Importante para assegurar a eficiência de equipamentos, o serviço de calibração tem permitido a identificação de poluição excessiva, possibilitando ações de reversão.

A redução de gases que contribuem para o efeito estufa vem sendo uma das prioridades do Brasil, reflexo disso, é o fato de que o país possivelmente cumprirá sua meta de minimizar os impactos desses gases até 2025, segundo o próprio secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

A emissão de gases diversos no território brasileiro vem diminuindo em contrapartida do crescimento da frota de veículos, incluindo carros, caminhões, motos, etc, que são um dos principais emissores de CO2 na camada atmosférica. Essa diminuição, se deve à identificação dos níveis de liberação feita por equipamentos de medição.

No primeiro levantamento realizado no ano de 2009, o Brasil contava com uma frota de 38,4 milhões de veículos, sendo esse dado atualizado em 2012 para o estrondoso número de 48,7 milhões. A crescente por lógica indicaria o aumento dos números de poluentes, mas o relatório apontou redução de 16% em emissões de CO, diminuição de 7% em metano e queda de 12% referente ao material particulado, que engloba poeira, fumaça e demais partículas identificadas como maléficas que ficam na atmosfera.

VANTAGENS DOS EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO

Os equipamentos de medição são colaboradores diretos para a redução de diversos gases, bem como apresentam dados completos de análise desse resultado , que são incumbidos por captar os níveis de poluição. Tais equipamentos, precisando obrigatoriamente passar por todos os processos de calibração, e atuam como instrumentos de controle preciso, que inspiram estudos, abrem espaço para análises de caso e possibilitam ações de reversão.

As ações de monitoramento de poluição contam com o respaldo de normas e são incentivadoras no setor automotivo

A prática do controle e análise de poluentes está ligada a quantificação e qualificação de regras estabelecidas para critérios de operação e pelas determinações da legislação ambiental, incluindo regras do próprio Conselho Nacional do Meio Ambiente. O Conama, é responsável por permitir a conciliação em distintos setores da sociedade para um objetivo em comum.

Em razão do cuidado e atenção dispensados ao meio ambiente, tornou-se extremamente necessário determinar os impactos causados em detrimento da  poluição, sendo tratados no requisito 4.5.1 Monitoramento e Medição da NBR-ISO-14001:1996 que fala: “A organização deve estabelecer e manter procedimentos documentados para medir e monitorar, periodicamente, as características principais de suas operações e atividades que possam ter um impacto sobre o meio ambiente.”

Outro projeto existente com essa finalidade é  o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que estabelece o controle de substâncias poluentes por veículos automotores e motocicletas. O programa serve também como um alerta para o segmento de transporte público, que executa para entrar em alinhamento e reduzir os grandes índices de emissão que extrapolam o permitido.

Prática de medição inspira melhorias para redução de índices de poluição

Uma das principais determinações do Proconve é o limite da emissão de monóxido de carbono em 0,2 gramas por quilômetro em qualquer combustível. Para que essa diminuição ocorresse, foi necessário a alteração do teor de enxofre no diesel e na gasolina. Ainda no ano de 1980, um veículo era responsável por lançar no ar uma quantidade 54 vezes superior.

Equipamentos de medição mostravam que a gasolina brasileira apresentava 800 ppm (partes por milhão) de enxofre, alterado hoje para 50 ppm. O diesel apresentou 13 mil ppm de enxofre, e atualmente possui 10 ppm.

A prática do serviço de medição é um aliado para as determinações do excesso de poluentes, permitindo ações de reversão. A calibração, como serviço preventivo é incumbida por garantir o correto desempenho dos instrumentos dentro dos padrões determinados de identificação ou até mesmo a definição de um padrão regulativo. Dentre os ramos que fazem a utilização de instrumentos de medição, encontram-se: pressão, força, massa e dureza, temperatura e umidade, química e vidraria, elétrica, tempo e frequência e dimensional.