo cuja imagem e áudio estão com baixa resolução, concorda?
- Ter cuidado ao contratar a empresa que vai fornecer o serviço de streaming, prezando sempre pela que oferecer um bom nível de qualidade e baixo delay.
- Dispor de uma conexão estável com a internet, a fim de extinguir possíveis oscilações na transmissão, principalmente quando for ao vivo.
Gostou de saber como funciona o streaming de vídeo e as maneiras que pode ser aplicado à sua empresa? Por meio dessa tecnologia os gestores têm obtido maior engajamento dos consumidores, alcance de marca e ampliam a comunicação com seus clientes.
Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.