Quando falamos em transformação digital, certamente, o primeiro pensamento é a tecnologia, e isso já é uma realidade nas empresas. Com as mudanças tecnológicas que influenciam no aumento da produtividade da rotina organizacional, há mais facilidade e otimização de tempo, aumentando as oportunidades para o sucesso do negócio.

Hoje, as companhias que não investem em transformação digital e não se adaptam às mudanças tecnológicas, tendem a ter maiores problemas e consequências. 

Se você não sabe o porquê o seu negócio deve investir na transformação digital, continue a leitura e confira os seguintes tópicos:

O que é transformação digital?

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A transformação tecnologica, basicamente, é um modo de aperfeiçoar o negócio. Resumidamente o conceito é substituir completamente os processos manuais, pelas mais recentes alternativas digitais. Atualmente, diversas agências de marketing digital e startups estão adotando esse modelo de negócio como forma de se destacar no mercado.

Isso porque prevê o uso de tecnologias para o aperfeiçoamento da empresa, relacionando todos os aspectos da companhia. Por isso, se torna uma estratégia indispensável nas empresas devido a digitalização dos processos e de toda gestão.  

Se você é gestor de uma empresa de lacre de segurança, por exemplo, é imprescindível investir na transformação digital para garantir melhores resultados por meio das tecnologias utilizadas. Afinal, migrará o negócio para o ambiente digital e, consequentemente, influencia na sua infraestrutura e em novas soluções para os seus consumidores. 

Por que investir em transformação digital?

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Falar em avanço tecnológico e transformação digital, mas não considerar as razões para investir nas empresas, é praticamente impossível. Aliás, se ainda restam dúvidas sobre o porquê a sua empresa precisa desse processo, você está no lugar certo! 

Pois, ao conhecer os benefícios dessa transformação no seu negócio, certamente estará propício a aderir resultados positivos.

Dito isso, você pode garantir para a sua empresa os seguintes benefícios:

  • Criar novos processos e produtos;
  • Gerar insights;
  • Encontrar oportunidades de mercado;
  • Reduzir custos;
  • Conquistar clientes;
  • Entre outros.

Como resultado do investimento em soluções tecnológicas, maiores serão as chances da empresa gerar vantagem competitiva. Não à toa, pois os hábitos de compra dos consumidores também mudam constantemente, junto com a tecnologia.

Ou seja, os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando os melhores serviços e soluções inovadoras. Por isso, se você atua com luminária de emergência, por exemplo, e investe em chatbot na sua plataforma, é preciso fazer mais do que isso.

De modo resumido, é necessário pensar no cliente, na experiência do consumidor, a fim de garantir melhores resultados. Isso tudo será possível ao digitalizar seu negócio. Confira o tópico abaixo e entenda!

A digitalização do negócio e a influência nos resultados

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Pensar em implementar soluções modernas em uma empresa é fundamental, mas também se torna imprescindível conhecer os objetivos de inovação nas empresas.

Nesse sentido, digitalizar o negócio é necessário na atualidade para garantir resultados escaláveis, ou seja, manter a longevidade no mercado, obter vantagem competitiva e assim sucessivamente. 

Esses fatores são determinantes para permitir processos eficientes na organização, bem como promover uma experiência do cliente positiva com a marca. Assim, influencia significativamente no ambiente interno. Algumas delas são:

  • Otimizar e acelerar processos;
  • Segurança de dados e informações;
  • Facilitar a rotina organizacional.

De acordo com uma pesquisa realizada mundialmente pela CIO, em meio à pandemia da Covid-19, 37% dos CEOs tinham como prioridade a implantação de um programa de transformação digital em suas organizações. 

E o que isso significa?

Basicamente, podemos considerar que, se um gestor quer manter a empresa ativa, ele vai investir nos processos digitais. Devido à pandemia, muitos negócios foram afetados e, consequentemente, novos investimentos e inovações foram necessários.

