Com a evolução constante da tecnologia, estar atento às questões éticas é indispensável, principalmente quando se trata do marketing industrial, responsável por levar empresas de grande importância a seu público alvo, seja ele B2B ou B2C.

Neste artigo vamos entrar a fundo nos desafios enfrentados quando se trata de ética no uso de IA no marketing industrial, boa leitura!

Sobre desafios éticos e legais 

Sendo a principal responsável pela compressão de variados tipos de assuntos, a ética atua com a moral do certo ou errado, e quando se trata de seu uso junto a desafios legais, manter a atenção redobrada é indispensável. Os desafios abordados pela ética envolvem as orientações e comportamentos humanos, ou seja, agir com responsabilidade, respeitando o próximo.

Quando se trata de ética e IA, atentar-se aos princípios básicos é importante, pois a revolução do uso de inteligências artificiais causam consequências, seja usando-as para coisas positivas ou negativas. Portanto é ideal compreender como este tipo de tecnologia age perante a sociedade e seus mecanismos diários.

IA – Inteligencia Artificial

Os sistemas computacionais da IA (inteligência artificial) atuam reproduzindo aspectos da inteligência humana, pois são desenvolvidos para fornecer informações ou realizar tarefas de maneira automatizada e autônoma. Meio a tantas possibilidades as IA’s foram desenvolvidas para serem aplicadas em diversas funções como produção de texto, criação de imagens, otimizadores de tarefas, entre outros.


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A junção aplicada ao marketing Industrial

Quando se trata IA aplicada no marketing industrial, significa que os conceitos e barreiras podem ser superadas e melhor desenvolvidas para a aplicação no mercado com um nicho tão competitivo como o industrial. Desenvolver estratégias inteligentes é o caminho para o destaque, se iniciado com o uso das IA’ s junto a ática, aplicar este tipo de estratégia ao seu negócio de paleteira manual sem dúvida resultará em resultados significativos como:

Melhor análise de dados

Com o uso de IA é possível realizar análises de dados com grandes volumes de informações, como por exemplo dados de clientes ou detalhes de contabilidade, e com direcionamentos específicos, podendo assim, analisar padrões e tendências, como qual estratégia seu negócio de letreiro de led, por exemplo, deve tomar futuramente reduzindo os riscos de resultados negativos

Personalização de conteúdo

Diante de tantas possibilidades propostas com este tipo de tecnologia a personalização do marketing se torna mais acessível, expandindo os modelos, sejam eles para clientes ou empresas, incluindo também recomendações como e-mails, produtos e propagandas.

Automatização 

Empregando funções como disparo de e-mails e agendamentos de ligações ou até mesmo postagens em mídias sociais é possível automatizar funções muitas vezes realizadas por campanhas publicitárias, ou seja, foco em novas estratégias enquanto tarefas repetitivas são executadas pela inteligência.

Atendimento e previsão

Com o uso de IA é possível utilizar de seus sistemas para atendimento de clientes durante 24h, com a criação de chatbot com respostas de perguntas frequentes, evitando assim, possíveis abandonos de carrinho. É possível também aplicar programas a IA para realizar pesquisas de mercado visando realizar previsões de quais estratégias adotar a longo prazo, seja sobre vendas, compras ou simples como de uma instalação painéis elétricos em campanhas publicitárias.

Os desafios éticos e legais do uso de IA no marketing industrial

A utilização destes 3 componentes são, sem dúvidas, o caminho para o sucesso no ramo de marketing industrial, porém se atentar aos principais desafios envolvendo o uso destes benefícios é indispensável, sendo os principais desafios:

Proteção de dados e informações

O marketing industrial envolve do começo ao fim a coleta de dados, e com o uso de IA os dados de clientes e fornecedores serão coletados, portanto, é de suma importância garantir a utilização conforme as leis LGPD, sendo coletados com consentimento e de maneira respeitosa a privacidade dos envolvidos.

Análise de atividades

Como um viés de algorítimo e discriminação, os dados utilizados em IA’s podem ser influenciados por meio de dados ou históricos com defasagem, ou seja, é necessário realizar analises constantes de dados para garantir a qualidade das ações de marketing de forma ética com todos os envolvidos.

Veracidade e transparência

Focando nos principais critérios de ética, manter campanhas realizadas por inteligências artificiais de maneira clara e concisa com a realidade é fundamental, pois é importante que toda tecnologia envolvida seja utilizada para explicáveis e compreensíveis com as pessoas ou decisões em jogo.

Conclusão

A evolução constante da tecnologia traz a necessidade de estar atento às questões éticas, especialmente no setor do marketing industrial. A ética, juntamente com a moral, desempenha papel fundamental na compreensão do certo e do errado, garantindo um comportamento adequado ao uso da IA.

A proteção de dados e informações pessoais dos clientes e fornecedores devem ser garantidas conforme as leis de privacidade, como a LGPD. Além disso, a análise constante das atividades e a busca pela veracidade e transparência são aspectos fundamentais para a ética ao utilizar a IA, portanto, seja para a venda de fita gomada ou intens industriais, analisar de maneira minuciosa é primordial.

About the Author: Kamila Silva

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Graduada em Jornalismo pela Universidade Nove de Julho, desde sempre foi apaixonada pelo poder da notícia e sua relevância no mundo. Como amante da leitura e da escrita, atua como assessora de Imprensa, revisora e criadora de conteúdo na plataforma do Soluções Industriais.

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