//Planejamento e organização: 6 dicas para as vendas de fim de ano

Planejamento e organização: 6 dicas para as vendas de fim de ano

As vendas de fim de ano fazem parte do período sazonal, no qual a tendência é de que as empresas de qualquer segmento – B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer) – tenham alta nas vendas.

São um dos momentos em que os negócios devem estar preparados para receber a alta demanda de clientes que estão em busca de seus serviços e produtos. 

Para isso, planejar e organizar o empreendimento são os passos cruciais para permitir que os consumidores tenham satisfação desde o atendimento, até a qualidade do produto e pós-venda. 

Dito isso, se você ainda não preparou a sua indústria, e-commerce, comércio, dentre outros segmentos, saiba que chegou o momento de colocar algumas estratégias em prática para captar clientes e faturar no fim de ano. Continue a leitura e confira!

Neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:

Os impactos das vendas de fim de ano para o seu negócio

É quase impossível negar que, com as datas comemorativas no fim do ano, as vendas tendem a aumentar. Isso porque os números de consumidores aumentam em decorrência dos descontos aplicados na Black Friday, por exemplo, antes das vendas de Natal. 

Um exemplo disso é uma empresa que necessita adquirir serviços e/ ou produtos de outra empresa, que também procura por um preço acessível, pois isso impacta significativamente na redução de custos e, consequentemente, no aumento da lucratividade. Isso é excelente para qualquer negócio.

Poucos sabem, mas as vendas de fim de ano abrem oportunidades para uma marca conquistar mais clientes, e assim, bater metas de vendas. Dentre as oportunidades, podemos citar as seguintes: 

  • Aumentar o faturamento;
  • Obter lucro;
  • Investir em novas estratégias;
  • Garantir melhorias constantes;
  • Ter um público fiel à marca;
  • Se destacar em meio à concorrência acirrada;
  • Entre outros.

Por essas razões os impactos das datas comemorativas elevam o número de vendas no fim do ano, geram mais oportunidades para as empresas movimentarem seu estoque e, desse modo, se manterem ativa no mercado com a possibilidade de fazer novos investimentos e estratégias para impulsionar os resultados constantemente. 

A importância do planejamento e organização

Todo gestor pode estar se perguntando “como vender mais no fim de ano?”, além disso, como captar clientes e encantá-los para retornarem no ano seguinte? Já parou para pensar se isso é possível?

Afinal, fidelizar o consumidor é muito importante, pois de acordo com Philip Kotler, um grande visionário consultor de Marketing, manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.

Sendo assim, com essa frase que resultou em muitas pesquisas e análises, é válido considerar que, para a sua empresa conquistar os melhores resultados de maneira constante, é imprescindível estar preparado para as datas comemorativas com o intuito de fidelizar o público.

Como resultado de um bom planejamento e organização, a marca obtém uma boa gestão financeira, gestão de estoque, qualidade no atendimento, bem como mais eficiência na análise de feedback dos consumidores.

De fato, com a Black Friday, Natal, Ano Novo, entre outras datas sazonais, a probabilidade do seu negócio vender mais- independentemente do segmento de atuação – é muito maior. 

Consequentemente, é ideal saber administrar as vendas, ou seja, é importante ter foco em vender o seu produto desde que atenda todas as necessidades e expectativas do cliente para fidelizá-los.

Segunda a pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, o atendimento, foco no consumidor, entrega rápida, identificação com os valores da empresa, ações sustentáveis, são alguns dos fatores fundamentais para a realização de uma compra. 

Portanto, um bom planejamento pode ajudar o negócio a evitar problemas futuros, como, por exemplo, excesso de demanda – quando falta produto no estoque- ou queda de faturamento e lucratividade em decorrência do mau atendimento e experiência negativa do consumidor.

Como garantir o aumento das vendas de fim de ano?

Certamente se você chegou até aqui é porque busca soluções para o seu negócio ter uma boa performance na reta final do ano, não é mesmo?

Para o comércio varejista, indústria e prestadores de serviços de diversos segmentos, colocar estratégias em prática é fundamental para conquistar os objetivos traçados. 

Com os impactos das festas de fim de ano, a sua empresa pode ter resultados positivos ou negativos, isso vai depender do seu planejamento e organização. Pensando nisso, listamos 6 dicas logo abaixo para te ajudar a fazer uma gestão eficaz. Confira!

1. Estude a concorrência

Comparar o que uma empresa do mesmo segmento faz é mais que necessário na atualidade. E se restam dúvidas se esse processo faz parte de um bom planejamento e organização para as vendas do fim de ano, basta fazer os seguintes questionamentos:

  • O que a concorrência faz para vender mais no fim do ano?
  • Como outras empresas obtêm sucesso nas suas campanhas?
  • Por que os consumidores se fidelizam à marca do concorrente?
  • O que promovem a satisfação do público?
  • Qual é o diferencial competitivo dos meus concorrentes?

Esses são alguns de muitos questionamentos que levam você, como gestor, a planejar e organizar suas ações estratégicas para superar outras marcas reconhecidas no seu mercado. Além do mais, são determinantes para identificar fatores que podem ser melhorados para que, dessa maneira, a sua companhia eleve de patamar.

