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A indústria é o segmento mais importante da produção humana nas últimas décadas. Sem ela praticamente não existiria comércio, ou se existisse, seria muito diferente do que estamos acostumados nos dias de hoje.
A indústria para aumentar sua lucratividade precisa buscar mais clientes, e o cliente da indústria, é diferente do cliente do varejo, pois em suma a indústria procura um CNPJ para venda, enquanto o varejo procura um CPF.
Logo a indústria precisa realizar uma série de estratégias para alcançar o seu cliente como, por exemplo:
- Aumentar os níveis produtivas;
- Se adequar a necessidade do mercado;
- Alterar as formas produtivas;
- Buscar parcerias e inovações;
- Encontrar inovações de marketing;
- Entre outros.
Por este motivo, no artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre como aumentar as vendas de produtos industriais. Se interessou? Então venha conosco e acompanhe a leitura até o final.
O marketing B2B
Não tem como se aprofundar nesse tema sem falarmos do marketing B2B, conhecido também como marketing business to business.
Essa ferramenta de marketing é indicada para indústrias que buscam aumentar o reconhecimento no mercado. Logo, se você possui uma indústria que trabalha com manutenção de inversores de frequencia, por exemplo, o marketing b2b oferece uma série de formas de aumentar suas vendas dos seus serviços, melhora sua propaganda e flexibilizar a captura de clientes e parcerias no setor industrial.
Principais fatores sucesso
As vendas na indústria contam com algumas especificidades, que podem tornar o processo comercial bastante complicado. Principalmente porque a produção, na maior parte das vezes, não é sob demanda, o que pode resultar em estoque parado se as expectativas não forem atingidas.
Ter uma regularidade previsível é fundamental e, para isso, as empresas precisam investir em um processo de geração e qualificação de leads. Abaixo separamos algumas dicas essenciais que podem facilitar esse processo. Confira!
Construa o método de abordagem
A abordagem é uma etapa muito importante do processo de vendas e, por isso, não deve ser baseada apenas no feeling do vendedor. É preciso usar algumas técnicas para atingir resultados rápidos e efetivos, especialmente quando falamos na qualificação de leads do setor industrial.
O pré-vendedor não deve, de maneira alguma, tentar vender o produto ao lead. Sua função é conduzir a abordagem de modo a conseguir os dados necessários do prospect para identificar se ele está em momento de compra e também despertar seu interesse para a solução que será oferecida.
Caso o contato seja quente, ele passará para o vendedor, que dará as explicações técnicas e finalizará o negócio.
Também é recomendado definir com antecedência qual será o tempo médio entre um contato e outro e a partir de quantas ligações sem sucesso o lead poderá ser descartado. Todo esse processo faz parte da construção do método de abordagem.
Tenha um site responsivo
Muitas empresas do setor industrial acreditam que não precisam focar investimentos na área digital, o que é um grande erro.
É preciso ter em mente que seu cliente, por mais que seja uma outra empresa, é gerenciada por uma pessoa que normalmente busca dentro da web, as empresas do qual tem interesse em fazer parceria.
Um site responsivo é aquele adaptado para receber o acesso de dispositivos móveis (tablet e smartphone), com velocidade, precisão de plugins e alta resolução e isso flexibiliza o encontro da indústria com seu público-alvo.
Se você tem uma empresa especializada em vendas de produtos industriais, lembre-se que trabalhar em um site responsivo é como trabalhar com a fachada de sua empresa.
Para chamar a atenção do cliente que passa, ela precisa ser bonita, moderna e mostrar relevância. Invista nisso e tenha uma excelente ferramenta para aumentar a produção de sua empresa.
Crie seu próprio banco de dados
Os ativos mais importantes nos dias atuais são os dados. Por meio deles, é possível identificar com mais facilidade os potenciais clientes, construir abordagens e saber onde é melhor divulgar seu produto ou serviço. Como resultado, você terá uma estratégia de vendas muito mais assertiva.
Ter um banco de dados sobre o seu nicho de mercado é o primeiro passo para quem deseja ter sucesso no processo comercial. No entanto, é preciso ter cuidado nesta hora, uma alternativa para uma base de dados é a compra de listas como uma opção para gerar leads em escala, de acordo com seu ICP (Ideal Customer Profile).
Porém, muitas vezes esses contatos estão incompletos ou sem a segmentação necessária. Nesse caso, é bem importante contar com uma pré-venda para fazer a devida qualificação desses leads.
Principalmente quando falamos das vendas na indústria, um mercado bastante específico, que necessita de listas próprias e bem segmentadas. Algumas fontes para coletar dados dos leads são: plataformas de dados para prospecção, listas de associações, mailing de eventos e ações de marketing digital.
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Administre um blog
Os blogs industriais estão em alta no mercado. Com ele você pode apresentar melhor sua empresa através com textos, imagens de alta resolução, vídeo e releases de feiras e eventos no segmento, se tornando uma excelente ferramenta para se destacar.
Além do mais, os blogs são excelentes ferramentas para aumento de relevância nos mecanismos de busca. Quando uma empresa produz conteúdo, o Google qualifica como influente no segmento e isso é uma excelente ferramenta para que os setores industriais aumentem o reconhecimento da marca e consequentemente suas parcerias corporativas e de produção.
Invista no seu maquinário
Sabemos que as máquinas da indústria são caras e uma substituição pode afetar consideravelmente o orçamento anual, mas se você quer evoluir, esse é um passo que você precisa planejar.
Se você tem uma indústria especializada em fabricar batedeira industrial, por exemplo, analise bem quais dos maquinários estão precisando de reposição.
Muitas vezes, investir em um maquinário novo, por mais caro que ele seja, aumentará o índice produtivo, diminuirá os custos de mão de obra e vai melhorar a qualidade de produção.
Prepare-se para o aumento nas vendas
Realmente, não adianta vender mais se você não tiver como atender às novas demandas. Por este motivo, é fundamental que você prepare sua produção e seus estoques para poder de fato aumentar o faturamento.
Também é importante lembrar que, estoques em excesso representam um custo de capital empatado e podem esconder diversos problemas de gestão que podem acarretar em prejuízos.
Conclusão
Aumentar as vendas de produtos industriais não é uma tarefa fácil. Cada vez mais, os processos de compra e venda das empresas B2B estão ficando longos e complexos, afetando diretamente no sucesso do seu negócio.
Com isso, surge a necessidade de optar por estratégias que, antes, não eram tão utilizadas, mas que hoje, entregam grandes resultados.
O marketing industrial atrelado com ações assertivas, podem rapidamente trazer grandes resultados para o aumento de vendas do seu negócio, atraindo novos clientes e fidelizando aqueles que já fazem parte da sua base.
Agora que você sabe tudo sobre como aumentar a vendas de produtos industriais, que tal começar a colocar nossas dicas em prática?
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