A existência de sensores industriais asseguram um bom desempenho de máquinas prevenindo contra acidentes.

A década de 50 foi marcada pelo surgimento da automação industrial, desde então, ela tem se tornado mais objetiva e prática com a criação de sensores industriais que foram elaborados com o objetivo de detectar alterações mínimas no ambiente. Os sensores operam como os olhos e ouvidos do industriário e da produção, em geral. São encontrados em praticamente todos os setores e máquinas, e sua aplicação garante a segurança das pessoas que trabalharão no local, realizando a contagem de material, controle de direção, até nível de fluidos e verificação de material dentro de um recipiente.

TIPOS DE SENSORES UTILIZADOS PELA INDÚSTRIA

Existem vários tipos de sensores, sendo possível categorizá-los em diferentes atributos ou modo de medição. O sensor de temperatura, por exemplo, usa a variação do padrão de temperatura como fator decisivo para assegurar o bom funcionamento do produto, em que é indicado um máximo e um mínimo permitido, ou por vezes uma temperatura precisa definitiva e qualquer variação, por menor que seja, será alertada e detectada pelo sensor.

Outro modelo extremamente comum é o sensor de nível. Ele é configurado para identificar a menor variação no nível máximo e mínimo de fluidos ou sólidos, podendo ser determinados por posicionamento linear, fotoelétricos, entre outros, onde a variação do nível é identificada por meio de painéis monitorados por operadores ou manômetros com identificação de risco à segurança.

Um dos modelos mais precisos é o sensor ultrassônico, seu método de medição pode ser considerado o mais apropriado para algumas aplicações, pois são capazes de detectar as variações por meio de ondas ultrassônicas, onde, ao contrário de outras tecnologias, não tem relevância se o objeto de medição é transparente, opaco, não metálico, metálico, sólido, líquido ou em pó, o que define a medição é a superfície do objeto.

A SEGURANÇA PODE ESTAR LIGADA A MANUTENÇÃO PREVENTIVA

A utilização dos sensores depende incondicionalmente da checagem, verificação e manutenção dos mesmos por parte das empresas. Nada Save certifica uma linha de produção contra um sensor mal calibrado. Atualmente, várias empresas de calibração e manutenção fazem a prevenção e correção nos mesmos, porém, cabe às indústrias manterem seus produtos conferidos e checados.

É imprescindível a ressalva que ainda existem empresas que desacreditam a importância de sensores, e atuam com aparelhagem independente da existência dos mesmos. Esse tipo de pensamento, além de altamente perigoso, é totalmente retrógrado, visto que quando os operadores lidam com maquinários, por mais preciso e exato que seja, sua manutenção e verificação periódica é indispensável, e a checagem pelo elemento humano pode garantir a segurança de sua empresa. Em suma, sensores são hoje sinônimos de segurança e ótimo desempenho nos diferentes setores de atuação, e podem ser o fator decisivo para a prevenção contra acidentes de trabalho.