Faça pesquisas de mercado, acompanhe como os concorrentes atuam em sites, blogs, redes sociais e assim sucessivamente. Tenha essas informações como referências e, consequentemente, garanta o maior alcance de público e clientes fiéis.

2. Tenha uma boa gestão de estoque

A gestão de estoque é tão importante para o seu negócio, assim como um sistema de som ambiente é para o setor do comércio.

Até porque é praticamente irrelevante colocar táticas em prática para conquistar o público e não saber quais itens estão disponíveis no estoque. Em suma, isso poderá gerar a insatisfação do usuário e, como resultado, perder mais clientes.

Portanto, é muito importante ter uma gestão de estoque eficiente para as vendas de fim de ano, pois dessa maneira a empresa equilibra a oferta e demanda, evitando prejuízos e problemas futuros para a marca. 

3. Treine a equipe

O desempenho da equipe comercial é, basicamente, um dos fatores que impactam nos resultados de vendas, bem como nas finanças da empresa e reputação no mercado. Afinal, é um dos primeiros contatos que o utente obtém quando busca por mais informações sobre um produto específico.

Nesse sentido, é mais que necessário capacitar e treinar o time de vendas para atender a alta demanda, independente do seu segmento de atuação. Uma prestadora de serviço em manutenção de inversores de frequência, por exemplo, deve ter uma equipe preparada para atender demandas de clientes interessados neste serviço com desconto e, desse modo, promover a satisfação.

Acredite, o tempo de resposta e a qualidade do atendimento da sua equipe será determinante para o sucesso da marca na reta final do ano. Consequentemente, irá iniciar o ano com o “pé direito”. 

Vale lembrar que se a sua empresa contratar colaboradores temporários, será imprescindível alinhar todos os processos, bem como ressaltar a cultura organizacional e outros fatores para que sigam os mesmo objetivos da marca.


Veja também:


 

4. Atenção à pós-venda

Outro ponto importante no planejamento e organização para as vendas de fim de ano é preparar a equipe para o pós-venda. Até porque de nada adianta ter uma equipe de alta performance, que oferece um atendimento de qualidade antes de fechar negócios, por exemplo, mas não investir em um pós-venda eficiente.

Não pensar em atender o consumidor da maneira que ele merece fará a sua marca ficar para trás em relação à concorrência, além de não conquistar novos clientes devido aos feedbacks negativos obtidos.

Portanto, tenha foco em vendas antes mesmo de vender o seu produto, e após fazer negócios, entre em contato com o cliente para saber sua opinião sobre o produto, atendimento, entre outros fatores.

Assim, ajudará a sua marca a se destacar, tendo em vista que vai identificar pontos de melhorias, além de fazer o consumidor se sentir especial para o seu negócio. Mas lembre-se de colocar as melhorias em prática ao receber feedback negativo do seu público!

5. Invista em campanhas que encante o seu público

Falar em vendas de fim de ano sem citar as campanhas de descontos é basicamente impossível. Por isso, anote esta tarefa: planejar e organizar a divulgação dos produtos e serviços, com descontos reais e atrativos para o seu público-alvo.

Ao colocar isso em prática, conquistará melhores resultados, pois uma vez que o gestor compreende com quem a sua marca fala e estreita o relacionamento com o usuário, fica mais fácil convertê-lo.

Criar cronogramas de publicações para blogs e redes sociais, por exemplo, também são importantes para as vendas na reta final do ano, inclusive, contribui para a otimização de tempo da equipe e melhora o controle dos resultados alcançados.

6. Analise os resultados

Por fim, mas não menos importante, faça a análise dos resultados obtidos na reta do ano. Pode não parecer, mas essa ação será muito eficiente para o crescimento da sua marca, visto que tudo o que foi alcançado e perdido, poderá ser melhorado no ano seguinte.

Em outras palavras, é a forma de evitar erros em um próximo evento como, por exemplo, não cometer o mesmo equívoco na Black Friday, evitando uma campanha que não trouxe bons retornos. 

Analisar os resultados desde a performance da equipe, vendas, totais de clientes fidelizados, novos consumidores, fazer um controle financeiro, entre outros, são ideais para saber se a sua marca está no caminho certo.

Conclusão

As vendas de fim de ano geram altas expectativas para a indústria e comércio, mas para ter sucesso nos resultados, é necessário um bom planejamento e organização. Com isso, é possível vender mais, ou melhor, ter a oportunidade de dominar o mercado de maneira constante.

Com uma performance positiva nas vendas da reta final do ano, a sua empresa pode elevar o patamar e, consequentemente, acarretar aumento no lucro e permitir novas oportunidades de negócios para o ano seguinte. Aliás, todo gestor deseja que o seu empreendimento comece o ano com o pé direito, não é verdade?

Para isso, coloque as estratégias em prática, pois com a análise da concorrência, gestão financeira e de estoque, ter uma equipe de alta performance para atender os clientes com o menor tempo de resposta e pós-venda eficiente, são os fatores primordiais para alcançar os objetivos do seu negócio.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe o post nas suas redes sociais!

By |2021-12-08T17:36:38-03:008 de dezembro de 2021 |Dicas|

Sobre o autor:

Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

Leave A Comment

Whatsapp Marketing para o Empreendedor Vendas no Instagram Vendas industriais e internet Vantagem Competitiva Tecnologia no Marketing