Portanto, para manter uma marca competitiva, é fundamental se adaptar continuamente às mudanças do mercado e dos consumidores.

4 motivos para implementar a transformação digital

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Após saber que ao digitalizar o seu negócio pode influenciar nos resultados, está na hora de conferir os principais motivos para investir na transformação digital. Ficou curioso? Então, veja a seguir!

1. Insights

Os insights são determinantes para as empresas, isso porque possibilita uma compreensão intuitiva precisa e profunda. Logo, ao implementar a transformação digital na empresa, aumenta a capacidade de encontrar a solução de um problema ou situação com os clientes, por exemplo.

Considerando que a transformação digital nas empresas modifica e atualiza as interações com o usuário, a marca revê suas ações de contato com os clientes e, dessa maneira, obtém insights sobre sua base. Consequentemente, define táticas de sucesso para maximizar os resultados.

2. Reduz os custos

Implementar a transformação digital em seu negócio é um passo importante não só para garantir a longevidade da marca, mas sim para ter processos automatizados e com a capacidade de reduzir os gastos.

De modo geral, ocorre o aumento da produtividade e, principalmente, melhorias nos processos e produtos ofertados.


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3. Influência em tomada de decisões assertivas

Tomada de decisões são necessárias para o funcionamento de um negócio, porém, muitas das vezes a decisão pode não ser tão assertiva. Ao investir na inovação digital, a empresa se adapta às mudanças e, desse modo, compreende da melhor forma o comportamento dos consumidores.

Assim sendo, toda decisão é tomada baseada em insights e objetivos, promovendo os melhores resultados por meio das ferramentas tecnológicas, tais como ERP e CRM. 

4. Melhora a experiência dos consumidores

Por fim, mas não menos importante, é que a inovação digital nas empresas melhoram a experiência do cliente

Afinal, com os insight e tomadas decisões estratégicas, é possível pensar no cliente, como, por exemplo, em atender suas necessidades e satisfações até a entrega final do produto ou serviço. 

Com as ferramentas tecnológicas, você pode acompanhar as mudanças do comportamento do consumidor e antecipar suas ações, por isso, influencia em uma percepção positiva do negócio.

Como implementar a transformação digital?

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Conferiu os motivos para investir em transformação digital no seu negócio e deseja começar a implementar? Isso é excelente!

Para isso, será necessário pensar na estrutura organizacional, experimentação e jornada do cliente. Afinal, segundo a McKinsey, as empresas brasileiras que lideram a transformação digital no país se focam nesses 3 fatores.

Outro passo importante para a implementação da tecnologia, são os investimentos em plataformas digitais, além de outras ferramentas. Esses processos serão essenciais para aprimorar o atendimento ao cliente e melhorar a comunicação.

Ou seja, você precisa adotar as ferramentas digitais, além de implementar tecnologias para o serviço de autoatendimento. Assim, com as informações mais acessíveis em toda a organização, melhoram a experiência do cliente e até mesmo dos colaboradores.

Conclusão

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A transformação digital não é mais uma alternativa para os gestores, ou seja, se tornou uma realidade e é indispensável para quem busca ter mais do que um diferencial no mercado. 

Com a inovação digital e soluções modernas, empresas B2B, B2C, entre outros modelos de negócios, podem e devem implementar a digitalização no negócio a fim de alavancar os resultados.

Isso permite benefícios como a redução de custos, aumentar a produtividade, conquistar mais clientes, melhorar os processos organizacionais, bem como a experiência do cliente e assim sucessivamente. Afinal, a transformação digital abrange a cultura da tecnologia na rotina da companhia a fim de modificar os processos e mantê-los atualizados.

Sendo assim, os insights são gerados e, consequentemente, surgem oportunidades de sucesso para o seu negócio.

Então, o que está esperando para implementar as estratégias de inovação na sua empresa? Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais e deixe o seu comentário!

About the Author: Thais Teixeira

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Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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