Um dos principais assuntos que se tornou uma questão de prioridade no ramo industrial é a segurança do trabalho. Esse é um dos temas que merecem atenção, visto que, cada vez mais, os acidentes de trabalho no Brasil se tornam presentes. Mesmo com as medidas básicas de automatização na indústria, ainda é comum acontecer cerca de milhares de acidentes ocupacionais no ramo.

Uma pesquisa realizada pela Previdência Social, em 2016, realizou o registro de mais de 710 mil acidentes do trabalho no brasil. Além disso, o mesmo estudo também comprovou 2,8 mil acidentes e 15 mil sequelas permanentes ocorridos nos trabalhadores.

Sendo assim, podemos afirmar, com segurança, que investir na segurança industrial nunca é demais. Além de ser um processo obrigatório para a organização, a indústria que optar por não implementar todas as medidas de segurança no local pode enfrentar severos prejuízos.

E se você atua no ramo industrial, e quer saber como é possível ter mais segurança ao atuar em sua indústria, nós elaboramos este post e vamos te explicar sobre todos os detalhes do assunto. Continue nos acompanhando e vamos lá:

1. Implemente uma CIPA

Uma das principais formas de ter mais segurança em sua indústria é com a implementação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, mais conhecida apenas com as abreviações “CIPA”.

De forma básica, a CIPA diz respeito a um grupo criado por profissionais colaboradores da empresa, que por sua vez, se tornam responsáveis por prevenir determinados acidentes que ocorrem na indústria, além de criar ações e desenvolvê-las para mitigar todos os riscos de acidentes.

Os colaboradores que participam da CIPA trabalham de forma voluntária e autônoma, prezando pelo bem-estar de seus colegas trabalhadores.

Na prática, a CIPA tem como principal função monitorar o desenvolvimento de todas as medidas de segurança, além de facilitar e otimizar a comunicação entre a empresa e funcionário. A formação da CIPA é um processo que ocorre de forma obrigatória, de acordo com a NR-5.

2. Tenha um programa de saúde ocupacional

Mais uma maneira de implementar a segurança em sua indústria é com a criação de programas de saúde ocupacional. Os programas de saúde se tratam da inclusão de profissionais especializados que executam ações médicas com os colaboradores da sua indústria.

Para isso, é preciso trazer o uso de equipamentos específicos de saúde, ou até mesmo realizar exames periódicos, entre outros processos medicinais de necessidades. Essa é uma excelente maneira de cuidar e monitorar o bem-estar dos seus colaboradores.

3. Elimine as ameaças de acordo com o trabalho

Por fim, outra forma de implementar a segurança industrial é com processos e padrões que consigam mitigar os riscos. Nessa situação, estamos falando da aplicação de treinamentos de segurança, manutenções periódicas em todos os equipamentos da indústria, criação de manuais para a informatização dos processos, entre outros processos que auxiliem o aperfeiçoamento da segurança na companhia.

Com a implementação dessas dicas, é possível trazer mais segurança em sua indústria e se desenvolver no mercado com mais credibilidade!

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados