Um desafio em comum entre as construtoras é otimizar os processos de uma construção, seja uma casa própria, espaço comercial, escritório, ou qualquer outro tipo de obra.

No entanto, com as novas tecnologias, já é possível conseguir proporcionar mais praticidade em diversos momentos da obra. Uma dessas soluções é a laje pré moldada.

Afinal de contas, uma das vantagens mais visíveis desse recurso é que, quando comparada a outras modalidades de lajes, a versão da laje pré moldada acaba se tornando muito mais econômica, além de, é claro, ter uma estrutura mais simples e dinâmica para a instalação da determinada construção.

Sendo assim, quando o assunto é iniciar ou desenvolver uma construção, a laje pré moldada está entre uma das maiores tendências para aprimorar a otimização e a praticidade dos processos.

Pensando nisso, nós elaboramos este artigo para explicar com mais detalhes sobre o que é a laje pré-moldada, quais são os seus diferentes tipos e quais as principais vantagens em utilizá-la em sua obra. Continue lendo:

O que é a laje pré moldada?

A laje pré moldada, também conhecida como laje pré fabricada, são estruturas laminares utilizadas como cobertura ou forro de uma edificação.

A estrutura da laje pré moldada é obtida a partir de processos industriais e, como resultado, ela costuma apresentar uma montagem unidimensional, uma vez que os moldes de sua construção também são pré-fabricados.

As lajes pré-moldadas são formadas por vigotas de concreto, vigas e blocos conhecidos como lajotas ou tavelas. A intercalação desses recursos formam a laje pré-moldada.

Além disso, para quem atua no ramo de construção civil, a laje pré-moldada também se tornou cada vez mais conhecida devido a sua grande versatilidade e praticidade.

Quais são os tipos de laje pré moldada?

Veja abaixo quais são os tipos mais comuns de laje pré moldada. Vale lembrar que cada uma delas possuem uma determinada finalidade:

Laje pré moldada treliçada com lajota

A laje com lajota é um dos modelos mais usuais, uma vez que funciona em vãos amplos. Nessa modalidade de laje, as vigotas (pequenas vigas) de concreto servem de apoio para a lajota.

Laje de isopor

A laje pré moldada treliçada com isopor (EPS), apresenta uma estrutura mais leve e de fácil montagem, auxiliando também no aperfeiçoamento do isolamento acústico e térmico do imóvel.

Laje alveolar

Já a laje pré moldada alveolar é construída por meio de painéis de concreto protendido vazado, que por sua vez apresenta mais resistência a compressão. 

Esse tipo de laje é muito utilizada em construções de grande porte, como espaços comerciais, supermercados, shoppings, hospitais, entre outros estabelecimentos.

Quais as vantagens da laje pré moldada?

A laje pré moldada é um material que garante mais resistência e regularidade dimensional das peças (por ser padronizada).

Além do seu processo de instalação é simples, o término de um projeto de construção civil também pode ser mais rápido e otimizado.

A montagem da laje pré moldada também dispensa qualquer tipo de acúmulo e desperdício residual no canteiro de obra, o que é considerado mais sustentável para a empresa.

Por fim, a laje pré moldada também oferece um menor custo de aquisição, se comparado a outros tipos de lajes. Com ela, é possível garantir a rapidez e praticidade na sua construção e atingir o sucesso do seu negócio!

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados